Home / Cinema / Por que X-men: DOFP deveria ser o melhor filme de super-herói até aqui (mas não vai ser)

Por que X-men: DOFP deveria ser o melhor filme de super-herói até aqui (mas não vai ser)

xmen2

Lançadas as 25 capas alternativas da Empire (por algum motivo isso lembrou o mercado de quadrinhos dos anos 90), comecei a pensar a respeito do legado dos X-men no cinema e do que o Bryan Singer construiu. E, embora injustiçado hoje em dia pelos nerds por causa de Superman – O Retorno, Bryan Singer esteve na vanguarda desse novo fôlego nos filmes de super-herói – e por que não dizer, da indústria do cinema, que se beneficiou e ainda se beneficia muito desses filmes.

Acho que X-Men: Dias de um Futuro Esquecido deveria – e mereceria – ser, por honra ao mérito, o melhor filme de super-heróis até aqui. Mas provavelmente não vai ser. Eis minha rápida reflexão a respeito, analisando a história dos personagens no cinema.

Por que deveria ser:
xmen4

1 – X-men foi pioneiro. Pelo menos na nova safra de filmes de heróis. Sim, sim, Blade veio antes e provavelmente ajudou a pavimentar o caminho, mas vamos combinar que Blade nunca foi um personagem relevante. Fazer um filme dos X-men que deu certo (especialmente depois do horrível piloto para a série da Geração X, em 96) fez os estúdios voltarem a ver os super-heróis com bons olhos e fizeram muitos deles terem coragem de tocar projetos que há muito estavam engavetados (como o filme do Homem-Aranha).

2 – O primeiro filme baseado em super-heróis que não é um “filme de super-herói”. Antes de X-men, filmes de super-herói não eram filmes “de verdade”. Até que Bryan Singer, ao invés de fazer um filme de Super-herói, fez um sci-fi baseado na história dos X-men. E deu muito certo. Finalmente começaram a ver que super-heróis podem ser fonte para filmes “de verdade”. Provavelmente, sem X-men, não teria existido Cavaleiro das Trevas.

2 – Os filmes dos X-men são relevantes. Diferentes dos filmes da Marvel, que não tem pretensão nenhuma além de entreter, os filmes dos X-men (independente da qualidade) tratam de temas realmente importantes em nossa sociedade e são um reflexo das discussões cada vez mais acirradas a respeito de diversidade, liberdades individuais e direito das minorias, apenas para citar alguns. É verdade que X-Men traz este tipo de discussão em sua essência, mas seria muito fácil cair para discussões superficiais (Como Man of Steel, que tenta ser profundo, mas é só um filme da Marvel pessimista), ou ser demasiado panfletário.

3 – X-men 2 é um dos melhores filmes de super-herói dessa nova safra. Nesta continuação, Singer mostra que consegue trabalhar com um elenco grande e com uma história complexa, e traz um filme bastante pertinente socialmente, até para os dias de hoje. Muita gente deprecia X-men 2 injustamente depois que Singer dirigiu Superman – o Retorno, mas X2 tem uma história sólida, instigante e realista – além de ser inspirada numa das melhores HQs dos X-men, embora Singer sabiamente tenha trocado a crítica ao protestantismo fanático americano pela crítica a métodos duvidosos do governo.

4 – Dias de um Futuro esquecido é o primeiro filme de super-herói sobre viagem no tempo. Pelo menos até onde eu me lembro. E, para o universo dos X-Men, a pergunta: “o que você mudaria se pudesse voltar no tempo” ganha relevância maior quando associada ao contexto dos personagens. As possibilidades para se fazer uma história tão relevante quanto X-men 2 são enormes.

5 – X-men: DOFP pode resolver problemas de continuidade da franquia. Usar viagem no tempo permitiria usar isso como desculpa para consertar os muitos erros de continuidade que acontecem entre os filmes dos X-men, o filme do Wolverine, e X-men First Class.

Mas por que não vai ser:
X-MEN-DAYS-OF-FUTURE-PAST

1 – Superlotação de personagens. Bryan Singer é um bom diretor de grupos, mas colocar uma porrada de personagens sempre traz problemas, e X-men 3 demonstrou isso. O principal deles é dar tempo para todos os personagens. Se a grande maioria são apenas coadjuvantes, tudo bem. Mas em DOFP temos vários grandes atores, muitos ganhadores de Oscar, que eram personagens relevantes nos filmes anteriores e que não vão ter tempo de dar o seu melhor, já que o filme teria que dar pelo menos alguma relevância para todo o elenco dos filmes originais, e manter o elenco de First Class à frente, para seguir adiante com as continuações, além de apresentar novos mutantes que poderiam aparecer nas sequências.

2 – Wolverine e seus amigos. Se tem uma crítica forte que dá para se fazer dos filmes do Singer é que ele ama o Wolverine. Tanto que o Wolverine se torno o protagonista de praticamente todos os filmes (e até First Class, em que ele só faz uma ponta, ele tem que “roubar a cena”). Como esse filme provavelmente vai ser mais um com o Wolverine de protagonista, e somando isso a quantidade elevada de personagens, e sabemos que haverá muitos personagens mal aproveitados na trama.

3 – Tempo. Um filme com esse nível de complexidade, dentro de aproximadamente duas horas, é loucura. É verdade que empolga pensar nas possibilidades de uma versão live action, mas a possibilidade de dar merda é grande.

4 – Liberdades criativas. Como o Dias de um Futuro Esquecido do cinema será uma extensão da cronologia própria dos X-men nas telas e não uma adaptação fiel da história original, algumas liberdades criativas foram tomadas que podem sacanear o filme profundamente. A principal delas é trocar a Kitty Pride pelo Wolverine, por ele ser, na visão da Fox, o protagonista dos X-men. Outra é colocar personagens como Mercúrio, que será usado em Vingadores 2, mas que não serão o mesmo personagem – o que provavelmente vai confundir a audiência de não leitores de quadrinhos. E por aí vai. É óbvio que não daria pra fazer uma adaptação literal, mas certas mudanças são bastante desnecessárias do ponto de vista narrativo.

5 – É um filme da Fox. E isso, infelizmente, diz muito.

Sobre Algures

Oi, meu nome é Algures e eu tenho 36 anos (teria se estivesse vivo). Compartilhe esse post com 20 pessoas e minha alma estará sendo salva por você e pelos outros 20 que receberão. Caso não repasse essa postagem, vou visitar-lhe hoje à noite. Dia 15 de Julho, José resolveu rir desse post, uma noite depois ele sumiu sem deixar vestígios. O mesmo aconteceu com Maria dia 18 de Outubro. Não quebre essa corrente, por favor, a não ser que queira sentir a minha presença (atrás de você).

Além disso, verifique

Podcast MdM #514: Cê quer um charuto, meu filho? É um podcast de QUATRO HORAS sobre o trailer do JÓQUER!

No podcast de hoje um monte de MdM fala QUATRO horas sobre um trailer de …

488 comentários

  1. Nota 11!

  2. Nota 11!

  3. Esse post nao me representa!

  4. Gustavo Trevisolli Freitas Pat

    E você, infelizmente, precisa aprender a contar e a escrever.

  5. Esse post nao me representa!

  6. Gustavo Trevisolli Freitas Pat

    E você, infelizmente, precisa aprender a contar e a escrever.

  7. cada brian singer tem o corto que merece

  8. cada brian singer tem o corto que merece

  9. Inominável do futuro, com ajuda do Xavier, transferiu sua mente para o passado no corpo do Algures. Dias de um Post Infinito. Vai levar um tiro nesse cu, Corto filho da putaaaaaa!!!!!

  10. Inominável do futuro, com ajuda do Xavier, transferiu sua mente para o passado no corpo do Algures. Dias de um Post Infinito. Vai levar um tiro nesse cu, Corto filho da putaaaaaa!!!!!

  11. Porra Bugman! Já voltou cagando regra e… Não, espera!

  12. Pior que o post do Algures faz sentido

    Mas é como o Algures falaram, só de não fazer um filme do Wolverine, já faria os filmes de X-men serem bem melhores

    X2 é bom mesmo assim? É, mas tem o problema do Ciclope, que foi totalmente ridicularizado nesse e nos outros filmes
    Se colocassem ele como o das hqs, que é um líder fodão e tal, seria muito melhor

    Ele poderia ser muito bem uma especie de Capitão Nascimento dos super-heróis (coisa que o Evans tinha que pelo menos lembrar ao meu ver)

    Só que não… Synger ama o Wolverine num nível Corto…

    Se bem que eu realmente sou fanboy do Ciclope e isso pode simplesmente ser choro meu por causa disso, mas… Folodam-se

  13. Porra Bugman! Já voltou cagando regra e… Não, espera!

  14. Pior que o post do Algures faz sentido

    Mas é como o Algures falaram, só de não fazer um filme do Wolverine, já faria os filmes de X-men serem bem melhores

    X2 é bom mesmo assim? É, mas tem o problema do Ciclope, que foi totalmente ridicularizado nesse e nos outros filmes
    Se colocassem ele como o das hqs, que é um líder fodão e tal, seria muito melhor

    Ele poderia ser muito bem uma especie de Capitão Nascimento dos super-heróis (coisa que o Evans tinha que pelo menos lembrar ao meu ver)

    Só que não… Synger ama o Wolverine num nível Corto…

    Se bem que eu realmente sou fanboy do Ciclope e isso pode simplesmente ser choro meu por causa disso, mas… Folodam-se

  15. só to esperando pra ver

  16. só to esperando pra ver

  17. Chuck Menestrel Norris

    Isso tá com uma cara de post vingancinha…

  18. Chuck Menestrel Norris

    Isso tá com uma cara de post vingancinha…

  19. quéisso?!!! post do corto?! como?!…

  20. quéisso?!!! post do corto?! como?!…

  21. Simplício Simplório da Simplic

    Alguém que tenha sobrevivido a poesia vogon do Algures pode postar um resumo por favor.

  22. Superlotação de personagens
    Ou sejE, o Change vai dar nota 11

  23. Simplício Simplório da Simplic

    Alguém que tenha sobrevivido a poesia vogon do Algures pode postar um resumo por favor.

  24. Bulma com Hostgator no mamilo

    Superlotação de personagens
    Ou sejE, o Change vai dar nota 11

  25. André Luiz da Silva

    Man of Steel!!!

  26. X-men dofp novo Man of Steel!!!

  27. Mamãe, no céu tem Bryan Singer? E babou no pau.

  28. É serio mesmo que vcs gostam dos filmes do X-Men? E porra Algures, tu tá parecendo o Inominável defendendo a serie de filmes desse jeito. E esses filmes tratam superficialmente SIM, quase todos os temas que eles tentam abordar (até pq o publico civil quer que se foda, eles vão pra se divertir, não pra filosofar no cinema).

  29. Mamãe, no céu tem Bryan Singer? E babou no pau.

  30. É serio mesmo que vcs gostam dos filmes do X-Men? E porra Algures, tu tá parecendo o Inominável defendendo a serie de filmes desse jeito. E esses filmes tratam superficialmente SIM, quase todos os temas que eles tentam abordar (até pq o publico civil quer que se foda, eles vão pra se divertir, não pra filosofar no cinema).

  31. Dr. Tomás Tinoco Locke

    Porra Corto, faltou um 40,5 motivos pq X-men….. opa, perae

  32. Porra Corto, faltou um 40,5 motivos pq X-men….. opa, perae

  33. André Luiz da Silva

    Man of Steel!!!

  34. Man of Steel!!!

  35. Joseniz Guimarães de Moura

    Tem tudo pra ser um filmão foda! E se eu cheguei a ver aquela merda de filme do Wolverine origens e X-Men 3 (que é bem melhor que Wolverine origens mesmo sendo ruim) posso ver este filme tranquilamente. Nenhum dos filmes dos mutunas em que Singer esteve envolvido foi ruim (e no First Class ele estava lá como produtor).

  36. Joseniz Guimarães de Moura

    Tem tudo pra ser um filmão foda! E se eu cheguei a ver aquela merda de filme do Wolverine origens e X-Men 3 (que é bem melhor que Wolverine origens mesmo sendo ruim) posso ver este filme tranquilamente. Nenhum dos filmes dos mutunas em que Singer esteve envolvido foi ruim (e no First Class ele estava lá como produtor).

  37. 1,2,2,3…

    Só quero ver galera explodindo Sentinela, que já vou ser um nerd gordo contente.

  38. 1,2,2,3…

    Só quero ver galera explodindo Sentinela, que já vou ser um nerd gordo contente.

  39. André Luiz da Silva

    Man of Steel!!

  40. Man of Steel!!

  41. esse é o mdm pré reboot. agora as coisas estão voltando aos poucos, a ser como eram. está devolta o modelo de sucesso dos posts vingancinha, popularizados pelo inominável.

  42. esse é o mdm pré reboot. agora as coisas estão voltando aos poucos, a ser como eram. está devolta o modelo de sucesso dos posts vingancinha, popularizados pelo inominável.

  43. We're up all night t'get LUCKY

    Pensei que o Algures ia liberar (ui!) um “A Gente Lemos” das 25 capas alternativas da Empire. Se pá, rolava uma nota melhor que a do Diablo III…

  44. Pensei que o Algures ia liberar (ui!) um “A Gente Lemos” das 25 capas alternativas da Empire. Se pá, rolava uma nota melhor que a do Diablo III…

  45. Tenho saudades de quando os posts do Algures vinham com uma regra13 embutida. Esse é o Algures da nova geração, que solta pipa e joga bola? E que faz posts longos com listas, como se tivesse baixado o espírito fundido do Podegoso com o inominável?

  46. Tenho saudades de quando os posts do Algures vinham com uma regra13 embutida. Esse é o Algures da nova geração, que solta pipa e joga bola? E que faz posts longos com listas, como se tivesse baixado o espírito fundido do Podegoso com o inominável?

  47. olho furado do redisney buchem

    “Provavelmente, sem X-men, não teria existido Cavaleiro das Trevas.”

    alguém em malta esta rompendo a absorvente de raiva por ter comparado nolan(e suas referencias junginianas supremas) a um diretor tão massaveio como Synger.

  48. olho furado do rédsney buchemi

    “Provavelmente, sem X-men, não teria existido Cavaleiro das Trevas.”

    alguém em malta esta rompendo a absorvente de raiva por ter comparado nolan(e suas referencias junginianas supremas) a um diretor tão massaveio como Synger.

  49. A Fox acertou no punho de classe e no rise of the planet of the apes of the empire of the strike of the back. Sem mais.

  50. A Fox acertou no punho de classe e no rise of the planet of the apes of the empire of the strike of the back. Sem mais.

  51. Algures, o futurólogo pessimista… Já foi falado que a maioria dos personagens só vai ter uma cena (já disseram que é o que acontece com o Colossus). Seria legal se informar melhor antes de vir aqui fazer um artigo gigante como o Inominável, mas sem o embasamento do mesmo (apesar de chato pra caralho).

  52. Algures, o futurólogo pessimista… Já foi falado que a maioria dos personagens só vai ter uma cena (já disseram que é o que acontece com o Colossus). Seria legal se informar melhor antes de vir aqui fazer um artigo gigante como o Inominável, mas sem o embasamento do mesmo (apesar de chato pra caralho).

  53. “X2 tem uma história sólida, instigante e realista…”

    Mas somente X-Men III levou nota onze.

    ONZE !!!!

  54. “X2 tem uma história sólida, instigante e realista…”

    Mas somente X-Men III levou nota onze.

    ONZE !!!!

  55. Constantine, agora na Fox.

  56. Constantine, agora na Fox.

  57. Pequeno Cícero Badernista

    O único jeito de colocar tanto personagem e logo mandar embora mais da metade seria fazer uma primeira cena estilo a do Watchmen.

  58. O único jeito de colocar tanto personagem e logo mandar embora mais da metade seria fazer uma primeira cena estilo a do Watchmen.

  59. Esse filme vai ser uma enorme merda

  60. Esse filme vai ser uma enorme merda

  61. Botando mó fé nesse filme!!!!! e mesmo assim não to xingando o algures como uns e outros ai que ficaram bolados kkkkkk

  62. Muppet Erotico on Fire!

    Botando mó fé nesse filme!!!!! e mesmo assim não to xingando o algures como uns e outros ai que ficaram bolados kkkkkk

  63. Pequeno Cícero Badernista

    Kkkkkkkkkk ver a imagem do Fera entre mutantes capturados é tipo folheto de “procura-se cachorro – Fera – coleira com um X “

  64. Pequeno Cícero Baby

    Kkkkkkkkkk ver a imagem do Fera entre mutantes capturados é tipo folheto de “procura-se cachorro – Fera – coleira com um X “

  65. Cagando um monte de Bosta

    cagou um monte de regra.

  66. Tenis de Papelão do Change

    cagou um monte de regra.

  67. Cagando um monte de Bosta

    Algures tengo una duvida filosofica: se eu voltar no tempo e engravidar a minha vó o que acontece?

  68. Tenis de Papelão do Change

    Algures tengo una duvida filosofica: se eu voltar no tempo e engravidar a minha vó o que acontece?

  69. Opa, aguardando no torrent

  70. Opa, aguardando no torrent

  71. Soube que o patrão Algures está nos comentários. Devo pedir por meu salários atrasados então.

  72. Soube que o patrão Algures está nos comentários. Devo pedir por meu salários atrasados então.

  73. Caraca, eu nunca vi razão nessa birra com o Singer.

    Por muito tempo, X-men 2 foi meu filme de Super-Herói preferido, sendo apenas superado, anos depois, com TDK e mais recentemente com Vingadores. Mas depois de tudo, ainda acho esse filme excelente e (tomando as devidas proporções com a época que foi lançado) impactante pra mim.

    Não vejo sentido nenhum em se deixa abalar sobre uma obra, apenas porque o autor disse ou fez algo mal visto pelo público anos depois. Esse povo não consegue separar uma coisa tão simples quanto essa?

    • Pequeno Cícero Badernista

      É o que eu falo, o cara tem mérito na conta dele, mas ultimamente eu foi fazendo cada merda…

      • Mais ou menos também…

        Se for falar em direção, depois do Superman O Retorno ele fez Operação Valkíria, que pode não se uma obra prima (e meio que dá “ar de bonzinho” à oficiais Nazistas), mas ainda assim é bem bacana.

    • Sei lá, X-Men 2 é foda, mas o primeiro é bem superestimado. Como adaptação pra outra midia prefiro os dois Aranhas do Raimi.

      • Cara, foi o 1°, né?

        Pelo menos pra mim, o que mais impactou foi ele ser o 1° filme moderno de Super-Heróis CONHECIDOS (eu não sabia que Blade era uma adapitação de HQ, e muita gente continua sem saber até hoje), utilizando efeitos especiais que reproduziam os poderes dos heróis nas HQs, e com história e atuações competentes.

        Além do mais, tinha tudo pra dar errado, porque a Fox não deu muita verba pro filme e ainda adiantou o lançamento em 6 meses, atrapalhando toda a pós-produção do Singer, e até alfumas filmagens.

        Foi lançado nas coxas e arrecadou o dobro do pretendido Só nos cinemas (fora as locadoras, que na época não tinha tanta pirataria).

    • Provavelmente porque o público que aguardava por Superman- O Retorno se decepcionou com o ritmo do filme, a falta de sentimento de urgência e a falta de um inimigo físico. Falhou porque esperavam um “Superman Begins” e tiveram a re-filmagem do filme de Richard Donner para um público para o qual esse tipo de narrativa não surtia mais efeito. E hoje tem o agravante de Vingadores, eles se tornaram o padrão a ser seguido. O público praticamente exige os uniformes coloridos, quer mais fidelidade ao visual das HQ’s. E como o próprio Joss Whedon foi o encarregado de jogar fora o visual de couro preto para-militar/motociclista….O público tende a ter birra com o Singer.

  74. Caraca, eu nunca vi razão nessa birra com o Singer.

    Por muito tempo, X-men 2 foi meu filme de Super-Herói preferido, sendo apenas superado, anos depois, com TDK e mais recentemente com Vingadores. Mas depois de tudo, ainda acho esse filme excelente e (tomando as devidas proporções com a época que foi lançado) impactante pra mim.

    Não vejo sentido nenhum em se deixa abalar sobre uma obra, apenas porque o autor disse ou fez algo mal visto pelo público anos depois. Esse povo não consegue separar uma coisa tão simples quanto essa?

    • Pequeno Cícero Baby

      É o que eu falo, o cara tem mérito na conta dele, mas ultimamente ele foi fazendo cada merda…

      • Mais ou menos também…

        Se for falar em direção, depois do Superman O Retorno ele fez Operação Valkíria, que pode não se uma obra prima (e meio que dá “ar de bonzinho” à oficiais Nazistas), mas ainda assim é bem bacana.

    • Sei lá, X-Men 2 é foda, mas o primeiro é bem superestimado. Como adaptação pra outra midia prefiro os dois Aranhas do Raimi.

      • Cara, foi o 1°, né?

        Pelo menos pra mim, o que mais impactou foi ele ser o 1° filme moderno de Super-Heróis CONHECIDOS (eu não sabia que Blade era uma adapitação de HQ, e muita gente continua sem saber até hoje), utilizando efeitos especiais que reproduziam os poderes dos heróis nas HQs, e com história e atuações competentes.

        Além do mais, tinha tudo pra dar errado, porque a Fox não deu muita verba pro filme e ainda adiantou o lançamento em 6 meses, atrapalhando toda a pós-produção do Singer, e até alfumas filmagens.

        Foi lançado nas coxas e arrecadou o dobro do pretendido Só nos cinemas (fora as locadoras, que na época não tinha tanta pirataria).

    • Provavelmente porque o público que aguardava por Superman- O Retorno se decepcionou com o ritmo do filme, a falta de sentimento de urgência e a falta de um inimigo físico. Falhou porque esperavam um “Superman Begins” e tiveram a re-filmagem do filme de Richard Donner para um público para o qual esse tipo de narrativa não surtia mais efeito. E hoje tem o agravante de Vingadores, eles se tornaram o padrão a ser seguido. O público praticamente exige os uniformes coloridos, quer mais fidelidade ao visual das HQ’s. E como o próprio Joss Whedon foi o encarregado de jogar fora o visual de couro preto para-militar/motociclista….O público tende a ter birra com o Singer.

  75. parece post do corto, mas é cagação do algures

  76. parece post do corto, mas é cagação do algures

  77. Puluko