Novos Titãs que valem de volta – e dentro da continuidade oficial!
Uma das maiorias críticas dos leitores mais antigos com relação ao advento (olha mais uma palavra chique aí) dos Novos 52 e o reboot das histórias da DC é o fato de terem cagado diversos pontos da cronologia de vários personagens. Um dos exemplos mais lembrados foi o dos Novos Titãs, que esqueceu a formação original e teve dois personagens limados da existência – Wally West e Donna Troy).
Mas eis que veio Convergence, a saga tapa-buraco da editora (e que eu carinhosamente chamo de a PIOR COISA QUE EU JÁ LI em quadrinhos) que trouxe de volta diversos “status quos” clássicos e personagens sumidos, e foi muito bem recebido pelos leitores. Ficou aí a oportunidade de trazer de volta alguns aspectos da cronologia antiga caros aos leitores mais velhacos.
A partir disso, uma nova série, que estreia em Outubro, traz de volta os “Novos Titãs que valem”, ou seja, a formação clássica. Escrita por Dan Abnett e desenhada pelo nosso chégas Paulo Siqueira, “Titans Hunt” se passará dentro da cronologia dos Novos 52 (a continuinidade “oficial” da editora atualmente) e será abordada como uma espécie de “história secreta”, novamente ligando personagens como Dick Grayson, Donna Troy e Roy Harper à historiografia da equipe.
Na cronologia dos Novos 52 (rebatizada pelo Marketing de “DCYou”), Grayson é atualmente um Agente da Spyral e Donna foi (re)introduzida ao novo universo DC apenas este ano nas histórias da Mulher Maravilha. Portanto, apesar de Abnett prometer honrar as histórias clássicas, é bem provável que a cronologia não vá seguir ipsis litteris (olha aí outra palavra chique para vocês) a continuidade original. Mas já é um bom começo.
Bem, quando Novos 52 começou, eu já estava lendo muito pouco da DC. Com o reboot, parei de vez. Não tanto por ser contra o reboot, mas mais porque eu já não era mais “o público alvo”. De qualquer maneira, Convergence foi a justificativa que a DC precisava para poder manter a nova continuidade e ainda poder usar cronologias antigas sem precisar ficar se desculpando por isso. A saga em si pode ser uma merda, mas pelo menos esse aspecto foi interessante, pois ganham todos, os leitores antigos e os novos.
Mais sobre “Titans Hunt” na entrevista que Dan Abnett deu ao Newsarama (em inglês, claro).