Uma das coisas que a Marvel não faz com muita frequência é se dedicar ao marketing viral online, sendo mais comum iniciativas sociocientíficas, como o programa de mentoria para estudantes nas áreas chamadas “STEM” em Thor: O mundo Sombrio, e mais recentemente o programa de microtecnologia para o filme do Homem-Formiga. O que é uma pena, principalmente de lembrarmos como o marketing viral de O Cavaleiro das Trevas foi interessante e como séries como Lost se aproveitaram bastante desse formato de propaganda.
Enfim, parece que agora a Marvel decidiu começar a trabalhar um marketing viral mais voltado para o Universo Cinematográfico da Marvel como um todo, ao invés de se focarem num filme em particular – o que faz bastante sentido dada a natureza interconectada do MCU.
E “interconectado” parece mesmo ser a palavra. Os mais atentos já devem ter reparado que, desde o primeiro filme do Homem de Ferro, sempre que surgem nos filmes e séries da Marvel reportagens em televisão, é sempre o mesmo canal, a rede WHIH. Pois é essa rede o foco do Marketing viral, que agora tem um canal do Youtube onde começa a ser postados vídeos de um programa fictício chamado “Newsfront”, que fala sobre diversos assuntos. No primeiro, a matéria fala sobre Scott Lang e já começa a levantar a ideia de um controle governamental dos super-heróis. Confira aí (em inglês, claro):
https://youtu.be/qZ3es8ABb3k
Para quem acha que já viu a âncora do programa em algum lugar, ela é a moça que apareceu como repórter da Vanity Fair no primeiro Homem de Ferro. Me parece que, nos últimos 7 anos, ela ascendeu na carreira.
Eu sou suspeito para falar, pois além de me interessar por esse tipo de marketing por conta do meu trabalho, também acho muito legal quando usam estas ferramentas para brincar com a noção do universo fictício, tornando a experiência um pouco mais imersiva. A Marvel até comprou espaço no site Mashable para rodar uma notícia fake sobre a história do Scott Lang.
Espero que esse tipo de marketing no MCU apenas cresça conforme novos filmes e séries vão chegando. Imagina usar este tipo de notícia como teaser para novos anúncios de personagens, novas temporadas de séries ou até como um pseudo trailer?