Games
O Lenhador
Nerds, hoje o MdM vai falar de um filme um pouco diferente do que vocês estão acostumados a ver por aqui. “O Lenhador” (The Woodsman) trata de temas muito delicados: pedofilia e abuso infantil.
Ao tratar de tabus como esses, os filmes costumam seguir em uma dessas direções: tratar tudo como caricaturas e estereótipos e fazer um filme “mastigadinho” para o público; ou mergulhar no tema e tentar trazer algum questionamento real daquilo tudo. Felizmente, a diretora Nicole Kassell, estreante em longas, decidiu trilhar o segundo caminho.
Um ponto interessante da trama é que O Lenhador faz alusão, tanto na trama quanto no visual, a um tradicional conto infantil: Chapeuzinho Vermelho. Parece bizarro, não? É o seguinte… Walter (Kevin Bacon) está voltando pra sua cidade em liberdade condicional depois de cumprir 12 anos na prisão por molestar garotinhas. Walter agora está sozinho, pois todos os seus conhecidos o consideram um monstro pelo que ele fez e não o deixam esquecer o passado. Querendo reingressar na sociedade e ser um cidadão comum, ele consegue emprego em uma madeireira (Cortador de madeira = Lenhador! Sacaram?). Lá ele conhece Vickie (Kyra Sedgwick, de Fenômeno, ótima como sempre), que se apaixona por Walter, mas também tem seus próprios segredos. O problema é que o ex-presidiário continua sentindo atração por meninas e luta contra seus próprios impulsos, pois uma vacilada na condicional e é prisão perpétua. Assim, Walter fica sem saber se ele é o nobre lenhador ou o Lobo Mau que devora garotinhas. E as coisas se complicam quando aparece uma pequena menina de casaco vermelho que gosta de andar pelo parque da cidade…
Como ficou claro no resumo, o clima é pesado, apesar da sutileza com que se trata o assunto. Por isso mesmo, a classificação etária é de 16 anos (nerds pirralhos, procurem outro filme!). A história é tensa e levanta muitas questões (como em qualquer assunto considerado tabu), mas não espere por lições de moral ou julgamentos definitivos no final. A graça aqui é perguntar, não responder.
O Lenhador não chega a ser um “filmaço”, mas é um filme forte, que merece ser visto, mesmo que em DVD daqui a algum tempo. Ideal para um dia mais introspectivo, em que se queira fugir um pouco dos filmes com grandes explosões e efeitos especiais de última geração.
Nota: 7,0
Postado por JP, o “Nerd Reverso” e colaborador do MdM nas horas vagas (que são muitas! AHEUAHEUAHEAE)