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Mark Millar: "Indústria de HQs ainda deve crescer"

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Seria mais uma previsão furada ou outra mentira deslavada de Mark Millar?

Mark Millar escreveu um manifesto no site Newsarama defendendo idéias sobre o que entende ser uma previsão do crescimento e crise dos quadrinhos em 2013.
Para Millar, a indústria de quadrinhos norte-americana tem altas e baixas a cada 20 anos. Surgiram com inacreditável força nos anos 40, decaíram nos 50 e nos 60 ressurgiram com Stan Lee e Jack Kirby. Nos anos 70, nova decadência e nos anos 80, muitos artistas tornaram-se milionários só desenhando páginas de quadrinhos. Os anos 90 trouxeram uma nova decadência e hoje, segundo ele, os gibis voltam a dar lucro.
Um emblema desta situação seriam as sagas Crise Infinita e Guerra Civil no topo da lista de vendas, quase 20 anos depois de Crise nas Infinitas Terras e Guerras Secretas fazerem o mesmo.
Não pára por aí. Millar acredita que o estouro de vendas e mais $$$ rolando, gera melhores trabalhos. Nos anos 60, os X-men e a Marvel surgiram e estão aí até hoje. Vinte anos depois, Cavaleiro das Trevas, Watchmen (do autor Alan Moore, na foto ao lado), A Queda de Murdock e outros excelentes trabalhos foram publicados e até hoje são lembrados como marcos dos comics.
E o século 21? Muita gente garante que o Demolidor de Brian Michael Bendis e Alex Maleev é melhor do que o de Frank Miller e David Mazuchelli. Exageros à parte, não resta dúvida que trabalhos como este, o de Grant Morrison na DC Comics e o do próprio Millar em vários outros casos, garantem que vivemos uma ótima era da nona arte.
liefeld_fede_4-3364183, 9300238, 1669148932, 20221122202852, 22, 11, 2022Relembrando os anos 80, quando artistas como Jim Lee e Rob Liefeld tornaram-se milionários com a Image Comics, Millar defende no seu manifesto que podemos ter um bilionário vindo dos quadrinhos. Para ele, o momento econômico dos quadrinhos deve crescer ainda mais até 2010, quando deve ter um novo baque graças ao maior investidor da indústria nos dias de hoje: Hollywood.
Millar lembra que nos últimos anos, o cinema investiu grandes quantias em adaptações dos quadrinhos, mas que a partir de agora pode agir diretamente, contratando profissionais dos comics para trabalhar no cinema. Frank Miller já co-dirigiu Sin City e digirá Spirit, Grant Morrison escreveu a adaptação de sua própria criação WE3 para a animação e Brian K. Vaughan (Y: O Último Homem) também se envolve com cinema.
A verdade é que muitos roteiristas de quadrinhos escrevem para cinema ou TV (Joss Whedon e Straczinski fizeram o caminho inverso) e alguns desenhistas trabalham com storyboards (espécie de decupagem dos planos a serem filmados) no cinema.
Diante desse panorama, em 2013 não haveria mais artistas para a indústria de quadrinhos. Resultado? Histórias pífias e mais um período economicamente ruim.
O manifesto não ficou sem opiniões contrárias. O escritor de quadrinhos e roteirista cinematográfico Cristos N. Gage comentou no fórum Millarworld que acredita que a liberdade criativa dos autores de quadrinhos impedirá que tantos deixem definitivamente os quadrinhos.
Bom…Vamos lá:
1) Vale lembrar que o período de ciclos não é tão uniforme. A Image surgiu no fim dos anos 80, chegou aqui no Brasil nos anos 90 e, apesar da decadência comercial, existe até hoje. A despeito das crises, encontrou seu nicho – o que, em termos administrativos, é mais importante do que vender milhões em um ano.
2) Muita gente se tornou milionária nos anos 90 também. Rob Liefeld ganhou tubos com a Image e com outros trabalhos. Todd McFarlanne descobriu, muito antes da Marvel, que licenciar é melhor que vender gibi. Spawn virou filme, animação, brinquedo e outros artigos.
Nenhum dos dois artistas produzia criações 100% qualitativas, mas financeiramente eram uma mina de ouro. Spawn, assim como a Image, tem um mercado que não cresce, mas regular. Histórias desenhadas por Liefeld ainda são sinônimo de imensas vendas.
3) Os quadrinhos podem viver um bom momento artístico e regular comercialmente, mas vendem muito menos do que há 20 anos. Com web, animação e cinema cada vez mais fortes, fica difícil conquistar novos leitores. Perder os velhos é inevitável em personagens que evoluem ou mudam pouco em décadas. A verdade é que os Comics vivem uma crise comercial, com pouca gente comprando quadrinhos. O que sustenta as editoras hoje é o licenciamento de seus personagens e não os gibis.
Vale lembrar que a DC Comics pertence à Warner…
markmillar-9789002, 7395992, 1669149851, 20221122204411, 22, 11, 20224) Mesmo com vários escritores trabalhando em filmes, tenho minhas dúvidas se todos deixarão os quadrinhos. É um meio diferente, com muita concorrência. Ainda que os medalhões partam, acredito no surgimento de novos talentos que sempre contarão com a visibilidade que os quadrinhos dão nos EUA.
A análise de Millar (foto ao lado) possui bons fundamentos, mas carece de mais dados. Só o tempo dirá se ele está certo ou não. Eu não acredito em uma nova crise em 2013, mas é inegável que se os Comics não se redefinirem, serão cada vez menos lidos.
E vale lembrar que a indústria norte-americana hoje é uma grande fatia no mercado mundial. A Europa e, principalmente, o Mangá continuam firmes e fortes. Curiosamente no Japão é muito comum adaptações cinematográficas de mangás, mas nem por isso ouvimos um leve rumor da decadência comercial dos Mangás. Talvez seja uma questão menos econômica e mais de qualidade.
E vocês? O que acham?
Fonte: Omelete
Bugman sempre lerá quadrinhos

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