Eu sei que sempre deixei meu ódio pelo Jeph Loeb bem claro aqui no MDM, mas nem tudo desse roteirista horroroso é uma titica de galinha. Apesar das Supergirls e histórias idiotas de Superman/Batman, sempre digo que Loeb fez três coisas excelentes em toda a sua fétida carreira: a série de cores da Marvel (Homem-Aranha azul, Demolidor Amarelo e Hulk Cinza), os Dias das Bruxas do Bátima e Comando para Matar! Sim, Comando para Matar, aquele filme dos anos oitenta com o Arnoldão Schwarzenegger. Loeb foi o roteirista!
Como era de praxe nos filmes de ação da época, e em todos os roteiros do Jeph Loeb, a história é lotada de frases feitas. Para vocês terem noção da capacidade do nosso amado Loeb, a quantidade de frases clichês é quase a mesma de corpos fuzilados durante o filme: aproximadamente 80! (acredite, eu contei).
E mais uma curiosidade: como o Hellblog é rico, eu o convenci a gastar dinheiro no DVD dessa preciosidade. Então, esse post foi bancado por ele. Vamos ao Top 5,5 Frases Feitas de Comando Para matar!
5ª posição: Antes de entrar no avião, Matrix fala para um dos capangas do vilão do filme: “Ei Sully, gostei de você. É por isso que eu vou te matar por último.” Um clááááássico!
Depois de escapar do avião e perseguir Sully com um carro, Matrix consegue apanhar o capanga e o segura, na beira de um abismo, pela perna (dá até pra ver o cabo). Para intimidar o vilão e conseguir seu interrogatório, rola o seguinte diálogo.
Matrix: Lembre-se que esse é meu braço mais fraco.
Sully: Você disse que ia me matar por último!!!
Matrix: É… (pausa para pensar) Eu menti!
Viva o mestre Loeb!
4ª posição: Depois de conseguir escapar do avião e matar Sully e Cooke, Matrix segue dirigindo o carro de Cindy quando, de repente, rola o seguinte diálogo:
Cindy: Onde nós vamos agora?!?!?!?!?
Matrix: Fazer compras!
E na cena seguinte aparece Matrix invadindo uma loja de armas com um trator. Clichê, canastrão e estúpido! Bem ao estilo do Arnoldão!!! Chega a ser poético!
3ª posição: No final do filme, John Matrix finalmente enfrenta seu grande inimigo: o vilão com jeito de Freddy Mercury Bennett! Eles começam a lutar no porão da casa do ditador quando, de repente, Matrix enfia um cano do tamanho de um bonde na barriga de Bennet. Com isso, Schwaza consegue prender o vilão em uma máquina que é movida à pressão e vapor.
Como o vilão está com um cano atravessado na barriga, o vapor começa a sair pelo buraco e John Matrix, em sua infinita sabedoria, solta mais uma pérola digna do mestre Jeph Loeb: “ei, Bennett, não faça tanta pressão!”
2ª posição: o vilão Cooke tenta amedrontar John Matrix durante a luta dos doises com o seguinte diálogo:
Cooke: O que houve, Matrix? Está com medo de um boina-verde?
Matrix: Eu como boinas-verdes no café da manhã!
Lindo!
1ª posição: Matrix está lutando com Cooke em um quarto de motel quando, em um breve momento dos dois se encarando, rola o rebuscado diálogo.
Cooke: Vá para o inferno!
Matrix (após breve pausa): Vá para o inferno VOCÊ!
Uma das maiores réplicas do cinema mundial!
VIVA JEPH LOEB!
E a posição 0,5 de hoje vai apenas para uma palavra. No início do filme, a filha de Matrix é seqüestrada. Ele corre para o quarto da filha e vê um dos capangas do vilão sentado em uma cadeira, e rola o diálogo:
Capanga: Vamos precisar da sua ajudinha e, se você cooperar com a gente, terá sua filha de volta, certo?
Matrix: ERRADO!
E Matrix dá um tiro na cabeça do pobre coitado. Sensacional!