Home / Brinquedos, Jogos e RPG / Satoru Iwata, uma das lendas dos videogames, faleceu aos 55 anos

Satoru Iwata, uma das lendas dos videogames, faleceu aos 55 anos

Bem, taí um jeito ruim de começar a semana.

Nesse domingo, dia 12 de Julho, o presidente da Nintendo, Satoru Iwata, faleceu por um câncer no ducto biliar. Ele começou na Nintendo como programador, trabalhando em jogos como Earthbound e Balloon Fight, até virar presidente da companhia em 2003.

Essas foram as informações jornalísticas. A partir de agora vem um textinho mais pessoal, se essa for sua praia.

Caras, é muito estranho sentir pesar pela morte de um CEO de uma multinacional, mas Iwata era mais do que isso. Desde que eu comecei a acompanhar o mercado de jogos, esse japonês incrivelmente fofo se tornou uma inspiração para mim. Era uma pessoa simples, apaixonada por jogos e não tinha problemas em fazer graça de si mesmo para ganhar algumas risadas de desconhecidos pela internet.

iwata

Vou repetir: ele era CEO de uma multinacional que fez vídeos lutando contra seus subordinados e segurando bananas. Você não vê esse tipo de coisa hoje em dia. Assim como não vê um presidente cortando metade de seu salário quando a empresa vai mal para não precisar demitir funcionários. Iwata era um ponto fora da curva nesse mercado cada vez mais frio e profissional dos videogames, alguém que sempre sorria para seus subordinados e com outros. Após sua morte varias histórias suas pipocaram pela internet, todas demonstrando uma simplicidade que é, sinceramente, invejável.

Não apenas isso, mas ele era um programador absurdo em seus dias. Iwata compactou todo o código da região de Kanto no Pokémon para que pudessem inseri-la em Pokémon Gold & Silver. Ele também escreveu todo o código do sistema de batalha de Pokémon Stadium em apenas uma semana, surpreendendo todos da Game Freak. Durante o desenvolvimento de Earthbound, ele disse que “um programador pode fazer qualquer coisa. Aquele que disser o contrário, provavelmente está sendo preguiçoso”. São necessárias algumas doses de culhões para dizer isso.

No entanto, acho que o maior legado dele como presidente era sua paixão pelo desenvolvimento de jogos. Ele criou um quadro chamado Iwata Asks, onde entrevistava as equipes de desenvolvimento da empresa sobre a criação dos novos videogames. Não apenas isso, para ele, jogos deveriam ser divertidos. Você pode até argumentar que eles podem ser mais do que isso, mas não tem como admirar alguém que lutava por um conceito tão simples e universal quanto esse.

get

Iwata foi um presidente controverso, mas era impressionante como ele era contra as práticas abusivas que a indústria pratica hoje. A Nintendo ainda não se aprofundou sobre quem irá substituí-lo, mas Shigeru Miyamoto está provisoriamente no cargo de presidente em exercício, dividindo-o com Genyo Takeda (criador de Punch-Out e provável novo CEO).

Até mais, Iwata. Please, understand.

Sobre Lojinha

Apenas um evangelizador de One Punch-Man, Gintama, Undertale, Community e Cave Story.

Além disso, verifique

Mutações, micro-transações, zumbis inteligentes, V.A.T.S., Mods e mais novidades de Fallout 76

“AIHN CHANGE MAIS POSTS SOBRE FALLOUT 76”? Como já dizia o sábio Robbie Hart, o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários