James Cameron CRITICANDO O 3D????
Pois é, nerdaiada amaldiçoeada… como é que pode ser verdade uma porra dessa? James Cameron, um dos principais investidores na tecnologia 3D estreboscópica criticando o uso de 3D no cinemão blockbuster atual???
Sim, ele fez isso, num debate no festival de tecnologia e cinema do México Cameron disse o seguinte:
Primeiro vamos pontuar, há uma diferença muito grande em FILMAR em 3D, e CONVERTER em 3D, sei que Avatar mudou muito o panorama do cinema depois de lançar essa tecnologia, mas filmes como O Homem de Aço, ou o Homem de Ferro não precisam de 3D de nenhuma maneira…
Quando se gasta 150 milhões de dólares em efeitos especiais o filme já será espetacularmente perfeito do jeito que está… O problema é que a decisão de se fazer ou não um filme em 3D não está mais na mão do cineasta.
O uso do recurso narrativo do 3D passou a ser uma decisão dos executivos do ESTÚDIO.
O que eu acho? Olha, o cabra tem razão! o recurso do 3D é uma ferramenta narrativa do filme, e quem deveria decidir se ela é necessária ou não é o autor do mesmo…
O problema é que o 3D virou muleta, assim como o excesso de efeitos digitais, pra tentar atrair a plateia pro filme e assim arrecadar mais grana âs custas do ingresso mais caro pras sessões em 3D.
Ou seja, os caras estão banalizando completamente um recurso técnico do cinema em detrimento de grana fácil… Vi o Homem de Aço em 3D e em 2D e lhes digo que o filme fica PIOR com essa conversão mequetrefe em 3D, as cenas da destruição de Metrópolis ficaram completamente confusas, e o recurso não acrescenta absolutamente NADA ao filme.
Agora, o foda mesmo é ouvir isso vindo de um cara como o Cameron, que fez Avatar, um filme completamente VAZIO, só se muletando na nova tecnologia do 3D! aheuaheuaehauehae!!!