Outros
Um Superman. Muitos atores
Enquanto Superman – O Retorno não chega, acompanhe a trajetória do Homem de Aço em suas encarnações no cinema e na televisão.
Muitos atores já carregaram o manto do azulão no decorrer dos anos. Vamos a eles?
:: Kirk Alyn
O primeiro ator a vestir a roupa azul e a sunga vermelha foi o bailarino (e começam as piadas) Kirk Alyn. Ele encarnou o herói na série As Aventuras do Superman feita exclusivamente para o cinema nos anos de 1948 e 1950.
Algumas curiosidades sobre a série:
– Alyn costumava reclamar das gravações das cenas de vôo, pois dizia que o equipamento usado o machucava. Para solucionar o caso, a Columbia substituiu o ator por uma animação;
– Foi no episódio Atom Man Vs. Superman que o Azulão e Lex Luthor se encontraram pela primeira vez em carne e osso;
– Em 1952, Alyn interpretou outro herói da DC, o Falcão Negro, no filme Blackhawk: Fearless Champion of Freedom;
– O ator/bailarino e a atriz que deu vida à Lois Lane, Noel Neill, participaram de Superman – o Filme, de 1978.
:: George Reeves
Para alguns, o maior Superman de todos os tempos. O que pode ser justificado pela divertida série As Aventuras do Superman exibida na TV norte-americana entre os anos de 1951 e 1957, com um total de 104 episódios (uau!!!). Reeves fazia um Clark Kent interessante e inquieto. Sempre disposto a investigar (como um bom jornalista deve fazer) os crimes que chamavam sua atenção.
Infelizmente, Reeves morreu (supostamente se suicidou) aos 45 anos, em 1959.
A série foi exibida no Brasil a partir de 1967 pela TV Bandeirantes.
:: Christopher Reeve
Posso definir como ícone? Pois é isso que Christopher Reeve é. Todo ator que se veste como super-herói (seja ele qual for) é inevitavelmente comparado a ele.
Reeve viveu Superman (ou Superman viveu Reeve) em quatro filmes: Superman – O Filme (1978), Superman II (1980), Superman III (1983) e Superman IV – Em Busca da Paz (1987).
No primeiro filme, Richard Donner (diretor) e Mario Puzo (roteiro) apresentam uma visão definitiva do herói para a cultura pop mundial. Sua chegada à Terra, o primeiro embate com seu inimigo definitivo e o primeiro vôo com Lois Lane (a feinha Margot Kidder) ficam grudados na cabeça de qualquer um que assiste ao filme.
No filme seguinte, dirigido por Richard Lester, Superman encara três párias kryptonianos em uma pancadaria que marcou a história do cinema.
Os filmes seguintes não são dignos de nota.
O ator participou da série Smallville como o Dr. Virgil Swann, um cientista que descobriu mensagens estranhas de um planeta morto e um super-garoto vivendo no interior dos Estados Unidos.
Reeve morreu como um verdadeiro herói anos após cair de um cavalo.
:: John Haymes Newton e Gerard Christopher
Dois atores ao mesmo tempo? Sim, gafanhoto. Os atores viveram a versão adolescente do herói na série Superboy, em 100 episódios exibidos entre 1988 e 1992.
John Haymes viveu o herói apenas na primeira temporada. Nas três seguintes, ele foi substituído por Gerard Christopher.
Vale lembrar que a série foi produzida por Alexander e Ilya Salkind, os mesmos produtores dos três primeiros filmes do azulão.
:: Dean Cain
O mais polêmico (eufemismo para odiado) dos atores que encarnaram o Superman, Dean Cain era o coadjuvante de luxo da série Lois e Clark – As Novas Aventuras de Superman.
Entre os anos de 1993 e 1997, foram produzidos 88 episódios que apenas fizeram a estrela de Teri Hatcher (atualmente uma dona de casa plastificada e desesperada) brilhar mais que a explosão de Krypton.
:: Tom Welling
Durante a primeira temporada da controversa série Smallville, muitos defenderam o ator Tom Welling como a nova encarnação do herói. Temporadas depois, a série continua bombando com as histórias de Clark Kent sem a roupa azul e a cueca vermelha.
A série costuma gerar debates acalorados entre os fãs do Superman. Há quem diga que ela ignora toda a cronologia do herói, sendo considerada, até mesmo, um desastre natural (algo como a explosão de um planeta). Contudo, não se pode negar que ela fez o que as HQs do herói não faziam há anos: criou uma nova legião de fãs para o personagem.
:: Brandon Routh
Eu acredito nele!!!
Superman – O Retorno estréia dia 14 nos cinemas brasileiros. Olhe para o céu!