A Gente Lemos
Das Antigas:Disney Club (CR
Disney Club foi um programa infantil exibido no SBT entre 1997 e 2002 (se não me engano). No início, era diário e passava sempre no final da tarde. Diferente dos Disney Clubs exibidos mundo afora, a versão do SBT não era “apresentada”. O programa era exibido como se fosse uma “novelinha”, onde três amigos, Caju, Chiclé e Macaco (também conhecido por Macarrão), respectivamente interpretados por Diego Ramiro, Leonardo Monteiro e Caíque Benigno, montavam um sinal pirata que interferia na programação do SBT e que tinha como objetivo passar desenhos animados e fazer propaganda política do Comitê Revolucionário Ultrajovem, CRUJ.
Assim, divertidos desenhos como Turma do Pateta, Timão e Pumba, Quack Pack e Doug (quando a Disney comprou a série da Nickelodeon) eram alternados com divertidas campanhas políticas “ultrajovens”, como por exemplo, os protestos contra mães que mudavam os brinquedos de lugar quando faziam a faxina, mães que obrigam as crianças a comer verduras e por aí vai.
Pouco tempo após o início do programa, integrou o elenco Jussara Marques, a Maluca, para reinvidicar os direitos ultrajovens femininos. Com a saída de Caíque Benigno do elenco (pois ele estava ficando muito velho para o papel) entraram Murilo Troccoli, o Rico, e Danielle Lima, a Pipoca.
Em 2001 o Disney Club deixou de ser diário e passou a ser exibido apenas aos sábados de manhã, e sob o título Disney CRUJ. Não foi explicado o motivo da mudança, mas acredito que tenha sido por causa da chegada do Disney Channel ao Brasil, que por sua vez exibiria seu próprio Disney Club e reinvidicou seus direitos. Bom, a mudança não se restrinigiu somente ao nome. Abrangiu também o formato do programa. Agora a galera do CRUJ vivia aventuras rodadas exteriormente. Novos personagens foram inseridos, como a galera do TRUB (uma espécie de versão “Bizarro” do CRUJ, vivida pelos mesmos atores deste último) e Paracleto e Maya, duas pessoas que trabalhavam na Parapastel, uma lanchonete que era o point da galera.
Cá entre nós, essa última fase foi muito fraquinha. Não sei se acabou devido ao baixo ibope ou se foi porque a Disney Channel desejou monopolizar de vez a exibição de tudo que era relacionado à Disney. De qualquer maneira, era muito bacana gastar os finais de tarde assistindo desenhos tão bacanas no Disney Club. Ô época boa, onde a única responsabilidade que tinha era estudar para passar de ano. Foi um dos últimos programas infantis bacanas do SBT. Hoje em dia precisamos conviver com fiascos como Jéssica e Kauê.
Nota: a Globo chegou a exibir um Disney Club no início dos anos 90. Muito fraco, não tinha apresentadores (apenas uma narradora) e exibia desenhos como As Aventuras de Tico e Teco.