Home / Games / Código Da Vinci(por Gama Blog)

Código Da Vinci(por Gama Blog)


Bom, vamos lá. Após o caloroso comitê de boas vindas, aqui estou eu, Gama Blog, voltando a postar com força total.
Vamos falar do filme O Código Da Vinci. Até agora vocês leram a crítica do Change, que não havia lido o livro. Eu, por minha vez, li o livro (devorei o tijolo em apenas três dias, uma semana antes de estrear o filme) e agora irei expor a minha opinião, que não será muito diferente daquela do nosso estimado companheiro.

Como vocês já estão de saco cheio de saber, Código Da Vinci é um best seller escrito por Dan Brown, onde o mesmo, por meio de minuciosas entrevistas e pesquisas históricas, escreve uma ficção totalmente fundamentada em fatos reais. Nessa ficção, o autor postula que o famoso Santo Graal é, na realidade, Maria Madalena, que por sua vez foi esposa de Jesus e que esta inclusive teve um filho com ele. Leonardo Da Vinci, um dos ex-grãos mestres do Priorado de Sião, sociedade secreta que guarda esse segredo, conta muito a respeito disso por meio de mensagens subliminares em suas pinturas. Quando o curador do Museu do Louvre Jacques Sauniére se vê próximo da morte, deixa uma série de pistas que, investigadas pelo especialista em símbolos Robert Langdon e a criptóloga Sophie Neveu, levam à compreensão desses e de outros segredos.
O filme baseado nesse livro, dirigido por Ron Howard, gerou uma expectativa bastante alta. Afinal de contas, o livro é bom mesmo. Achei que fosse ser um tédio, mas a trama é tão bem enganchada e envolvente que em questão de poucos dias li a história inteira. Na mesma hora comprei antecipadamente o ingresso para o cinema e, com uma hora de antecedência ao início da sessão já havia uma fila considerável de pessoas para adentrarem a sala.
Mal se completaram vinte minutos de filme, eu já queria ir embora. Que tédio. Como é que uma trama literária cheia de suspense e dinâmica virou algo tão chato na telona? E esse tédio não melhorava. Pelo contrário – o tédio deu lugar a uma ansiedade para que o filme acabasse logo.
Além de parado, o filme cortou muita coisa bacana do livro. Isso não tem justificativa! O filme tem pouco mais de duas horas de duração. Ultimamente, em face de filmes longos como a trilogia Senhor dos Anéis e até mesmo Harry Potter, não entendo porque houve tantos cortes. O que faltava poderia ser inserido e o filme poderia durar um pouco mais, sem problemas.
Pior que esses cortes, só mesmo as “sutis” alterações que rolaram na história. A pior delas certamente foi no final, quando Sophie descobre a “verdade sobre sua família”. Esse pedaço foi quase que totalmente alterado em relação ao livro. Não sei se algum de vocês preferiu o que fizeram no filme. Eu, por ter lido o livro e gostado muito dessa parte, odiei o que fizeram.
Outra alteração que muito me desagradou foi a precoce revelação da identidade do Mestre. Essa revelação tão antecipada em relação ao livro cortou grande parte de seu suspense. Alteraram também o final do Bispo Aringarosa. Além disso, alteraram o destino de Robert e Sophie. PORQUÊ FIZERAM ISSO??? Bom, isso tudo entre tantas outras alterações desnecessárias.
Tom Hanks e Ian McKellen estavam excelentes como sempre. Audrey Tautou convenceu bastante no papel de Sophie. Gostei da maneira como o filme expôs as explicações históricas e resoluções de problemas (iluminando as partes relevantes… tudo bem que isso torna o lance meio que “explicação para retardados”, mas eu gostei). A fotografia também estava muito legal. Após ler o livro, fiquei muito curioso a respeito do aspecto visual dos lugares visitados, e o filme esclareceu muito disso.
O que mais dizer? Assim como a maioria do pessoal que saiu do cinema, também preferi o livro. Que venha o Da Vinci Load!
Nota 4,0 para um filme inspirado em um livro nota 10.

Sobre Nerd Reverso

O que esse cara ainda tá fazendo aí? VAI EMBORA DO AMÉRICA!!!

Além disso, verifique

Top 7,5 videojoguetes de 2021

SIM! Estamos aqui pra dar tchau pra 2021 com os joguinhos que joguei e gostei …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.