TV
O "PUF" da vida do Aranha… De quem é a culpa???
Pois é, nerds amaldiçoados… Como vocês sabem, a vida do Homem-Aranha vai dar uma guinada com a saga One More Day… E a bagaça gerou uma peleja danada entre J. M. Straczynski e Joe Quesada! TEM SPOILER, PORRAAAA!!!
Pra quem não sabe, a saga em questão mostra Peter Parker abdicando de sua vida de casado para salvar a imorrível tia May do bico do corvo… A velhota toma um teco e Mefisto aparece se oferecendo pra salvá-la. Porém o preço da barganha é a vida de casado de Peter, bem como todas as suas lembranças com relação à sua vida conjugal com Mary Jane.
Ele aceita e PUFFFFF!!! Peter acorda morando com sua tia novamente…
Mais tarde vai pra uma festa comemorando a volta de Harry Osborn (sim, ele reviveu-se-se) de uma clínica de recuperação… Detalhe, a identidade do Cabeça-de-Teia voltou a ser secreta!
A resolução de dar um novo início na vida do Peter gerou uma série de desavenças entre os próprios membros da equipe criativa do personagem, e a coisa se tornou pública quando Joe Quesada e J. M. Strazzas deram declarações ao CBR e Newsarama sobre o que aconteceu nos bastidores da bagaça!
Quesada justifica a decisão dizendo que se o Aranha envelhecesse perderia muito do seu encanto junto aos fãs, por isso a resolução de One More Day é válida. Mesmo desagradando muita gente, a razão dela acontecer é manter o personagem interessante pros fãs, com as suas principais características.
Já Strazzas afirmou numa carta aberta que a solução adotada pela Marvel com relação ao Aranha é absurda e mal elaborada e que ela vai contra todos os princípios adotados por ele como escritor.
Sobre como a saga se deu e o pedido de Straczynski pra que retirassem seu nome como um dos responsáveis pela saga, Quesada disse que no final das contas foi um marketing a mais pra edição, os leitores se amarram nessas polêmicas…
Mas o motivo verdadeiro foi que o roteiro escrito por Stazzas não seguia conforme o combinado com as equipes criativas de todas as revistas do Aranha há cerca de DOIS ANOS!!! Então tiveram que modificar a história de Strazzas pra que ela se encaixasse no que havia sido decidido pro futuro do personagem.
O ponto conflitante entre as idéias dos dois (Strazzas e Quesas) era o ponto em que a vida do Aranha seria recontinuada. Strazzas queria que fosse num momento específico dos anos 70, já Quesada preferia situar num período mais recente. A versão de Quesada venceu (obóvio, ele é o chefe!!!!). O roteiro da edição final da saga (feito por Strazzas) não seguia exatamente isso, e Quesada resolveu REESCREVER a bagaça pra enquadrá-la na idéia original… foi aí que Strazzas pediu pra tirarem seu nome da revista.
Straczynski ainda fala ao Newsarama sobre a grande merda que foi a história dos gêmeos da Gwen Stacy, e que ele acabou levando a culpa por aquilo, sendo que isso não é verdade. Ele disse que a idéia original daquela bosta foi dele, mas ele queria que os filhos da Gwen tivessem PETER PARKER como pai! Joe Quesada é que mudou a paternidade dos guris, com a mesma justificativa que usou pro fim do casamento (achou que isso envelheceria o personagem).
Quesada bateu o martelo e Strazas se rebolou pra contar aquela merda de saga com esmero, procurando encaixar tudo no meio da cronologia do Homem-Aranha sem que ela embucetasse toda a vida do personagem.
O que eu acho? Bão, a safadeza de Joe Quesada é como o fator de cura do Wolverine, não tem limites… Apesar de toda esse conturbado processo e trocas de acusações, acho que a idéia de levar o Aranha de volta às características que o fizeram sucesso são válidas. O problema é o modo como isso foi feito. É desagradável? É, com certeza… mas acho que o resultado final pode ser bom.
As histórias do Aranha solteiro no perrengue do seu dia-a-dia fuleiro eram muito melhores do que essas pataquadas de saga do clone, gêmeos Stacy e poderes totêmicos… O problema é que a mesma galera que reclamava dessas sagas serem um porre agora reclamam delas serem apagadas da continuidade do personagem! Vai entender!!!