Então, recentemente a DC anunciou para 2015 um evento chamado Convergence, que parece ser uma especie de mistura de Crise nas Infinitas Terras com Desafio dos Campeões, onde Brainiac coletou diversas realidades do Multiverso DC e colocou tudo num planeta que ele chamou de Blood Moon. Antes disso, a Marvel havia soltado um teaser de sua nova saga de 2015, “Secret Wars”, seguido de outros teasers que nada mais eram do que releituras de sagas e futuros alternativos já feitos pela Marvel. Agora, eis que a Marvel solta um teaser/trailer dessa saga, e…
Basicamente, o vídeo mostra que haverá um tipo de “Planeta campo de batalha” formado por todas essas realidades alternativas que foram mostradas nos teasers. Se eu não me engano (corrijam-me se eu estiver errado, pois estou falando isso de cabeça), em Guerras Secretas o Beyonder criou um planeta campo de batalha, feito de outros planetas, não? Agora parece que é a mesma coisa, só que ao invés de planetas, ele será feito de universos paralelos.
Então, deixa eu ver se entendi: a principal megassaga de 2015 da Marvel será uma batalha entre personagens de diversas realidades alternativas, enquanto que a principal megassaga de 2015 da DC vai ser…Uma batalha entre personagens de diversas realidades alternativas?
Parece uma chupação na cara dura de ambas as editoras, não é? Pode ser que sim (provavelmente), pode ser que não. O autor desse novo Secret Wars é Johnatan Hickman, que é amigo do Grant Morrison. E daí? Daí que já faz tempo que os autores estão incluindo elementos das histórias do outro em suas próprias histórias brincando com a ideia de que a Marvel e a DC fazem parte de um mesmo multiverso. E, apesar do Morrison não ser o autor de Convergence (que eu saiba), ele é o autor de Multiversity, que simplesmente tá redefinindo as “regras” do Multiverso DC.
Isso tem a ver com a “coincidência” das duas megassagas? Talvez. Ou não, muito pelo contrário. Mas provavelmente não. Pelo menos no caso da saga da Marvel, as capas vão ser do Alex Ross. CHUPA DC!