Das Antigas: Karate Kid II
Finalmente, continuando o nosso Das Antigas e homenageando o falecido Pat Morita abordaremos agora outro filme da série: Karate Kid II (aqui traduzido como Karate Kid II – A Hora da Verdade Continua).
O maior mérito de Karate Kid II é o de desenvolver melhor as premissas do primeiro filme, dando a impressão de que o personagem principal viveria um amadurecimento, ou melhor, um período onde as coisas seriam mais sérias. Ele não disputa mais um campeonato estadual, mas sim entra numa luta em uma cidade pequena onde ele não apenas pode ser humilhado, mas também pode morrer (pam-pam-paaaaaaam).
A história aborda mais sobre o passado de Miagy à sua vila natal Tomi, no arquipélago de Okinawa. Lá ele retorna encontrando um antigo aliado que tornou-se um grande inimigo, Sato (Danny Kamekona) ao mesmo tempo que reencontra seu antigo amor. Daniel, agora separado de sua namoradinha do primeiro filme, encontra um novo amor, Kumiko (Tamlyn Tomita) além de fazer um novo inimigo, Toshio (Joey Miyashima) sobrinho de Sato.
Em termos de roteiro Karate Kid II não inova lhufas, segue a mesma sequência. Contudo, desta vez não apenas Daniel-San, mas Miagy também ganha destaque (provavelmente porquê Pat Morita fora indicado ao Oscar pelo primeiro filme) e surge em diversas cenas de ação. Assim como em Karate Kid I, Daniel San aprende o “golpe final” que lhe salvará, mas o aprende de forma bem menos…didática. Enfim, Karate Kid II é como o primeiro filme, porém muito mais violento (ainda que não deixe de ser Sessão da Tarde). Como se Daniel San agora vivesse desafios muito mais mortais e difíceis. A honra está muito menos em jogo do que a própria vida…
Vale ressaltar que apesar de Miagy ter mais espaço, Morita e McChio continuam demonstrando o mesmo entrosamento do filme anterior. Aliás, o intérprete de Daniel, já se saíra muito bem como um aluno analfabeto no interessante longa-metragem Teacher (não encontrei a tradução do filme no Brasil) ou também como o personagem principal do longa Os Três Desejos de Billy Grey.
Curiosidades:
– Danny Kamekona (Sato) trabalhou na série Ultraman: The Ultimate Hero (1993) no episódio Dino Might.
– Tamlyn Tomita (Kumiko) teve uma carreira bastante produtiva. Depois de Karate Kid II fez a voz de Makiko Hayashi no jogo de vídeo-game James Bond: Nightfire, atuou na série Babylon 5 como Laurel Takashima e atençãaaaaaao…Ela também estava no filme brasileiro: Gaijin: ama-me como sou como Maria Yamashita Salinas…Hahahaha… Aposto que TODOS vocês morreriam sem saber disso. Agradeçam ao MdM, nerds…Karate Kid II e o cinema nacional têm parentesco!
– Citações como Daniel-san isto não é torneio, aqui se perder, você morre não ficaram tão populares quanto as do primeiro filme.
Blogman dedica este post à Pat Morita. Saber lutar para não lutar.