Galeria MdM #300
Para quem achava que só criamos o MdM para diminuir a comunidade do Orkut, até que chegamos longe com nove anos de blog e a impressionante marca de 300 Galerias MdM.
Para marcar esta data tão importante, convidamos um verdadeiro timaço de ilustradores e quadrinistas para recriarem famosas cenas das HQs, do cinema e da música com os buchas do Melhores do Mundo. São mais de 25 desenhos que deixaram um grupo de nerds bastante emocionado!
Clique para ampliar
Referência: Fantastic Four #262
Fernando Torelly, nascido em 1980 na cidade de Bananal-SP mas criado na capital fluminense. Cursou Gravura na Escola de Belas Artes da UFRJ. Tem ilustrado para um monte de gente, ganhando pouco e desenhando muito, desde 1997. Defende o desenho sem rascunho e acha que borracha é coisa de viadinho.
Clique para ampliar
Referência: O Cavaleiro das Trevas
Rod Reis: “Colorista de HQs desde os 90s, comecei trabalhando na Editora Trama colorindo Blue Fighter, Mortal Combat, Holy Avenger. Meus primeiros trabalhos pra fora do Brasil foram RazorJack e Starship Troopers, ambos com a ajuda do meu amigo Sam Hart. Em seguida fui para a revista Dungeons and Dragons: Legend of Huma para a Devils Due, trabalho esse que foi meu primeiro para a indústria americana. Meu primeiro trabalho para a DC Comics foi na revista do Superman desenhada por Ed Benes e a partir daí foram Supergirl, Infinite Crisis, Teen Titans e Superman (de novo), onde eu sou o colorista regular”.
http://www.rodreis.com
http://rodreis.deviantart.com/
http://twitter.com/RodReis
http://papodeartista.com/
Clique para ampliar
Referência: A Morte de Batman
Harald “Android” Stricker: “Eu era uma torradeira adolescente quando fugi do Rio de Janeiro e fui me instalar em Curitiba, capital do meu Paraná. Agora, um androide adulto, continuo errando por esta Terra de Araucárias e tentando sobreviver como ilustrador. Não faço muito sucesso porque, depois de me formar em Gravura, uma das Belas Artes, gasto boa parte de meu tempo a convencer outras I.A.s da importância do domínio do silício sobre o carbono.
Adoro o blog dos MdM e parodio, aqui, uma capa de uma antiga revista DC publicada em 1980 pela Editora Ebal. Sou velho, minha gente, mas não oxido!”
http://android-hs.deviantart.com/
Clique para ampliar
Referência: A Queda de Murdock
Rodney Buchemi: “Nasci em Belo Horizonte/MG em 12 de outubro de 1974 (dia das crianças êêêêêêê!). Comecei a me interessar por desenho quando era bem novo, tinha uns 5 anos de idade. Meu interesse por quadrinhos começou também muito cedo, pois aprendi a ler por causa dos quadrinhos.
Formei em Design de Interiores porque não era macho o suficiente pra fazer Arquitetura e nem gay o suficiente pra fazer Belas Artes, mas nunca exerci a profissão! Trabalhei como professor de desenho artístico por 12 anos na Escola de Artes Visuais Casa dos Quadrinhos em BHCity e atualmente trabalho com quadrinhos pra Marvel e DC alternadamente!
Já trabalhei como ilustrador, professor de kung-fu, professor de natação, professor de defesa pessoal (minha missão na Terra é ensinar), garçom, dono de buteco, radiologista odontológico e amante profissional! Atualmente estou muito bem casado e trabalho em casa todos os dias da semana sem ver o que se passa além da janela do meu escritório!”
http://buchemi.deviantart.com/
http://rodneybuchemi.blogspot.com/
Clique para ampliar
Clique para ampliar
Referência: Crise nas Infinitas Terras e Homem-Aranha Nunca Mais
Rafael Bomfim: “Nascido em Santa Bárbara d’Oeste – SP, formado em Arquitetura, desde pequeno sempre fui louco por desenhos e gibis, dai que peguei o gosto pelo desenho. Estou tentando criar minha primeira HQ online que ainda estou planejando, e já faz um tempão que acompanho o MDM”.
Clique para ampliar
Referência: O Cavaleiro das Trevas
Júlio Ferreira, nascido em Belo Horizonte em 1977, cursou o bacharelado em Cinema de Animação pela Escola de Belas Artes da UFMG entre 1995 e 2000. Trabalha com artes visuais há quase 15 anos e especificamente com quadrinhos para o mercado americano há 10, sendo que entre as suas principais contribuições estão as minisséries Buffy: Haunted (Dark Horse Comics) em 2001 e Countdown to Adventure (DC Comics) em 2007/2008, Tangent: Superman’s Reign (DC Comics) em 2008/2009, Teen Titans Second Feature: Ravager – Fresh Hell (DC Comics) em 2009/2010, entre inúmeras edições isoladas de títulos como Green Lantern, Superman, Teen Titans, Action Comics, Adventure Comics, além de participação em vários títulos ligados ao evento Blackest Night (além do título principal homônimo), todos para a DC Comics, sempre como arte-finalista.
http://julioferreira.deviantart.com/
Clique para ampliar
Referência: Os Perdedores
Alisson Borges da Costa, nascido em 1984 e ainda vivendo em BH. Formado em Artes Plásticas pela Escola Guignard (UEMG) e em Quadrinhos pela Casa dos Quadrinhos Escola de Artes Visuais. Está tentando levar a vida desenhando HQs desde 2009. Prefere produzir seus trabalhos digitalmente pra evitar a fadiga…
http://botonet.deviantart.com/
Clique para ampliar
Referência: X-Men #141
Danilo Beyruth, 37 anos, é desenhista, sócio do Estudio Macacolandia, criador do Necronauta, autor do álbum Bando de Dois e do blog Evil King. O pouco tempo livre que tem ele gasta ouvindo o podcast do MdM.
Clique para ampliar
Referência: Superman #1
“Aqui é o Marcio Takara, da Tijuca pro Canadá! Desenhando quadrinho desde 2007. Nos últimos 2 anos eu tenho desenhado The Incredibles e Incorruptible pra Boom! Studios, além de uma porrada de outros projetos. Se tivesse mais tempo eu faria um desenhão com todo o povo, mas tive que escolher um e, como eu acho que ouvi o Change falando que morava na Tijuca também, usei o glorioso Shopping Tijuca de fundo, onde já comi muito Big Mac.
Abração pra todos os membros. Eu entro no site todo dia e fico ouvindo os podcasts enquanto tô desenhando. Vocês mandam bem pra dedéu.”
Clique para ampliar
Referência: Star Wars: O Império Contra-Ataca
Mario Cau: Quadrinista e ilustrador, desenha desde pequeno e nunca parou. Criador da série de HQs Pieces, que foi indicada ao HQMIX 2009 e apresenta pequenos contos em quadrinhos dedicados a mostrar pedaços da vida, momentos urbanos, poéticos e até engraçados que acontecem com todo mundo. Lançou em 2010 a edição especial NÓS pela Balão Editorial, uma HQ com a primeira motion comic nacional. Colaborador multitarefa de vários projetos de HQs, entre eles o elogiado MSP+50, Nanquim Descartável e Café Espacial, entre outras. É membro do Quarto Mundo, e também professor na Pandora Escola de Artes, em Campinas, onde reside. Prepara diversos projetos para 2011.
http://www.mariocau.com
Clique para ampliar
Referência: How to Draw Comics the Marvel Way
Paulo Fritoli: “Sou formado em publicidade e há 5 anos ganho a vida com ilustrações! Há 3 anos conheço o Alan Barbosa, gente fina; já trabalhou numa porrada de agências de propaganda aqui de Ribeirão Preto como diretor de arte e ilustrador e atualmente, além de muitos afazeres, colore as muitas ilustração aqui para a editora para qual trabalhamos (Editora Saraiva) e embarca sempre nas minhas viagens, me ajudando magistralmente com suas cores!”
Clique para ampliar
Referência: O encontro entre Grant Morrison e Homem-Animal
O paulistano residente em Minas Gerais Eduardo Pansica é mais um daqueles que achava divertido desenhar o Wolverine como hobbie e resolveu tentar ganhar dinheiro com isso. Hoje, aos 29 anos, é mais um daqueles quadrinistas sem vida pessoal que passa mais de 10 horas por dia em uma prancheta produzindo uma HQ para ser lida em menos de 5 minutos. Mas mesmo assim confessa que, apesar das tendinites e das dores na coluna, é divertido trabalhar para a DC.
Em seu tempo livre (modo irônico ligado), graduou-se em Belas Artes pela UFMG, especializando-se em Cinema de Animação. Também leciona HQ nas Casa dos Quadrinhos (publicidade!).
Principais trabalhos: Wonder Woman (#600, 602-607), War of the Superman #2, Blackest Night Wonder Woman #2 e Blackest Night JSA #3.
http://pansica.deviantart.com/
Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar
Referências: O Iluminado, Wall-E e Crise nas Infinitas Terras
“Sou Ricardo Pontes, ilustrador profissional, designer gráfico, diretor de arte, colecionador de gibis e bone… digo, action figures e apreciador contumaz deste humilde (porém limpinho) blog. Envio minhas contribuições para a especialíssima Galeria MdM #300.
Primeiramente uma participação muito especial do CHANGE em O ILUMINADO. Depois vemos o simpático WALL-E encontrado a sua… EVA!?!? Por último, mas não menos importante, acompanhamos o HELL (em uma das cenas mais retratadas nos quadrinhos em todos os tempos), chorando a perda uma velha companheira de muitas ‘batalhas’.
É isso aí, amigos! Parabéns pela expressiva marca, nos encontramos novamente na Galeria #400.”
http://ricpontes.blogspot.com/
Clique para ampliar
Referência: “Hoje se sabe que a renascença foi composta de diversos movimentos regionais. No séc. 17, pintores russos como Bogdan Saltanov, Ushakov Simon, Nikitin Gury, Zolotaryov Karp estabeleceram novos parâmetros, adaptando o realismo das pinturas para algo um pouco mais estilizado, com simetria, porém, distante das regras vigentes. O resultado acabou influenciando toda a Europa. Sendo assim, me senti inclinado a homenageá-los e quebrar levemente os parâmetros criados para este post, com uma alusão contextual direta ao estilo de pintura renascentista russa do séc. 17, remetendo aos artistas daquela época, 300 anos depois, com o requinte descompromissado e desentendido inerentes aos contemporâneos do séc. 21”.
Ilustrador, quadrinista e artista plástico, Acir Galvão é graduado em desenho pela escola mineira de Artes Plásticas Guignard, técnico em designer pelo Senai e ilustrador/quadrinista pela Casa de Quadrinhos de Minas Gerais. Tem trabalhos publicados no jornal O TEMPO, SUPER NOTÍCIA, site G1 da GLOBO e THE VOID (southenstar comics-Austrália).
Clique para ampliar
Referência: The Incredible Hulk #181
“E aí, MdMs! Me chamo Alexandre Velloso, sou paulista, são-paulino (porém homem) e comecei a desenhar lá pelos 15 anos (tenho tensos 29).
Optei por seguir desenhando porque sou muito burro e não tenho capacidade pra mais nada. Trabalho mais como animador, e já tive o orgulho de ser empregado do Silvio Santos, fazendo charges para o programa do… RRRRRATIINHOOOO, charges essas que eram umas bostas, mas enfim. Também fiz algumas outras animações para outros programas que nem lembro direito, animações essas que também eram umas bostas, mas – novamente – enfim…
Em 2006 ganhei 2 prêmios com a animação Tinco, Tlinta e Tinco no Anima Mundi na categoria Web. No mais, fiz um monte de trabalhos chatos pra caralho só pra ganhar um dinheiro e usá-lo para me embriagar nessa vida bandida. Hoje em dia tenho uma série animada chamada ‘Rebosteio’ que se encontra no episódio 06.”
http://www.youtube.com/user/xande22
Clique para ampliar
Referência: Batman Ano 100 #1
Rômulo de Oliveira, 22 anos, nasceu em São Paulo, mas viveu e vive sua vida na cidade de Osasco. Acredita que vai se tornar um excelente ilustrador/artista, mas não há garantias por escrito em tábulas de pedras deste desejo. Atualmente trabalha como freenlancer de ilustração, storyboarder e concept art.
http://rool.carbonmade.com/
http://marshmallowmonkeys.blogspot.com/
Clique para ampliar
Referência: Avengers #151
VINI é ilustrador, quadrinista e cursa Design Gráfico. Já fez webcomics do Homem-Grilo, dos MDMs, do Val e outras coisas publicadas inclusive na revista Subversos.
Atualmente atua como ilustrador freelancer e redator dos blogs Submundo Mamão e Uarévaa, ou seja, continua fazendo um monte de coisa e ganhando porcaria nenhuma por elas! A única coisa que vem dando dinheiro são as caricaturas que faz por encomenda!
“300 desenhos para a Galeria MDM. Engraçado como tem desenhista desocupado nesse mundo!”
http://mamaosubmundo.blogspot.com/
Clique para ampliar
Referência: Laranja Mecânica
Guilherme Balbi: “Nascido em 1981, mineiro de Ubá, Minas Gerais, comecei a desenhar aos 17 anos para ganhar umas gatinhas. Bom, no começo não deu muito certo (shit!). Fui para Belo Horizonte e me formei pela Universidade de Minas Gerais em desenho e fotografia.
Desenho para revistas americanas ou quem pagar mais ,para tirar o emprego dos gringos safados!! Pessoas me perguntam se desenhar é um emprego mesmo!!!”
http://guilhermebalbi.deviantart.com/
http://guilhermebalbi.blogspot.com/
Clique para ampliar
Referência: The Beatles – Yellow Submarine
“Nome: Cynthia. Sobrenome: França. Nasci em Recife, no dia 1 de janeiro de 1983. Tenho o tamanho de um hobbit, pensava que era nerd até conhecer gente que tinha o Livro de Regras de D&D memorizado. Sou míope, tenho a mania inútil de contar degraus de escada, adoro filmes de terror e autores franceses do século XIX. Não bebo, não fumo, não cheiro cola, gosto de salada e exercício. Mais careta impossível.
Sou graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Pernambuco. Desenho porque preciso. Muito. Senão tenho um troço. Trabalho demais e me relaciono de menos, mas é a vida. Comecei desenhando mangá, hoje em dia ando visitando os comics, mas não sei qual é meu estilo. Busco a versatilidade. Minha autocrítica costuma ser exagerada.”
http://cynsaga.wordpress.com/
http://cynthiafranca.deviantart.com/
Clique para ampliar
Referência: Green Lantern & Green Arrow #85
Paulo Siqueira: nasci, e moro, em Santos- SP, há 30 anos não vejo meu time do coração ganhar a Libertadores. Escolhi o Ultra para o meu desenho só de vingança, em função do brasileirão…..
Desenho desde sempre. Sou formado em Publicidade e Propaganda, nunca exerci a função pois entrei no mercado de HQs antes mesmo de me formar. Trabalho para o mercado americano há, pelo menos, 8 anos, trabalhei com uma grande diversidade de personagens pelas editoras AvatarPress, DC comics e Marvel Comics. E é isso aí molecada…… não esqueçam, no almoço, só capim canela e com milho crú!
http://paulosiqueira.deviantart.com/
Clique para ampliar
Referência: Chamada de HQs da Marvel
Doug Lira, ou simplesmente Doug. Ilustrador e colaborador da revista Mad (“grande merda, né”), ex-camelô, ex-trocador de óleo e ex-virgem. Muito gentil com todos, Doug sonha um dia viver em um mundo melhor.
“Meu sonho é ser rico e sair deste país de merda!”
http://dougilustra.blogspot.com/
Clique para ampliar
Referência: Kiss – Creatures of the Night
Rafael Louzada: “Vulgo Rafa, mineiro nascido em 1984. Vim para Osasco ainda bebê, enquadrado num fenômeno citado por especialistas como ‘êxodo rural’, contribuí na melhoria de qualidade de vida e no processo de ensardinhamento de São Paulo. Fã de Saint Seiya e Bob Esponja, sou um típico leonino e comedor compulsivo de culinária japonesa.
Por um desvio de percurso (entenda-se dinheiro), me tornei Designer de Moda, e por paixão (entenda-se paixão mesmo), dei uma de louco e resolvi me tornar Ilustrador.
Como a esperança é a última que morre, espero um dia viver de Arte (entenda-se ficar rico) e, se não estiver pedindo muito, ver o Corinthians campeão da Libertadores e o Rubinho campeão de F1 (entenda-se sonhador)”.
http://www.rafalouzada.blogspot.com/
Clique para ampliar
Referência: Bando de Dois
Leo Finocchi, que já foi colaborador assíduo do Melhores do Mundo, atualmente trabalha no mercado de animação e escreve e desenha sua tira online, Nem Morto.
http://nemmorto.com/
http://leofinocchi-blog.blogspot.com/
Clique para ampliar
Referência: Star Wars: O Retorno de Jedi
“Fala, excelentíssimos e ilustres senhores doutores do MDM!
Sou leitor deste site safado praticamente desde o início, mas nunca havia enviado nenhum desenho. Porém não poderia deixar passar a chance de figurar na Galeria MdM #300 e fiz esta ilustração da cambada toda, inspirada no cartaz de Star Wars. Espero que gostem, tem até a Judith… rs!
Abração!
Emerson Lopes”
http://emerson-lopes.deviantart.com/
Clique para ampliar
Referência: 300
“Prazer, cambada. Meu nome é Felipe ou codinome secreto e irrevelável Fe RoD, 18 anos. Participando aqui dessa galeria e dessa super galera do MDM.
Amo desenho, ilustração e concept, sou criativo e gosto de tudo o que tem relação a criação. Trabalho na área atualmente como freelancer e sonho com uma carreira fixa como ilustrador ou concept artist.”
http://feartrod.blogspot.com/
http://fe-rod.deviantart.com/
Eu e todos os outros MdMs só podemos agradecer e muito a todos os artistas que dedicaram do seu tempo, talento e paciência para este blog lixento. E vamos só ver o que vamos inventar para Galeria #400!