DCQuadrinhos

Um vilão colombiano com poderes derivados da cocaína

Você sabe qual é o único personagem do universo DC registrado como colombiano? É o Snowflame, um vilão com poderes derivados da cocaína. O personagem foi criado no auge do consumo da droga nos EUA enquanto na Colômbia e da guerra contra os produtores de cocaína na Colômbia, em 1988.

Enquanto esfregava as narinas em pilhas de pó, Snowflame costumava dizer a seguinte frase: “A cocaína é meu deus. Eu sou o humano que se faz de instrumento para seu desejo”. A droga deixava o vilão imune a dor, além de aumentar a força e a velocidade.

Criado por Steve Englehart e desenhado por Joe Stanton, o vilão apareceu nas aventuras dos Novos Guardiões, que enfrentavam problemas reais da época como o consumo excessivo de drogas e o HIV.

Veja mais imagens do vilão aqui.

No ano passado, a quadrinhista Julie Sydor foi acusada de xenofobia quando lançou uma webcomic com o vilão Snowflame. Leia aqui.

Rapaz, é impressionante como os autores americanos de gibis conhecem pouco ou quase nada da realidade das outras nações. Entendo o reducionismo das HQs mensais de super-heróis, mas o risco de se ofender uma nação inteira com bobagens como esse tal de Snowflame é enorme. Felizmente, os editores da DC viram a luz e resolveram matar o personagem. Isso, claro, até algum idiota resolver rebootar o cara. O que não duvido que aconteça…

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo