Bill Watterson volta a fazer tirinhas, mas sem ninguém saber!!!
Olha só, nerds desgraçados… Vocês sabem quem é Bill Watterson, né? O criador do Calvin, uma das tirinhas mais geniais que existem!!!
Bill é um dos mais ferrenhos defensores da não comercialização dos personagens de quadrinhos, ele sempre disse que suas criações foram feitas pra serem uma tira de humor, e somente isso que elas seriam!
O cabra recusou os milhões da indústria dos licenciamentos que queria produzir linhas de produtos com o Calvin e Haroldo, e sempre criticou outros autores que faziam isso. Bill parou de fazer suas tiras em 1995, e também saiu de cena. Sempre foi muito reservado e recluso, aparecendo muito pouco de lá pra cá…
Mas muitos cartunistas foram influenciados pelos seus trabalhos, e um deles, Stephan Pastis, disse que sempre teve seu trabalho comparado com o de Bill, e ouvia críticas pelo seu desenho ou suas ideias não serem tão boas quanto o das tiras do Calvin…
Pastis pensou em brincar com isso, emulando o desenho de Bill em alguns quadros, mas antes escreveu um e-mail ao próprio Bill Watterson, contando a ideia, e falando o quanto se sentia grato pelo trabalho de Watterson tê-lo influenciado, e obóviamente não tinha nenhuma esperança de ser respondido.
Pra surpresa de Pastis, Watterson não só respondeu como se dispôs a DESENHAR os quadrinhos que “emulariam” o desenho dele mesmo , Pastis aceitou na hora, afinal sempre foi putinha do Watterson.
O legal foi que eles fizeram isso NA SURDINA, Bill mesmo pediu que não divulgasse que os desenhos tinham sido feito por ele, e a série de tiras de Pastis envolvendo a personagem Libby, uma garotinha que desenha melhor que Pastis na sua própria tira, foi publicada sem dar crédito a Watterson:
A história só veio à tona semana passada, quando Pastis revelou a “pegadinha do mallandro” no seu blog, e disse que a ideia foi do próprio Watterson, que queria ver a reação das pessoas enquanto o trabalho fosse publicado, e que só revelasse que ele participou da bagaça quando as 3 tiras já tivessem saído nos jornais.
O que eu acho? Mas que filhadaputa, olha aí, veja você! Os caras enganaram todo mundo! AHEUAHEUAEHAUE, imagino se algum dos críticos “manja muito” fez alguma resenha negativa à tira do Pastis, dizendo que o traço “emulado” do Watterson estava errado, ruim, feio ou “datado” AHEUAHEUAEHAUEHAEU…
Mas de qualquer forma, é muito legal ver Watterson de volta, mesmo que por uns poucos quadros. Eu admiro essa postura corajosa dele de não entregar suas criações pro mercantilismo, é um ótimo jeito de mostrar que ainda há “Amor a arte” nesse meio e que nem todo mundo cede à tentação de ser comprado por pilhas e pilhas de verdinhas.