O estranho caso do Robocop do Padilha

Pois é, nerdaiada maldita… Como sabem José Padilha topou uma tarefa difícil no cinemão americano, o cabra foi fazer um remake de um crááássico do massavéio oitentista que tem uma legião de fãs, Robocop

Com a tarimba de ter filmes que exploram muito bem a violência urbana mesclando com uma boa dose de discurso social, o diretor parecia uma saída óbvia pra uma nova versão do filme, mesmo que hoje ele tivesse que enfrentar o fantasma do PG13, ou seja, fazer o novo Robocop sen um dos grandes pilares que o sustentaram no seu grande sucesso original, a violência explícita!

Pois bem, o diretor meteu as caras e o filme foi lançado nos EUA, aqui no Brasil só na sexta-feira, e aí começa o estranho caso do Robocop do Padilha…

Quando começaram a sair as primeiras resenhas dos filmes, em sites de entretenimento e cultura pop, a grande maioria taxou o filme como mediano, que tinha algumas coisas legais, mas que ainda era um produto muito aquém do original, apesar de não o taxarem como um filme ruim.

Mas quando os sites de cinema e os críticos mais acadêmicos começaram a falar do filme, muitos elogios foram vistos, disseram que o filme era corajoso, que não só atualizou mas também aprofundou as discussões éticas e políticas e que o novo Robocop não era só mais um blockbuster de ação, que tinha conteúdo.

Mas parece que o público não comprou muito essa ideia de ver um filme com mais conteúdo e críticas político-sociais e menos balaços, perfurações e sangueira voando… que também é legal, mas que por si só não sustenta um filme sozinho.

http://www.youtube.com/watch?v=xMMyVKm9BjM

Robocop teve um orçamento de 130 mijones de doletas, arrecadou cerca de 96 mijones de bilheteria no resto do mundo, mas a bilheteria dentro dos EUA (que é a que eles usam pra medir o nível de sucesso de uma produção) foi modestíssima, o filme fez míseros 22 mijones de doletas nos cinemas americanos nesse fim de semana, perdendo pra filmes como Lego (que já está no seu SEGUNDO final de semana de exibição) e a modesta comédia romântica About Last Night.

O que eu acho? É, acho que todo mundo já imaginava que esse filme não iria ser um grande sucesso mesmo, os últimos remakes desses cráásssicos todos também deram uma minguada, e isso, querendo ou não acaba puxando pra baixo a bilheteria dos novos filmes… As pessoas acaba achando que é “mais um remake merda” e desanimam de ir ver o filme.

Somado a isso as primeiras críticas voltadas pros nerds que ficaram o tempo todo comparando o filme do Padilha com o original, sem fazer a menor força pra tentar ver ali uma nova proposta de filme (como a critica especializada fez)…

Sair da versão mobile