6,5 HQs de terror para ler no Dia das Bruxas
Dia 31 é Dia das Bruxas (que é um feriado americano, mas como ele tem raízes em outros países, foda-se a geografia nesse caso), então nada melhor que ler uma boa HQ de terror. Então resolvi dar dicas para vocês que estiverem a fim de (ou preferirem) ler da forma tradicional (ou seja, material impresso adquirido a um preço determinado).
Tentei colocar opções as mais variadas possíveis (por isso não repeti autores), entre coisas conhecidas e talvez um pouco desconhecidas, bem como opções que ainda é possível encontrar em livrarias/lojas especializadas. Evitei os óbvios (Monstro do Pântano, Constantine, Walking Dead, etc), os fodas que não são encontrados à venda por aqui (A minissérie do Deadman, a fase do Espectro do John Ostrander), aqueles personagens que possuem elementos, mas estão mais para super-herói (Spawn, Hellboy) ou HQs que estejam fora de catálogo de alguma forma. É óbvio que vai ter muita coisa que vai ficar de fora (a adaptação da Torre Negra, Do Inferno, mangas como Uzumaki e Death Note, etc – seja por falta de espaço ou simplesmente por que não li, ehueheuhe). Enfim, confiram aí as dicas:
Mesmo para quem já viu o filme, vale a pena conhecer a HQ que o originou, por que tem várias diferenças. Já existem alguns encadernados no Brasil, o primeiro acho que está esgotado, mas é possível encontrar os outros. A história se passa na cidade de Barrow, no Alasca, onde a cada inverno o sol fica 65 dias sem aparecer, e é justamente num desses dias que vampiros resolver tomar a cidade. Apesar do filme ser legalzinho, a HQ, obviamente, é “mais melhor”.
5 – Eu sou a Lenda
Esqueça aquele filme com o Will Smith que não tem nada da essência do livro original. A adaptação em quadrinhos de Eu sou A Lenda é bem fiel ao livro e tem uns desenhos bem maneiros. Recomendo demais.
4 – Morto do Pântano (Coletânea)
Um clássico do quadrinho nacional. Criação de Eugênio Colonnese, Morto do Pântano é um morto vivo que vive, bem, no pântano (dã) e que tem como diversão principal vingar a humanidade e punir os vilões que insistem em invadir seus domínios. Seus inimigos são assassinos, ladrões, traficantes e uma grande variedade de malfeitores que têm suas cabeças abertas e seus pescoços cortados por um gigantesco e afiado machado. Apesar do nome, foi criado uns 2 anos antes do Monstro do Pântano.
Compilação de diversas histórias da Creepy (já saíram 2 volumes). Para quem não sabe, Creepy foi uma revista de antologia de Terror, publicada pela editor Warren, popular nos anos 60, logo depois que o fervor do Comics Code havia passado um pouco. A revista era editada por Archie Goodwin e tinha diversos artitas fodões, como Steve Ditko, Gene Colan, Frank Frazetta e Alex Tot, entre outros. Para quem é entusiasta do gênero ou pesquisador (informal ou não de quadrinhos), é uma ótima pedida.
2 – Prontuário 666 – Os anos de Cárcere do Zé do Caixão
Vira e mexe eu falo desssa HQ por aqui. Pra mim talvez a melhor HQ de terror nacional (longa), Prontuário 666 explora os anos em que Zé do Caixão esteve preso e se passa entre os filmes Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver e Encarnação do Demônio e tem arte de Samuel Casal (que não é chégas, mas é muito bom).
1 – Noturno
Alguns podem achar exagero, mas considero Salvador Sanz o “Lovecraft dos quadrinhos”. Além da arte especatular, suas histórias conseguem ser criativas, mesmo dentro dos clichês do gênero. A verdade é que qualquer uma das HQs do autor que foram publicadas aqui (Legião e Angella Della Morte) valeriam a leitura, mas Noturno tem uma qualidade bem “lovecraftiana” que me chamou a atenção, por isso cito ela em primeiro lugar.
0,5 – Webcomics
Bem, se você é mão de vaca e não quer gastar, e também não quer ler scan, existem algumas webcomics de terror por aí, a maioria (que eu conheço) em inglês, mas ainda assim válidos. Vou citar apenas alguns aqui:
Beladona – HQ de Terror de na Recalde e Denis Mello. Sai uma página por semana no site do Petisco, e está no Catarse para financiar uma versão impressa com capítulos inéditos.
The Enigma of Amigara Fault – HQ japonesa de Junji Ito, história fechada.
Crossed – Wish You Were Here – Spin Off da HQ de Garth Ennis, está completa para ler no site.
Lovecraft is Missing – Webcomic de David Latham, que conta a história de um trabalhador e meio escritor de histórias bizarras que se torna amigo de H.P. Lovecraft, trocando correspondência. Mas, quando viaja até Providence para vê-lo pessoalmente, o autor está desaparecido.
False Positive – Webcomic no estilo “além da imaginação”, com diversos contos fechados de terror.