Hoje passeando pelo Feicebúqui, a nossa amiga Proscila Queiroz, a maior fã do Superman que eu conheço, compartilhou um artigo deveras interessante do National Post, dizendo que uma das lições aprendidas de 2013 foi perceber que o Thor é o Superman! Mas heim?
Veja aí um trecho bacana da reportagem:
O Thor sorri, muito naturalmente. O Superman sorri com olhos tristes… E é mais como um sorriso para mostrar pra audiência que ele não é só um “Bátema que voa”. Thor luta contra os vilões de forma bem divertida, mesmo que – e essa é a parte interessante – ele é um guerreiro que certamente mata pessoas. E qual é o porquê disso ser ok enquanto no Superman ficou tão errado? Tudo se resume a como a ideia foi executada. O Thor joga o seu martelo em cima de um monstro de pedra em uma batalha à luz do sol, quebrando o monstro em pedacinhos, e logo depois solta uma piadinha. Aquele monstro de pedra tinha uma família de pedra? Um pequenino monstro de pedra em casa, perguntando onde o papai de pedra está? Eu não sei! Quem se importa! Isso é ridiculamente irreal e lúdico, como em uma HQ.
Thor é divertido, do jeito que o Superman deveria ser. Sua capa é de um vermelho brilhante, e o Thor é um cara que você adoraria sair e ser amigo. O Superman do Man of Steel é o cara que você quer manter distância, mais como um alien sombrio e frio do que o Asgardiano que acabou de chegar na terra. Ambos são de fora da Terra, mas mesmo que o Superman de Man of Steel seja criado na Terra, Thor parece muito mais conectado com os seres humanos… Ele parece o campeão deles. O Thor parece ser o Superman deles!
É. Estamos falando de Man of Steel novamente. DE NOVO!
Mas é isso aí. Sei que não sou o público alvo do novo Superman.
O público de HQs passa por aquela fase clássica de admiração ao Bátima:
1) Da infância à pré-adolescência: O Batman do Superamigos, dos encontros com o Scooby-Doo e do seriado do Adam West é o Batan mais legal de todos.
2) Da adolescência aos vinte e poucos (ou muitos) anos: o Batman é o personagem sombrio, de preto. Você leu o Cavaleiro das Trevas e quer os heróis sérios e sombrios.
3) Dos 30 em diante: agora, com tantos problemas na vida, você quer mais é que a seriedade se foda e você vai achar o gibi do Batman 66 a melhor coisa que está saindo nas HQs de Super-Heróis. De repente, o Batman do Frank Miller passa a soar meio babaca e você se diverte muito mais com um vídeo do Batman disputando uma competição de surf com o Coringa do que com o Coringa dos gibis que arranca o próprio rosto da cara…
Enfim, os filmes da Marvel são mais pro nerd número 1 e 3.
E é por isso que o Thor, infelizmente, vai ser um melhor Superman que o próprio Superman do Zack Snyder!