Home > Cinema > A Marvel não vai para SDCC porque ARREGOU pra DC?

A Marvel não vai para SDCC porque ARREGOU pra DC?

///
Comments are Off

Essa semana eu falei sobre o anúncio oficial de que a Marvel vai estar de fora da San Diego Comic Con. Ainda não consegui apurar se isso significa que apenas a Marvel STUDIOS (ou seja, os filmes) estará fora ou TODA a Marvel (o que inclui TV e quadrinhos). Anteriormente deduzi que isso se referia apenas aos filmes, mas vi outros jornalistas dos isteites com essa dúvida. Mas seria muita burrice da Marvel tirar seus quadrinhos de um evento que, originalmente, é SOBRE quadrinhos.

De qualquer maneira, o El Mayimbe, ex-Latino Review revelou no seu novo site, o Heroic Hollywood, o suposto VERDADEIRO motivo pelo qual a Marvel vai pular a SDCC esse ano.

Segundo ele, a Marvel pulou fora por MEDO. A casa das ideias copiadas teria descoberto internamente os planos da Warner para o Hall H da SDCC e percebeu que não teria como competir com o que eles irão levar pro evento.

Ainda segundo o Mayimbe, como a Marvel tem Civil War atualmente em produção, não haveria tempo para levar alguma filmagem relevante; além disso, o ator que supostamente interpretará o Homem Aranha só começará a gravar Civil War a partir de Julho, DEPOIS que a SDCC tiver acontecido – e, aparentemente, o estúdio quer guardar a revelação.

É verdade que a Marvel já fez alguns “migués” para levar coisas para a SDCC mesmo sem não ter muito, como a apresentação rápida que fizeram do Homem Formiga (que nem se sabe se estará no filme), apenas para o evento. Mas o que Mayimbe alega é que, dessa vez, considerando os planos da Warner, não há o que a Marvel possa fazer para se destacar.

Bão, se isso for verdade, não é tanto uma surpresa. No meu post anterior sobre o assunto, já citava essa especulação. E, mercadologicamente falando, faz sentido. Não se trata necessariamente de ter “medo” da competição, e sim saber que não se tem material que o valha e deixar o campo. É melhor para ambos os estúdios.

Vale lembrar que algo parecido aconteceu, embora inverso, com Batman v Superman e Capitão América: Civil War, que haviam sido agendados para estrear no mesmo fim de semana – na verdade, a primeira data de BvS era Julho de 2015, depois mudou para 6 de maio de 2016, a mesma data que a Marvel já tinha estabelecido para seu filme, que ainda não havia sido divulgado como sendo o próximo Capitão América. Não demorou muito para alguém reagendar a estreia (nesse caso, foi a Warner), simplesmente porque não é bom para nenhum dos estúdios ter esses dois blockbusters acontecendo no mesmo fim de semana quando ambos podem ser os reis dos seus fins de semana de estreia se estrearem “sozinhos” (ou, no caso, com competições menos diretas).

É tudo uma questão de estratégia. Enquanto a Warner tem tudo para este ano mitar na San Diego (ano passado eles fizeram uma apresentação bem tosca só mostrando 3 pôsters e fazendo os 3 atores, Henry Cavill, Gal Gadot e Ben Affleck entrarem no palco mudos e saírem calados, literalmente, e só isso já teve grande repercussão, imagina um painel “de verdade” com novidades de verdade), a Marvel já está estabelecida o bastante, com seus fãs já bem cientes do que vem por aí.

Mas, só para não perder o costume: