Para a surpresa de ninguém, o Deadline anunciou ontem que Justiceiro e Jessica Jones, as únicas séries remanescentes das produções Marvel-Netflix, também foram canceladas. As duas últimas vítimas agora fazem companhia às já defuntas Demolidor, Luke Cage, Defensores e aquela bosta chamada Punho de Ferro.
Justiceiro foi a única série spin-off do pacote, após o aparecimento do personagem na 2ª temporada de Demolidor, e o anúncio do cancelamento veio um mês depois da estréia da segunda série solo do anti-herói.
Mais esquisita ainda é a situação de Jessica Jones, cujo cancelamento foi anunciado antes mesmo da sua temporada final estar disponível ao público (o que deve acontecer lá pelo meio do ano).
Como o Netflix não divulga seus números de audiência, é difícil apontar o motivo do cancelamento das séries, mas pesquisas não-oficiais dizem que Demolidor era uma das séries mais vistas dentre o conteúdo original do serviço de streaming. Se até Demolidor foi cancelada, as outras provavelmente seguiriam pelo mesmo caminho.
A razão mais provável para o fim da parceria Netflix-Marvel é a vindoura concorrência direta da Disney (dona da Marvel) no mercado de streaming, que deve ter gerado um cabo-de-guerra nos bastidores pra ver quem pode fazer o quê com os personagens.
Com o cancelamento das séries, resta a esperança de que a Disney use esses personagens de alguma outra forma num futuro próximo (quem sabe reintegrando todos no cineverso Marvel).
Agora, se você não reconheceu a citação do imortal Jupará no título deste post, pare tudo o que está fazendo e vá assistir a esse clássico do cinema que é O Destino de Miguel:
Que porra de pilastra!