A Gente Jogamos

Fallout 76: um review 4 anos depois

Quem já acompanha o MdM há muito tempo já sabe do meu amor e paixão pela franquia Fallout. Eu jogo desde o primeiro e joguei o mesmo save de Fallout New Vegas por quase 10 anos! Apesar de muitas ressalvas com Fallout 3 e 4, a franquia ainda mora no meu coração.

Em 2018 a Bethesda anunciou Fallout 76: o primeiro Fallout online, sem nenhum NPC, onde os únicos seres humanos seriam os pŕoprios jogadores – 24 pessoas no máximo – em um mapa que é quase 4 vezes maior que o de Fallout 4. Todd Howard, como sempre, fez aquelas promessas que sempre faz, que Fallout 76 seria algo revolucionário.

O jogo lançou e, como é o histórico da Bethesda, saiu cheio de bugs – isso sem falar nos problemas fora do jogo, como os pedidos de reembolso negados, os prêmios faltando nas dições de luxo, etc.

Mas como bom idiota que sou, eu comprei o jogo na pré-venda e…

Melhores do Mundo - fallout 76 e3 2018 3

…óbviamente o jogo era uma merda.

Com 24 jogadores simultâneos espalhados em um mapa quase 4 vezes maior que o de Fallout 4, você nunca encontrava ninguém.

O lag estava gigantesco. Você atirava nos monstros e eles não morriam. E, quando morriam, davam respawn bem na sua frente.

Bugs antigos de Fallout 4 ainda estavam lá.

E o pior: Fallout 76 era um jogo… vazio! Não tinha nada pra fazer. A força da franquia sempre foi a história e seus NPCs malucos e interessantes. Agora tínhamos uma história qualquer nota, que era contada por holotapes e por terminais de computador e só.

Uma história, aliás, que contradizia toda a essência da franquia: ela estimulava os jogadores a usar bombas nucleares pra terminá-la! A essência de Fallout é justamente uma crítica ao capitalismo e como ele leva para o terror da guerra nuclear e suas consequências!!!

Melhores do Mundo - Fallout76Revisited4

De um jogo com uma narrativa poderosa, de diálogos afiados e de um humor diferenciado vimos uma experiência vazia onde seu maior incentivo era jogar bombas nucleares pelo mapa, pegar roupas coloridas e construir casas. E só.

Larguei o jogo triste pelo potencial que ele poderia ter.

Então eis que a Bethesda anuncia mudanças. Passado o furacão da sequência de desastres do lançamento, ela anunciou a introdução de NPCs, novas facções, expansões e melhorias no jogo.

Conhecendo a empresa e o desastre que é seus lançamentos, esperei mais um pouco e agora, 4 anos depois, resolvi dar uma nova chance.

E aí? Como está agora Fallout 76?

Melhores do Mundo - 32d1331a 0a0a 486b 80b4 2deaf3bedb04

Agora temos NPCs. Assim que você sai do vault, você já encontra dois personagens que falam pra você um rápido contexto de como várias pessoas e gangues novas estão chegando. Depois de jogar por alguns minutos, a narrativa já te leva pra mais NPCs e pra algumas missões relacionadas a esses NPCs, que vai aos poucos te levando pra conhecer mais facções e novos lugares.

A performance melhorou. Não encontro mais bugs, o lag está mais ou menos aceitável e uma das principais coisas que me incomodavam – o respawn de inimigos na sua frente – não tem mais.

Um jogo que era muito vazio agora está cheio de coisas pra fazer e personagens para conversar, rodando melhor que antes.

Então quer dizer que Fallout 76 finalmente se tornou um bom jogo?

Melhores do Mundo - 76 WL Dialogue1 1920

Vamos imaginar o seguinte cenário: você é um arquiteto, certo?

Você é contratado pra construir uma cozinha. Você vai lá e constrói a cozinha.

Agora seu chefe pede pra você construir uma quadra de basquete. Usando a estrutura da cozinha mas sem derrubá-la por completo. Você tem que dar um jeito de inserir uma quadra de basquete ai.

Dá pra fazer?
Dá.

Vai ficar bom?
Óbvio que não.

Posso falar que o jogo melhorou? Posso. Melhorou sim.
Se antes eu não conseguia passar meia hora jogando, agora já registrei 12 horas de jogo.

Mas o jogo ainda é ruim.

Melhores do Mundo - avec wastelanders fallout 76 ne merite que la radiation 5bf4f71c

A história é muito fraca. Todas as nuâncias e consequências dos diálogos que a gente está acostumado não existem mais. O que vemos é uma história totalmente linear, com personagens rasos e sem graça, com um monte de buracos e falhas que deixam tudo pior.

Por exemplo, na história original, a overseer do Vault 76 fugia do Vault e deixava holotapes espalhadas pelo caminho. Seguindo essa missão, você andava pelo mapa todo, fazendo missões e conhecendo aos poucos a (fraca) história do jogo.

Nessa nova atualização, eu saí um pouco do script da história, fiquei perambulando por aí e achei a própria overseer em uma casa!!! Eu matei a missão principal do jogo em 15 minutos!!!

Melhores do Mundo - fallout 76 what vault 76 overseer thinks about bos by spartan22294 deolmpm fullview

Com isso, a nova estrutura do jogo, com suas novas missões e novos NPCs, ao invés de trazer mais profundidade a um jogo incialmente raso e vazio, apenas trouxe mais roupinhas coloridas, arminhas e novos móveis pra você construir sua casa.

“Ah Change, mas não dá pra aproveitar nada?”

Olha, parte da minha diversão com jogos da Bethesda – incluindo aí Elder Scrolls e Fallout – é perambular pelo gigantesco mundo aberto.

Fallout 76 tem o mundo aberto mais bacana e variado que a Bethesda já criou. Os cenários são muito bacanas com ambientes variados e interessantes.

Boa parte da minha jogatina que mais gostei foi justamente isso. Passear por aí, ver os lugares interessantes… Mas parou por aí.

Melhores do Mundo - fallout76 3

Concluindo, Fallout 76 se tornou um jogo mais, digamos, aturável. Dá pra jogar por algumas horas a mais do que antes.

Mas o que eu espero de uma franquia tão importante é algo muito melhor que simplesmente “aturável”.

Se você é fã da franquia, pode pular que Fallout 76 nunca vai ficar bom. Sua base estrutural já é toda cagada.

Porém, se você é fã desses jogos online de coletar roupas coloridas e construir casas, talvez seja legal você dar uma chance. Enfim, não é pra mim.

Nota na época do lançamento: 1
Nota depois do lançamento: 3

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo