O blog Speakeasy, do Wall Street Journal (uma fonte considerada bastante confiável e não dada a rumores infundados) noticiou ontem que a Warner está planejando levar a equipe de sidekicks da DC para a TV, mais especificamente no canal TNT. Apesar dos quadrinhos da DC atualmente estarem na fase dos Novos 52, a notícia dá conta de que o formato da série será bem mais parecido com a fase dos Titãs dos anos 80, que era feita por Marv Wolfman e George Pérez, e que será protagonizada por um Robin de cerca de 20 anos que sai do manto do Batman para virar Asa Noturna, além de “novos” heróis como Estelar, Ravena e Ciborgue.
Quem está escrevendo o roteiro do episódio piloto é Akiva Goldsman, produtor e roteirista responsável por filmes como Uma Mente Brilhante (bom), o Código da Vinci (chato), Batman Forever (me diverte) e Batman & Robin (É….boa noite!). Goldsman também esteve ligado a um filme dos Novos Titãs que fora anunciado/rumorizado, mas que nunca rolou.
Bem, atualmente a DC parece estar encontrando seu lugar fora dos quadrinhos com a TV. Arrow está indo muito bem, a série do Flash tem sido bem elogiada antes de sair, e Gotham e Constantine parecem estar indo pelo mesmo caminho. Fora isso, estão em produção séries como Preacher, iZombie (que também já estreia nessa temporada, se não me engano), DMZ e Scalped. Além disso, já foi confirmado que a série da Supergirl também está em desenvolvimento.
Sendo bem honesto, eu fico com o pé bem atrás com essa notícia. Primeiro por que o fato da Warner estar querendo produzir uma série não significa que ela vá sair (isso não é um mérito da Warner, é como a coisa funciona lá nos EUA).
Segundo, por que eu tenho um carinho muito grande pelos personagens. A primeira HQ que eu li na minha vida foi uma dos Novos Titãs (Novos Titãs nº4, da abril), e eu considero a fase Wolfman/Pérez como a fase definitiva da equipe. Então eu acho muito difícil a Warner acertar com uma série dessas, mantendo a fidelidade do material original. Então, ou ela vai ser apenas levemente baseada (o que é provável), o que significa que na real a única coisa igual serão os personagens, ou ela vai ser algo mais fechado, com uma pegada menos “público civil”, o que eu duvido muito.
Depois, temos a questão orçamentária de uma série de TV. É verdade que hoje em dia temos séries como Game of Thrones, por exemplo, que possui bom orçamento pra TV, mas vamos combinar que qualquer coisa que envolva super-heróis e superpoderes é outro nível. Ainda mais se considerarmos personagens overpower para a TV, como Estelar, Ravena e Ciborgue. E depois, sério mesmo que vocês acham que a Warner daria para uma série de super-heróis o mesmo tratamento que um canal como HBO e AMC dão para séries que não são de supers? Fazer um Preacher para público de nicho é uma coisa, fazer uma série que já tem um desenho de sucesso entre a garotada para um público de nicho, é outro assunto.
Enfim, resumindo (ou não, muito pelo contrário), eu duvido que essa série saia de verdade. A DC tem essa coisa de, de tempos em tempos, parecer que ligou o turbo e que finalmente vai fazer um monte de coisas com heróis, mas quase nada dessas coisas saem, ou quando saem, são muito ruins. Vamos torcer que o sucesso de Arrow garanta que, se essa série sair, pelo menos ela não seja vergonhosa.