Taí uma notícia triste e bacana ao mesmo tempo. Sam Simon, co-criador, produtor e roteirista dos Simpsons, vai doar para a caridade toda a sua fortuna adquirida em royalities da animação, estimada pelo próprio Simon em dezenas de milhões de dólares.
Sam está com câncer terminal no cólon, e decidiu usar sua fortuna para combater a miséria e ajudar na proteção dos animais. As instituições que Simon ira ajudar são: PETA, a ONG Save The Children, e a Sea Sheperd, uma instituição de conservação da vida marinha.
Bom, sou muito fã dos Simpsons, tenho as temporadas em DVD, vi todos os episódios desde que a série estreou láááá no início dos anos 90 na Globo. Sua paixão pelos animais e pela caridade sempre foi refletida nos episódios em que produzia, principalmente nos episódios das primeiras temporadas, como Lisa, a Vegetariana:
http://www.youtube.com/watch?v=cLefs6TE80M
Realmente uma pena perdermos um cara genial como esse (nas palavras do Matt Groening, um cara brilhantemente engraçado e mentalmente perturbado), mas a sua atitude foi muito louvável e inspiradora.
Para quem quiser ver a entrevista inteira do Hollywood Reporter com Sam Simon é só clicar aqui. É realmente um texto emocionante, onde mostra uma pessoa completamente ciente de sua condição e tentando fazer o melhor que pode para mudar o mundo, sem nenhum arrependimento.
E sobre dinheiro, deixo uma fase célebre do Homer Simpson em um episódio que o próprio Sam Simon produziu e escreveu: