Você lembra de Missão Alien (Alien Nation)? Bão, então eu refresco sua memória: a história se passa numa realidade onde alienígenas chegaram à Terra e, sem ter como voltar ao seu planeta natal, se tornaram imigrantes no planeta, integraram-se a sociedade, e são obviamente considerados uma nova minoria racial/social/étnica ao qual muitas pessoas têm preconceito. Uma dessas pessoas é um policial, interpretado por James Caan, que se obriga a trabalhar com um desses alienígenas como parceiro (interpretado por Mandy Patinkin). O filme teve sucesso moderado, mas conseguiu gerar diversas ramificações em outras mídias, como TV, livros e quadrinhos. Aqui no Brasil ficou mais conhecida a série de TV que passou nos anos 90, ou na Record, ou no SBT (não lembro ao certo).
Agora, a história que antecipou (ou foi plagiada por?) Distrito 9 estará de volta. Segundo o Hollywood Reporter, a Fox está se juntando a Art Marcum e Matt Holloway (mais conhecidos por terem trabalhado no primeiro Homem de Ferro) para trabalhar no roteiro de um remake, na esperança de reproduzir o sucesso que o estúdio conseguiu com o recente reboot do Planeta dos Macacos. Ainda não há detalhes da trama, mas o filme aparentemente começará contando a história de como e por que os aliens vieram pra Terra.
Bão, Missão Alien tinha uma proposta fantástica, embora não exatamente inédita (usar o elemento fantástico como alegoria para preconceito étnico e de classe é, na verdade, bastante comum) e certamente tem potencial para uma franquia de filmes interessante, especialmente hoje em dia, onde os aliens podem ser gerados por computação gráfica e ser mais do que apenas pessoas normais com maquiagem e prótese.
A maior preocupação é, no caso, o filme parecer demais com uma cópia, ou uma continuação de Distrito 9. Mas é esperar para ver. Como eu sou um verme, é claro que vou assistir o filme quando sair.