[Vocêtubo] Porque efeitos CG são uma bosta (só que não)

Um dos grandes ~argumentos~ de muitos espectadores em relação a qualidade dos blockbuster hoje em dia é o quanto Hollywood se apoia nos efeitos CG (de computação gráfica), com resultados muitas vezes desastrosos. Muita gente lá fora alega inclusive que o CG está arruinando os filmes, e que devíamos voltar a usar só efeitos práticos. Sério?

Nem entrando no argumento óbvio para fã de quadrinhos (que, sem a evolução técnica do CG, não teríamos a porrada de filmes de super-herói que temos hoje), o negócio é que efeitos em CG são usados com muito mais frequência do que pensamos, inclusive em diversos filmes em que nem sabíamos que tinha CG. Até filmes como o recente Mad Max: Estrada da Fúria, frequentemente elogiado pelo uso de efeitos práticos, ainda se apoia bastante em efeitos em CG.

Para o cara que fez o vídeo a seguir, Freddie Wong, o problema não é no CG, e sim no fato de que só vemos o CG ruim ou óbvio (que é o que se destaca), enquanto que grandes efeitos CG são aqueles que servem a história e conseguem se mesclar o suficiente à paisagem e/ou à cena para que nem sequer o notemos.

Confira aí o vídeo, que é bem legal, mostrando diversos filmes onde o uso do CG é basicamente ignorado. Tá em inglês, mas acredito que a mensagem do vídeo é compreensível mesmo assim:

https://youtu.be/f4PgnsgIgyI

Sair da versão mobile