Straczynski:gênio ou plagia


Que Poder Supremo é sensacional e uma das melhores (talvez a melhor) hq publicada hoje em dia, ninguém duvida. Daí, com razão, todos os elogios vão pro escritor J. Michael Straczynski, por criar uma obra tão polêmica, moderna e original.
Original?? É sobre isso que eu quero falar. Bem, todo mundo sabe que Poder Supremo na verdade é uma releitura do Esquadrão Supremo, um grupo de personagens da Marvel que são apenas uma cópia descarada da Liga da Justiça. E o Hipérion nada mais é que uma versão realista do Super-Homem (leia mais sobre isso na excelente coluna do Dogg). Mas Poder Supremo tem o mérito de ir além. A série mostra como seria se realmente existissem seres superpoderosos no mundo real. E não se tratam de heróis bonzinhos sempre prontos pra defenderem os fracos e oprimidos. São seres, humanos ou não, que por serem “reais”, não necessariamente possuem as características padrões de um super-herói.

Ok, Poder Supremo é uma adaptação do Esquadrão Supremo que, por sua vez, é inspirado totalmente na Liga da Justiça. Mas as inspirações não param por aí. Como bem lembrado por um leitor na seção de cartas da revista Marvel Max #15, muito da história do Hipérion também é inspirada em Miracleman, escrita por Alan Moore. Uma seqüência inteira da edição número 9 de Poder Supremo (onde Hipérion invade a base da Força Aérea) é exatamente igual a uma edição de Miracleman. Inclusive, o personagem também foi iludido, criado pra ser uma arma do governo, tal qual Mark Milton, o Hipérion.
Daí a questão que se pode levantar é a seguinte: tudo deve ser encarado como uma homenagem ou é simplesmente plágio? Straczynski, que vem fazendo um excelente trabalho, merece todo esse reconhecimento e todos os elogios? Não tô julgando o trabalho dele. Ele está ótimo em Poder Supremo, fazendo com que quem acompanha a série fique completamente agoniado esperando a próxima edição, de tão bom que é. Mas como pudemos ver, já que essa história não é nada original, será que qualquer outro escritor no lugar dele também não faria a mesma coisa?
Bem, copiando descaradamente ou não, sendo apenas uma homenagem ou não, o que importa é que essa série veio pra ficar e todo o sucesso e polêmica que vem gerando só mostra que ainda temos muita coisa interessante pra ser mostrada nos quadrinhos hoje em dia, apesar dos vários lixos que existem por aí!
Sair da versão mobile