Outros
Snyder fala da produção de Watchmen
Afinal, o cara tá com bala na agulha ou não tá?
Zack Snyder, diretor de 300 e da vindoura adaptação de Watchmen para as telonas, deu uma entrevista à Wizard sobre a produção do novo filme.
Snyder disse que não é difícil lembrar do sucesso de 300, que na verdade ele pode senti-lo “na ponta dos dedos”. Isso porque o diretor ganhou de presente da Warner um Aston Martin (o carro do James Bond), um agradecimento bem singelo pelo sucesso do filme.
Ele disse que esperava que o filme tivesse uma boa abertura, similar à sua refilmagem de Madrugada dos Mortos, que fez 24 milhões de dólares no fim de semana de estréia. Nem o próprio Snyder esperava a abertura de 70,9 mijones de 300, recorde para um filme de censura R (que menores só podem assistir acompanhados dos pais).
A orientação adulta do filme foi algo exigido pelo diretor, ação que não passou sem conseqüências. “90% das restrições orçamentárias impostas pelo estúdio foram por causa da classificação do filme”.
E será que depois de todo esse sucesso, o diretor de Watchmen terá carta branca? Snyder diz que os caras da Warner têm memória seletiva pro sucesso do filme, que dependendo do momento ele é muito festejado e recebe muitos agradecimentos, ou então recebe apenas um tapinha nas costas. Segundo ele, depois do sucesso de 300 “as pessoas dizem que Snyder tem total controle criativo sobre Watchmen, e não é bem assim”.
Sobre a questão a respeito de Watchmen funcionar no cinema, Snyder diz: “Meu ponto de vista é que, quando se trata de Watchmen e de quanto dinheiro iremos fazer com ele, você precisa se perguntar qual é o apetite da audiência e um filme R de acordo com o orçamento. Com Watchmen, do ponto de vista do marketing e da criação – o filme e o marketing do filme andam juntos pra mim – eu penso ‘ok, que cenas vão entrar no trailer? Que imagens chamam as pessoas para vir assistir ao filme?’. Se você não olha pro seu filme desse jeito, você é ingênuo em relação ao processo de produção”.
Falando mais sobre que imagens colocaria num trailer, Snyder citou um Dr. Manhattan de 60 metros caminhando pelo Vietnã, o Comediante com um rifle calibre 50 atirando no vietcongue e queimando a vila, e Rorschach sendo detido pelos caras da SWAT. Ele disse que essas “não são apenas imagens de super-heróis, elas também são imagens que desafiam você a respeito de tudo o que você acredita que seja um super-herói, mas de um jeito bacana em que continuam sendo espetáculo e movimento”. Ele completou dizendo que é apenas uma questão do quanto o estúdio está disposto a arriscar.
Não vi o Madrugada dos Mortos, mas acredito que Watchmen seguirá o mesmo caminho de 300: um bom filme, mas que não chega nem perto do nível da HQ. Como Watchmen é uma HQ muito mais complexa, essa diferença entre o original e adaptação deve ser maior ainda.