Home / Games / O Lenhador

O Lenhador


Nerds, hoje o MdM vai falar de um filme um pouco diferente do que vocês estão acostumados a ver por aqui. “O Lenhador” (The Woodsman) trata de temas muito delicados: pedofilia e abuso infantil.
Ao tratar de tabus como esses, os filmes costumam seguir em uma dessas direções: tratar tudo como caricaturas e estereótipos e fazer um filme “mastigadinho” para o público; ou mergulhar no tema e tentar trazer algum questionamento real daquilo tudo. Felizmente, a diretora Nicole Kassell, estreante em longas, decidiu trilhar o segundo caminho.


Um ponto interessante da trama é que O Lenhador faz alusão, tanto na trama quanto no visual, a um tradicional conto infantil: Chapeuzinho Vermelho. Parece bizarro, não? É o seguinte… Walter (Kevin Bacon) está voltando pra sua cidade em liberdade condicional depois de cumprir 12 anos na prisão por molestar garotinhas. Walter agora está sozinho, pois todos os seus conhecidos o consideram um monstro pelo que ele fez e não o deixam esquecer o passado. Querendo reingressar na sociedade e ser um cidadão comum, ele consegue emprego em uma madeireira (Cortador de madeira = Lenhador! Sacaram?). Lá ele conhece Vickie (Kyra Sedgwick, de Fenômeno, ótima como sempre), que se apaixona por Walter, mas também tem seus próprios segredos. O problema é que o ex-presidiário continua sentindo atração por meninas e luta contra seus próprios impulsos, pois uma vacilada na condicional e é prisão perpétua. Assim, Walter fica sem saber se ele é o nobre lenhador ou o Lobo Mau que devora garotinhas. E as coisas se complicam quando aparece uma pequena menina de casaco vermelho que gosta de andar pelo parque da cidade…
Como ficou claro no resumo, o clima é pesado, apesar da sutileza com que se trata o assunto. Por isso mesmo, a classificação etária é de 16 anos (nerds pirralhos, procurem outro filme!). A história é tensa e levanta muitas questões (como em qualquer assunto considerado tabu), mas não espere por lições de moral ou julgamentos definitivos no final. A graça aqui é perguntar, não responder.
O Lenhador não chega a ser um “filmaço”, mas é um filme forte, que merece ser visto, mesmo que em DVD daqui a algum tempo. Ideal para um dia mais introspectivo, em que se queira fugir um pouco dos filmes com grandes explosões e efeitos especiais de última geração.
Nota: 7,0
Postado por JP, o “Nerd Reverso” e colaborador do MdM nas horas vagas (que são muitas! AHEUAHEUAHEAE)

Sobre Change

"Sabe outra coisa impossível? Um gorila montado no capitão América. Não sei pq achei essa imagem na internet, mas é sensacional"

Além disso, verifique

Top 7,5 videojoguetes de 2021

SIM! Estamos aqui pra dar tchau pra 2021 com os joguinhos que joguei e gostei …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.