Finalmente, depois de muito tempo de confusão e atrasos, Guerras Secretas chegou ao fim. Não que isso importe muito, já que a nova fase da Marvel começou mesmo assim. Só que haviam algumas perguntas no ar: O que aconteceu com o Multiverso da Marvel depois de todos os universos morrerem? O que houve com o Quarteto? E o Miles Morales? Quem sobrou onde? Jacaré no seco anda? Bem, estou aqui para responder a (quase) todas as perguntas:
EIS A ÚLTIMA EDIÇÃO DE GUERRAS SECRETAS. PAU NO CU DE QUEM NÃO QUER SPOILER!
Bem, começamos com o Pantera com uma Manopla do Infinito peitando o Doutor Destino com poderes divinos, e o Namor ali atrás pra falar mal das coisas.
Eis que o Destino SENTA-LHE A PORRADA NO NAMOR pra começar a briga de verdade.
Aí vem umas batalhas cheias de robôs gigantes, espíritos animais, zás, zás, porradaria fudida que eu tô com muita preguiça de recortar, mas o Pantera é derrotado.
SÓ QUE ERA TUDO UMA DISTRAÇÃO PARA O REED RICHARDS TIRAR OS PODERES DE DEUS DO DESTINO! AHÁ!
Eis que Destino chega pra acabar com essa porra toda. Só que o Homem-Molecular, que estava dando poderes para o Destino todo esse tempo, decide tirar esse bônus dele porque deixou o cabra com fome, o que significa uma coisa…
PORRADARIA FINAL ENTRE SENHOR FANTÁSTICO E DOUTOR DESTINO PELO DESTINO DE TODOS OS UNIVERSOS MARVEL!
No meio da porrada, o Doutor Destino admite que Reed Richards faria um papel de deus melhor do que ele, o que é o suficiente para o Homem-Molecular, que oblitera o Battleworld, onde a saga estava rolando. No meio do fim, o Pantera usa a Jóia do Tempo…
… que faz ele voltar a onde toda a saga dos Novos Vingadores do Hickman começou, o estabelecimento do projeto espacial de Wakanda… que agora funciona! E é chamada de Tropa Alfa, porque foda-se o Canadá.
E, nesse novo Universo Marvel, o Miles Morales foi integrado. Tudo isso porque ele deu um hambúrguer pro Homem-Molecular no início da série. E, de bônus, a mãe dele ressuscitou.
E quanto ao Quarteto? Bem, sabíamos que o Tocha estava nos Inumanos pegando a Medusa, e o Coisa foi pro espaço se juntar aos Guardiões da Galáxia, mas as coisas ficaram meio obscuras quanto a Reed, Sue, seus filhos e o restante da fundação Futuro.
Bem, foi revelado no fim que eles agora são os NOVOS DEUSES do Universo Marvel, fabricando universos com os poderes do Homem-Molecular e de Franklin Richards e repovoando o multiverso.
Com isso, eles decidiram parar de serem super-heróis e voltarem a serem cientistas. E não convidaram Ben e Johnny pra festinha do novo Olimpo pois acharam que eles não estavam prontos.
E, como um deus bonzinho, Reed restaurou a face do Doutor Destino.
Agora, O QUE EU ACHO?
Porra, de todas as saídas para tirar o Quarteto de jogo, essa, na minha opinião, foi a melhor. Você dá a batalha final apenas para o Senhor Fantástico e o Doutor Destino, dois dos pilares da Marvel, e confere à Primeira Família (ou pelo menos a metade dela) o status de divindade. Não que eu fique contente com o afastamento do grupo dos quadrinhos, mas pelo menos você consegue ver o respeito que os editores tiveram com esse fim.
Dá QUASE pra perdoar todo o atraso que essa saga teve.