Home / Cinema / O pau vai comê solto aqui agora e… moçada, todo mundo prá trás!

O pau vai comê solto aqui agora e… moçada, todo mundo prá trás!

Pois bem, nerds desgraçados… Desde que anunciaram que o Bátema vai estar junto com o Superman no próximo filme do Zack Snyder, Dawn of Justice, que todo nerd tem faniquitos imaginando o Escoteirão e a Morcega saindo na porrada igual no Cavaleiro das Trevaaaaaa

batarmour

E o jornal Argentino Diario de Los Andes entrevistou Guillermo Grispom que é o coreógrafo de lutas de Batman v Superman, e o cabra falou um pouco do que poderemos esperar das porradarias do filme:

Como foi que você chegou até o filme?

Isso é interessante, eu adoro os personagens, Superman, Batman e todos os heróis… Eu quase trabalhei na trilogia do Nolan, mas no fim das contas ele optou por um outro estilo de coreografia de lutas… Eu trabalhei com Znyder em 300 e Sucker Punch, e ele me chamou pra coreografar Man of Steel… Eu fiquei animadíssimo com a oportunidade que me foi dada quando anunciaram que o Batman estaria em Dawn of Justice e espero trabalhar com Zack em todos os outros filmes que deverão se desmembrar dessa franquia.

Qual a sua função no filme?

Eu preparo a coreografia de lutas para o coordenador de dublês e o diretor de segunda unidade, além disso, eu estou encarregado de utilizar a câmera para os testes de filmagem da ação, fazendo a coreografia, e depois toda a composição de imagem para esses tipos de cenas. Zack é um grande especialista em cenas de ação, mas ao mesmo tempo ele solta as rédeas e me permite muita liberdade pra projetar e realizar as cenas de ação.

O que você pode nos contar sobre o filme?

Olha, a Warner Bros é muito rigorosa, por isso não posso dizer muito, mas não é nenhuma surpresa se eu disser Batman e Superman ficarão cara-a-cara no filme. É uma das sequências mais importantes e eu estava ativamente envolvido na concepção da luta: a troca de socos e do movimento físico.

Há um pensamento de que o Batman não teria chance, que o Superman o esmagaria como um inseto. Mas quando você vê o filme, e como tudo vai acontecer, há uma explicação muito inteligente a respeito de porque eles teriam um confronto equiparado, embora pareça ser totalmente desvantajoso para o Batman.

batarmor

Teremos lutas verdadeiramente de super-heróis então?

Claro! Agora Batman vai lutar do jeito que eu sempre sonhei vê-lo lutar … ele é um personagem tão preparado em artes marciais que você pode fazer um monte de coisas com ele, mas cineastas normalmente não exploram todo esse potencial. Mesmo nos últimos filmes de Nolan as cenas de ação não são muito boas pro espectador a partir do ponto de vista da coreografia, filmagens, movimentos de câmera ruim e técnicas de artes marciais…

Mas hey, não me interpretem mal, Nolan é grande, gostaria de beijar seus sapatos. Ele faz histórias fascinantes, mas eu acho que ele não presta muita atenção para as lutas. Esse é o tipo de detalhes que Zack adora preparar. Eu acho que vai ser uma grande surpresa positiva quando você ver essas lutas do Batman, em comparação com os anteriores.

Essas lutas parecem que são meticulosas, com o que você precisa se preocupar na hora de fazê-las?

Ah sim, muitas coisas … Você pode vir e dizer “bem, agora eu quero bater contra essa janela e quero quebra-la” mas aí alguém te diz “Não, não, pare!”, você não pode mover a câmera pra aqui ou ali por causa da iluminação, ou porque não há extensão digital preparados para um determinado ponto.

Por exemplo, imagine uma luta no meio de Gotham: Eu digo “bem, nesta cena eu quero um ângulo de cima quando ele está chutando”, e me disseram “não, olha, se você filmar de cima vai custar a produção 80.000 dólares a mais porque vamos ter de adicionar a extensão digital dos topo dos edifícios, do céu, das nuvens, então tente fazer outra coisa, algo que seja mais barato “(risos).

O que eu acho? Uia… O cara deu uma detonadinha no trabalho do Nolan, mas acho que a maioria aqui concorda com ele… O Nolan sempre foi meio relaxado com as cenas de ação, e isso eu acho que seria essencial num filme do Bátema, afinal o personagem também é físico, e um expert em artes marciais…

Mas apesar de concordar com esse correntino aí, devo dizer que também não curto muito o estilo de lutas de 300 e Sucker Punch, elas são plásticas e coreografadas demais… Acredito que pro Bátema poderíamos ter um meio termo, uma porradaria mais elaborada com mais técnica e acrobacias… mas nada tão exagerado e cheio de firulas…

Sobre Hell

O Hell, este que vos fala.

Além disso, verifique

Podcast MdM #536: Os filmes de super-heróis que (quase) esquecemos

No podcast de hoje os MdMs relembram aqueles filmes de heróis que caíram no esquecimento: …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.