Que tal fazer um curso de nível universitário sobre QUADRINHOS?

coursera-logo-cropped1-3089298, 8971229, 1669165684, 20221123010804, 23, 11, 2022

Momento utilidade pública: Para quem não conhece, existe um site chamado Coursera, que oferece cursos universitários online grátis, oriundos de universidades renomadas do mundo todo. O site tem uma caralhada de cursos, cobrindo tudo quanto é área, desde temas avançados de ciência da computação, física, matemática e até essas besteiras das ciências humanas (ratinho-o-o). Pois bem, olhando a lista de próximos curso eis que me deparo com algo curioso: Um curso sobre quadrinhos!

O curso, oferecido pela Universidade do Colorado, é chamado Comic Books and Graphic Novels e vai dar um enfoque em questões artísticas e sociais presentes nos quadrinhos. Como a maior parte dos cursos no Coursera, ele será constituido tanto de video-aulas quanto de tarefas (que só são realmente necessárias para quem pretende ter um certificado de conclusão). A maior parte dos cursos do Coursera são em inglês, mas possuem legendas (também em inglês), inclusive este de quadrinhos.

Afinal, quadrinhos são arte?

O curso leva 7 semanas para ser concluído, com cada semana tem 3 aulas que juntas devem levar coisa de 1-2 horas (se for como os outros cursos que eu já fiz). No total, se você for fazer as tarefas (que são corrigidas de fato, aliás), você levaria no máximo 4 horas por semana. Se você fizer como eu e ver essas porras no celular quando tá cagando ou em momentos similares, é bem tranquilo.

De forma crua, o curso pode ser dividido em duas partes: A primeira visitando o histórico das HQs Estadunidenses, consistindo de:

Depois disso o curso passa a se focar em obras específicas:

PS: Cada quadrinho terá uma aula específica para ele, não vão misturar Watchmen e Palestina na mesma aula.

O curso, que é gratuÍto, começa dia 22 de setembro, e quem quiser um certificado (para mostrar na faculdade e quem sabe servir como atividade complementar)  deve desembolsar mais 50 doletas. Os cursos do Coursera são disponíveis tanto no PC quanto em dispositivos Android (sei lá se em iOS também).

E então, que acham de agora virar os senhores acadêmicos fodões dos quadrinhos?

http://www.youtube.com/watch?v=GkdxPB54c4I

Sair da versão mobile