Home / Marvel / Luke Cage e Punho de Ferro em novo título!

Luke Cage e Punho de Ferro em novo título!

E a parceria com o Netflix anda à todo vapor!

Depois do prequel gratuito de Jessica Jones, outros dois componentes da iniciativa da Marvel junto ao serviço de streaming ganharão presença na mídia impressa, dessa vez com um título regular: Luke Cage Punho de Ferro!

O título virá com roteiros de David Walker (de Shaft e da mensal do Ciborgue) e arte de Sanford Greene (Fugitivos Fabulosos Vingadores) e tem como objetivo trazer de volta o status dos personagens da época dos Heróis de Aluguel (Heroes for Hire), equipe fundada pelos dois personagens que contou com diversas formações no decorrer dos anos.

Walker – “Faz um ano mais ou menos, Axel Alonso [editor da Marvel] me pediu uma lista com todos os personagens que eu gostaria de trabalhar na editora. Ele inclusive me disse para ‘não me limitar’ e pensar ‘tão grande quanto eu quisesse’. No topo da lista estavam Cage e o Punho, mas que eu fiz questão de colocar em parêntesis ‘COMO UMA EQUIPE’ ao lado de seus nomes.

Isso é algo que durante muitos anos eu queria ver novamente, essa dupla em particular, eles são muito icônicos. Como um escritor você acaba amando personagens interessantes e esses dois são espetaculares nesse quesito. Eles tem o bromance perfeito!”

 

lcage1

Greene, que já trabalhou com o roteirista na mensal do Shaft para a Dynamite, comentou também sobre a representatividade étnica do título e o quanto isso representa para os quadrinhos.

Greene – “Crescendo como um guri afro-americano, você acaba se identificando com esses personagens. Luke era um desses, que me impactou bastante e sempre foi um ‘projeto dos sonhos’ em que eu pudesse trabalhar. Ter junto o Punho de Ferro é só a cereja no topo do negócio.”

Walker – “As pessoas usam as palavras ‘diversidade’ e ‘representação’ um bocado nos últimos tempos, mas é importante traçar uma distinção entre até onde isso é uma jogada de marketing ou uma questão ideológica (…) esse projeto vêm sendo planejado já faz um bom tempo e nesse ínterim tanto Marvel quanto DC foram muito criticadas quanto a falta desses dois aspectos.

Mas daí você vai a uma convenção e, por mais que queira dizer algo como ‘Hey! Adivinha qual título eu estou escrevendo?!’, você não pode porque quando anunciam um novo título, como o do Pantera Negra, as pessoas ficam tipo ‘Ah sim, a Marvel só colocou esses caras para calar as críticas’ – mesmo eles tando colocado um cara que é um dos melhores escritores em atividade no país. Você não faz um negócio desses do dia pra noite, sabe? Isso leva tempo.”

pferro1

A gente vem falado disso constantemente aqui no MdM, de que por mais que exista atualmente uma grande iniciativa afim de corrigir distorções de representatividade nas HQs muitas vezes isso soa falso, só para dar um calaboca na galera e vender mais. Segundo Walker, não é o caso (pelo menos dessa vez).

E o autor parece ter cacife para falar disso: além de já trabalhar com personagens negros nas HQs, o cara é um estudioso reconhecido de representatividade e história do cinema afro-americano dos EUA, tendo inclusive produzido um documentário sobre o tema.

Por mim, bato palmas para a iniciativa.

Tanto pela questão da representatividade, que mesmo enquanto jogada de marketing ainda soma bastante a questão da visibilidade nos meios de cultura de massa (o que sempre é uma boa), quanto por trazer um dos meus personagens favoritos – a galinha amarela o Punho de Ferro – de volta para os mensais.

Só falta agora saber se quem volta é o Daniel Rand dos filmes de Kung Fu dos anos 70 ou o artista marcial quase mítico/filosófico do revamp da dupla Fraction/Aja dos anos 2000.

Ou então, quem sabe, eles venham na sua melhor encarnação: A DUPLA DE RAP DOS ANOS OITENTA!

Sobre Tango Commando

Carlos Gardel com colônia de Napalm

Além disso, verifique

Podcast MdM #483: MdM recebe Cadu Simões

No podcast de hoje Change, Leo Finocchi e Nerd Reverso recebem o quadrinista Cadu Simões …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários