Está chegando aquela data importada dos americanos (como diversas outras) e que tem definitivamente mais potencial do que o natal: o halloween (ou Dia das Bruxas se você é um ufanista).
E, como já é tradição (eu acho), vou dar minhas indicações de terror para quem não está a fim de aproveitar a data num bar ou numa boate (que é o caso da maioria de vocês, não mintam). Mas, dessa vez, resolvi fazer não um, não dois, mas TRÊS posts de indicações! Serão 5 de cada: livros, filmes e hqs.
E não, este não vai ser mais um dos meus posts em várias partes que eu nunca termino! São 3 posts, e saem todos essa semana. Começo com aquelas coisas que você usa de enfeite na sua prateleira pra fingir que é inteligente mas na verdade nunca usa: livros (que não tem desenho). Todas as obras indicadas podem ser encontradas nas livrarias por aí pois possuem edição ou reedição recente.
5 – A TORRE NEGRA I: O PISTOLEIRO
Bom para quem curte: fantasia, Stephen King, universos paralelos, narrativas seriadas
Sim, eu sei que parece sacanagem indicar um livro de uma série, mas se você ainda não leu a Torre Negra, de Stephen King, o melhor lugar para começar é pelo começo.
Não só pelo motivo óbvio de O Pistoleiro ser o primeiro livro da série, mas também porque é o mais curto de todos e o que tem um arco relativamente fechado. Se você ainda não deu uma chance para esta série, comece com o Pistoleiro que, caso não seja a sua praia, pelo menos ele tem apenas 220 páginas, e não 870, como o último livro.
Para quem não conhece, a história acompanha Roland Deschain, um pistoleiro em um mundo paralelo que “seguiu em frente” na busca pelo homem de preto, que ele acredita ter informações obre a Torre Negra, objeto da obsessiva busca do pistoleiro.
4 – MELODIA DO MAL
Bom para quem curte: terror psicológico, leitura densa, temas da vida real, narrativa longa
Na história, uma criança é encontrada quase morta numa floresta e salva por um músico frustrado, que a leva para casa. A menina é muito estranha, e não interage com praticamente nada nem ninguém. É como se estivesse morta. A não ser quando algo relacionado à música entra em cena. Ah, e ela também canta como ninguém – apesar de não saber falar.
Apesar de Melodia do Mal ser diferente de Deixe Ela Entrar no sentido de que não trata lida com o sobrenatural, a história conta com uma tensão psicológica que em alguns momentos lembra a obra mais famosa do autor. É definitivamente uma leitura recomendada, se você curte livros longos (este tem cerca de 500 páginas)
3 – CONTOS CLÁSSICOS DE VAMPIRO
Bom para quem curte: vampiros, contexto histórico, horror clássico, leitura rápida
2 – PERFUME – A HISTÓRIA DE UM ASSASSINO
Bom para quem curte: terror psicológico, narrativa histórica, leitura rápida
Na história, que se passa na França do século XVIII, uma criança é abandonada em meio às tripas de peixe em uma banca de feira, e acaba descobrindo que possui duas características curiosas: não possui odor próprio e tem um olfato superdesenvolvido, quase sobrenatural. Numa época onde o cheiro tinha uma importância que rivalizava (senão superava) a visão, estas características são quase como um superpoder, que o permitem passar despercebido por todo mundo e recriar qualquer perfume, apenas reconhecendo seus ingredientes pelo cheiro.
O Perfume foi escrito por Patrick Suskind e é uma das histórias mais criativas que eu já li. É possível que você já conheça esta obra, mas se ainda não leu, vale a pena da uma chance a esse clássico.
1 – DEIXE ELA ENTRAR
Bom para quem curte: vampiros, leitura densa, livro diferentão, narrativa longa, horror clássico, terror psicológico
Na história, Oskar é um menino introvertido que sofre com bullying na escola. Mas sua vida muda ao conhecer Eli, uma jovem que acaba de se mudar para a sua vizinhança. Mas ela tem um segredo – e a vida de Oskar jamais será a mesma, em vários sentidos.
Deixe Ela Entrar está em primeiro aqui na lista porque tem uma narrativa diferente, e consegue trabalhar o já batido tema do vampiro sem apelar para clichês, ao mesmo tempo que mantém algumas das características clássicas que mantém esse mito vivo até hoje.
0,5 – DANÇA MACABRA
Bom para quem curte: teoria, Stephen King, livros sobre terror
Era isso para hoje, galera. Coloquem suas indicações de livros de terror no comenta–NAUM, PERA
Na próxima: filmes!