A Gente Lemos
Das Antigas: No Coração da
Pois é, pessoal. O mundo das HQs sofreu uma grande baixa com o desencarne de Will Eisner. E neste Das Antigas, gostaria de falar de uma publicação sua em especial, denominada No Coração da Tempestade.
No Coração da Tempestade foi uma mini-série em duas edições publicada por aqui em 1996, pela Abril. O preço de cada livro era R$ 9,90 (uma quantia bem salgada para a época). Não se tratava de uma obra de ficção, e sim de uma autobiografia do desenhista, em quadrinhos.
Nela, podemos perceber como foi difícil a vida pra Eisner. A história começa mostrando a conturbada infância do gênio no Bronx, um bairro barra-pesada americano, passando pelo passado de sua família imigrante. Em seguida a isso, é retratado o contato do gênio com o socialismo, sua participação na Segunda Guerra Mundial e como cresceu profissionalmente e revolucionou o mercado das HQs. O preconceito anti-judaico sofrido por Eisner e por sua família é amplamente retratado, às vezes com bom humor, às vezes dramaticamente.
Eisner elaborou essa autobiografia com ótimos toques de humor e concedeu a cada personagem uma individualidade e carisma incrível. Não é à toa que ele foi O CARA.
Bem que a Abril ou até mesmo a Panini poderia republicar essa obra, para que todos os novos leitores (e antigos também) conhecessem melhor como viveu Will Eisner, o agora imortal gênio dos quadrinhos.
Se encontrar em algum sebo, vale a pena adquirir!