DOG Returns…!!!
Montagem de uma loja de modas em conjunto com a mãe… Serviços dispersos… Roteiros ao léu… Livros sendo escritos…
Eu sei, MdManos e MdMinas que nada disso interessa à vocês! Mas era só pra resumir, de forma dramática, minha ausência “semanal” da TOPDOG!
Como disse da última vez, o tempo é algo maluco e incontrolável e, eu só tive UMA coluna postada no mês passado! Me desculpem, mas é que eu REALMENTE estive SEM tempo!
Agora tudo voltou ao normal… Mas não creiam muito na minha palavra… 😛
…
Nessa semana vou comentar sobre alguns filmes que vi durante o ano! Isso é, vou dar a MINHA OPNIÃO sobre tais filmes… E cada um tem um gosto!
É como se fosse um “TOP qualquer coisa…” já que estamos chegando ao fim do ano. Mas ainda sim deixarei pra falar de outros filmes futuramente, enquanto isso vou seguindo em partes!
Logo, logo eu volto a falar mais sobre a Turma da Mônica.
X-MEN – O CONFRONTO FINAL
Brett Ratner é um cara legal! A Hora do Rush 1 e 2 são legais! Dragão Vermelho é legal! X-Men 3 também! Espetacular, como muitos ditaram por aí, não! Batman Begins, X-Men 2 e Homem-Aranha 1 e 2 é que são espetaculares!
X-Men 3, ao meu ver, está no mesmo patamar de qualidade de X-Men 1 e Demolidor e, tem muito mais qualidade que Quarteto Fantástico, A Liga Extraordinária e Justiceiro (Elektra e Mulher-Gato são CACAS)!
Mas entre a trilogia não se pode comparar. Cada um dos três filmes de X-Men foram feitos da forma que deveriam ser, seguindo um padrão cronológico óbvio – mas não necessário! A trilogia, por si só, já vale MUITO a pena!
O primeiro conta às origens, o que é SEMPRE necessário, além do combate-final-clichê ser emblemático e um dos mais empolgantes que vi! O segundo continua tudo de forma sutil, trabalhando melhor a personalidade e os poderes de cada personagem, revelando alguns segredos, mostrando ambigüidades e tragédia de forma GENIAL! Já o terceiro esculhamba com tudo o que foi seguido até ali e joga bastante AÇÃO no meio da bodega, com um pouquinho de tragédia ali e diálogos aqui…
X-Men – O Confronto Final é um filme legal, que vale a grana do ingresso ou da locação e também vale a pena estar na estante ao lado de seus antecessores e também de outros grandes filmes de super-heróis! A ação do filme é frenética e a tensão também, sem contar que a introdução do filme foi genial (origem da Jean) – além dos efeitos que rejuvenesceram Charles e Eric terem sido muito bem realizados!
-Contras:: Ciclope só está no filme mesmo pra introduzir a chegada da Fênix e nada mais! Nós todos sabemos o motivo dele ter ido pras cucuias, mas o caso é que ele também não “se encontraria” num filme tão cheio de personagens sub-aproveitados! Apesar de que eu curti o lance quando seus raios ópticos perdem o controle no lago Alkali!
A Vampira foi à personagem MAIS interessante do primeiro filme e continuou bem o seu papel no segundo, mas no terceiro, onde ela poderia ter tido uma história bem interessante a ser contada (devido o fato da Cura Mutante), ela simplesmente some e surgi no fim, sem nada a acrescentar relevantemente! Não gostei!
O Anjo é outro mal aproveitado, que só teve utilidade no enredo pra introduzir o seu pai Warren, esse sim um personagem interessante – já que foi o tal milionário que bancou as pesquisas da Drª Rao, esta, que faz o seu papel de forma correta e nada mais. Anjo, não gostei! Ficaria com o Noturno…
Drª Moira, Bolívar Trask, Leech e o Presidente dos EUA também fazem seus papéis de forma correta e convencem bem, no entanto, também sem mais nenhum acréscimo.
A Fênix/Jean teve bons momentos, alguns dramáticos e outros assustadores. Mas não foi muito além disso. Ela começou bem quando surge dúbia, mas depois que se alia a Magneto, é notável a personagem “perdida” dentre tanto outros – mas sua segunda morte foi legal!
Homem-Múltiplo tinha tudo pra ter sido um personagem legal no filme. Ele teve sim uma ou outra cena interessante, mas depois da cena em que ele engana as autoridades, o mutante simplesmente desaparece do filme! Estranho e mal explicado. Não gostei!
Callisto, Arco Voltaico, Psylocke, Ômega-Vermelho (que eu não vi) e outros, demonstraram um pouquinho de seus poderes ducas, mas só serviram, realmente, para serem mais alguns dos corjas capangas de Magneto. E só! Dentes-de-Sabre e Groxo fizeram melhor…
Prós: Wolverine continua o seu BOM papel dos filmes anteriores, mas neste eu vi ele como um ser mais SENTIMENTAL e bem menos feroz do que no segundo…
Tempestade também está no mesmo patamar de interpretação do Wolvie! Halle sempre ótima, ganha mais destaque e tem seu melhor desempenho neste filme… Além também de ter ganho a MELHOR peruca! 😛
Magneto e Charles são outros que continuam seus papéis brilhantemente! Também não poderia ser diferente, com dois atores que sempre dão um show de interpretação! O primeiro mostra toda sua ferocidade nesse filme, enquanto que o segundo consegue transformar uma cena trágica, mais triste do que pede o roteiro.
O Fera foi a boa surpresa do terceiro filme dos mutantes e se iguala a magnitude de Noturno no segundo! Grammer é perfeito no papel e se sai muito bem! Mas convenhamos que aqueles “saltos” do Fera ficaram beeeem toscos!!
Mística, na minha opinião sempre foi a MELHOR atriz da trilogia mutante! A sutileza de seus movimentos, seu olhar ambíguo e seu silêncio (daquele que diz tudo) a tornam uma das personagens mais interessantes do CINEMA! Mesmo com um papel menor no último filme, as cenas em que ela aparece são primorosas… Principalmente “aquela” quando ela volta a se tornar humana…
O Homem-de-Gelo, que teve as sementes plantadas no primeiro filme e algo já brotando no segundo, tem seu destaque merecido no terceiro! Mesmo com um ou outro clichê, e com as cenas pseudo-românticas, a demonstração de seus poderes são magníficas e sua transformação no fim também! Gostei!
Pyro, a contraparte de Bobby, também mostra toda sua rebeldia e crueldade de forma legal e bem idealizada! O cara é um xarope tremendo, mas tem poder e moral pra fazer o que pretende!
Kitty Pride e Colossus também não ficam atrás! Na minha opinião, ela teve um papel correto e o interpretou da maneira que deveria ser, sem acréscimos! Destaque pra cena onde ela enfrenta o famigerado Fanático! Enquanto que o nosso desenhista russo teve também um destaque merecido, um “arremesso” esperado e, aquela transformação em metal que ficou duca!!
O casca-grossa e predileto de 11 à cada 10 fãs de X-Men, Fanático, teve o ator PERFEITO pro papel (Vinnie, yes) e também ganhou algumas das MELHORES cenas do último filme! Mas ainda sim eu achei que o nosso querido Brett ferrou com o destino do mutante… Poxa! O Fanático, logo após entrar em contato com Leech – que anula TEMPORARIAMENTE os poderes de quem se APROXIMA dele (como o Fera no início do filme), tromba contra uma parede e cai. Até ae tudo bem. Mas depois ele simplesmente DESAPARECE do filme! Como isso? Se o Leech já não estava mais próximo dele, então era para o Fanático ter recebido seus poderes (só no filme mesmo :P) mutunas de volta e então retornado ao ataque. Mas não, o cabra provavelmente morre na explosão do complexo!! Vixiiiiiiii!! O Fanático ficou ÓTIMO no filme, mas esse seu fim ficou mal contado! Furo no roteiro, convenhamos…
A morte de Xavier, de Ciclope, alguns mutantes perdendo os poderes através de armas plásticas (genial) usada por militares humanos, Magneto movendo a ponte, a casa “poltergeiste” de Jean, Wolvie na floresta, o arremesso do Colossus, Tempestade em ação, transformação de Colossus e Homem-de-Gelo, quebra pau entre mutantes, Mística sendo “curada”, Sentinela… Todos esses fatores e outros mais fazem de X-Men 3 um filme LEGAL, daqueles que você sempre tem vontade de assistir, assim como os dois primeiros!
Magneto, no final, movendo a peça de xadrez e o lance do Xavier ter transferido sua mente (que outro mutante teria tal capacidade pra tal feito?) para um corpo desfalecido são sinais de que Brett Ratner tem uma boa capacidade pra filmes desse porte, mas que ainda sim ainda tem MUITO o que aprender… Quem sabe algumas aulinhas com Bryan Singer! 😀
Sim, sim! Eu sou daqueles que, se tivesse no lugar dos executivos da Fox, teria paciência e lançaria X-Men 3 em 2008 (porque o ano que vem tem Homem-Aranha 3, yes!) e permaneceria com Bryan no comando, pra continuar com a cronologia que ele havia planejado para os mutunas! Mesmo com um ou outro Super-Homen´s no meio do caminho…
Ainda sim, mais uma nota baixa pelo fato de “nível mutante”… Que um tem o nível 4 e outro o 3… Em que momento dos dois primeiros filmes foi citado isso, que eu não me lembro????
…
X-Men 2 ainda é o melhor! Agora aguardemos pelo 4, 5, 6…
Nota 8,5
SUPERMAN – O RETORNO
Bryan Singer sabe o que faz. Quem pode dizer que Os Suspeitos e os dois primeiros X-Men são filmes ruins?? Ninguém, respondo eu! Genial em sua magnitude, Singer elaborou um filme sutil e na medida certa para os fãs do azulão! Realmente não era tudo o que os fãs esperavam, mas eu vejo que, de certa forma, era assim que o filme realmente deveria ser contado. De outra forma, ele poderia soar falso ou apressado demais. Superman ficou por anos distante demais dos cinemas (mesmo com seriados e animações) e Singer simplesmente teve que recontar tudo com uma introdução mais enxuta e efeitos especiais de deixar qualquer queixo caído!
Logicamente que eu sei que todos esperavam por mais ação, mas como o diretor sempre adiantou durante as filmagens, esse filme do Super seria uma “grande história de amor”. Acho até que ele exagerou, porque vemos sim cenas melodramáticas entre o azulão e Lois, mas nada que comprometa o andamento do filme! Muito pelo contrário, tais cenas se encaixaram tão bem no enredo que deram mais PERSONALIDADE pro Super, considerado um semi-deus por muitos ae.
Mas não podemos nos esquecer da cena em que ele salva o avião, à MELHOR de todo o filme, que vale cada centavo gasto nesse entretenimento!
Brandon Routh me surpreendeu, devo admitir! Tanto como Clark como Super, ele fez um ÓTIMO papel, melhor até do que eu esperava. Reeve deve estar dando pulos de alegria dentro de seu túmulo!
James Marsden teve sua compensação nesse filme! Enquanto no filme dos mutunas ele é tirado de cena logo nos primeiros cinco minutos da película, aqui ele demonstra o ator que é. Boa interpretação, gostei! Sem contar o momento em que ele salva o Super! James é e sempre será o eterno CORNO dos cinemas (sorry Ciclope e Richard :P)! Huahuahuahuahuaaaaaaaa!!!
Martha Kent, Perry White e Jimmy Olsen, me convenceram tanto com seus personagens, que fica até difícil lembrar que eles são Eva Marie Saint, Frank Langella e Sam Huntington! Demais!!!
Jor-El… Sem comentários! Mais uma idéia GENIAL de Singer em prestar tal homenagem a Marlon Brando! Nenhum outro diretor teria a idéia de utilizar cenas nunca usadas antes pra uma cena de revelações na Fortaleza da Solidão!
O saudosismo retorna quando vemos Superman levando Lois para um passeio noturno pelos ares de Metrópolis! Richard Donner deve ter aplaudido tal cena!
Agora vou citar dois personagens que eu esperava mais e não se mostraram tanto… Os fãs vão chiar!
Lois! Kate Bosworth foi correta e nada mais! Interpreta um papel que em suas mãos se tornou apenas clichê, com nada de inovador! Lois Lane é muito mais casca-grossa que aquilo! A Lois de Kate é meio nojentinha… Num gostei muito não!
Lex! Kevin Spacey é um dos meus atores PREFERIDOS! Só que aqui ele me desapontou um pouco! Gene Hackman já havia interpretado um Lex Luthor mais cômico nos cinemas antes, e eu esperava de Spacey um vilão mais frio e menos megalomaníaco! Sinceramente, me DESAPONTEI! Ele tem cenas boas sim, com toda certeza, é inegável! Mas pra Spacey isso é pouco! Somente sua seu cinismo é que salva o personagem no filme…
Kitty Koslowski é o alívio cômico da película e está impagável! Os brutamontes capangas serviçais idiotas cascas-grossas de Lex só serviram pra dar uns paus no Super e nada mais! Poderia ter sido mais elaborado nessa parte, mas beleza!
Num geral o filme foi bem construído, contado no tempo certo (sem a pressa do último dos mutunas), cenas memoráveis, personagens marcantes e boas surpresas!
Agora sobre as três MELHORES coisas do filme: John Williams arrebenta na trilha sonora, que empolga durante o filme TODO!!!
Noel Neill, a velha boboca milionária que deixa toda sua fortuna para o seu marido-golpista Lex! Putz! A velha lembra uma bruxa e realmente parece estar indo pras cucuias naquela cama na introdução do filme!
E, Tristan Leabu, o menino Jason, filho do Super, carinha de bobo, imune a kriptonia e com uma força igual ao do pai – só que descontrolada! Ainda, as vezes, tenho pesadelos com um piano sendo jogado sobre meu corpo!!!
Agora, em 2009, queremos ver mais PORRADA! Esqueçam Zod! Mandem Brainiac!
Nota 8,5
Quem gostou comenta aí, que na próxima semana eu to de volta, ou assim espero…
Fui!
Frase DOG da semana: “É um homem?” “É um avião?” “Não, é o Su…” Oi! Me chamaram?” – Lois, Perry e Jimmy ao verem imagens das fotos de Superman e, logo depois, Clark, chegando na sala… Genial!
Douglas “The DOG!” M. Comito
Desenhista, Escritor, Roteirista, também é Sidekick do Bugman, BadKarma do Spider (em férias) e alienígena perdido no espaço-tempo em busca de suas origens…