Previews

Jornal plagia UHQ!!!!

plagio-8765910, 9509903, 1669152479, 20221122212759, 22, 11, 2022

O Universo HQ é uma das maiores referências quando o assunto é quadrinho. Especialmente se for quadrinho nacional. Não é vergonha o Melhoresdomundo.net ou qualquer outro site afirmar que é pautado pelo site comandado por Sidney Gusman. Pelo contrário, é uma grande honra ser um leitor e ser pautado pelo site.
O que não é honroso é o plágio.

O JB Online copiou (alterando apenas o título e uma única frase) a notícia Fabricante do Viagra lança série em mangá e publicou em seu endereço virtual com a assinatura “agência JB”, sem dar nenhum crédito ao UHQ e a Marcus Ramone, redator responsável pelo texto.
“A única coisa que ele [o plagiador] fez foi tirar o itálico e colocar aspas. É lamentável. Não é um blogzinho de algum leitor, é o JB Online”, criticou Gusman para o site Comunique-se.
O veículo se desculpou com Sidney, mas não deu uma errata sobre o episódio. O UHQ abordou o assunto em seu blog. Do JB, esperava-se mais. Afinal, a cópia pode ser reproduzida por outros sites ou, pior, quem ler o UHQ e ler o JB, pode achar que quem plagiou foi o site com anos de serviços aos amantes dos quadrinhos e não o jornal carioca.
O texto deletado pode ser visto aqui e ainda é possível achar seus rastros
Informações na base do Ctrl+C e Ctrl+V, erros que não são assumidos em erratas, textos deletados sem explicação… O UHQ não merecia isso. E nem o JB.
Update: Para atualizar o post, acrescento a reportagem sobre o assunto que fiz para o Portal Comunique-se. Segue:

Jornal do Brasil plagia matéria de site sobre histórias em quadrinhos
Uma nota publicada no site Universo HQ, especializado em histórias em quadrinhos, foi republicada com alterações mínimas na versão online do Jornal do Brasil. Apesar das reclamações de Sidney Gusman, editor do site, a empresa levou mais de 24 horas desde a publicação da nota para apagar o texto. A reportagem disponibilizou uma cópia da página e ainda é possível encontrar seu registro na busca do JB Online.
“A única coisa que ele [o plagiador] fez foi tirar o itálico e colocar aspas. É lamentável. Não é um blogzinho de algum leitor, é o JB Online”, criticou Gusman, que também trabalha nos Estúdios Maurício de Sousa, responsáveis pela Turma da Mônica. Além da substituição citada por Gusman, o texto alterava o título e incluía apenas a frase “os típicos quadrinhos nipônicos” para falar dos mangás.
O editor fez a reclamação com a jornalista Aline Freire, editora do JB Online, que repassou para o Caderno B, responsável pela nota. O repórter e subeditor Marcelo Migliaccio admitiu o erro, mas não quis confirmar se o JB Online publicaria uma errata. “Já resolvemos com o veículo”.
O blog do Universo HQ publicou um texto sobre o plágio, disponibilizando uma cópia da página e criticando o plágio.

Bugman era fã do JB…

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo