Nesta terça, nove de dezembro, foi lançado o documentário The Kingdom of Dreams and Madness (Os Sonhos e Loucuras do Rei Dom) em várias plataformas de Video on Demand, como iTunes, Amazon Instant Video, Google Play, Playstation, Xbox, e Vudu (que, todos sabemos, é para jacú). Para quem não sabe, o documentário acompanha o trabalho do mestre Hayao Miyazaki no seu último filme, The Wind Rises (O Vento Ri-se).
O famoso diretor, animador e mangaká japones dispensa apresentações, mas as farei mesmo assim. Diretor de Clássicos como Princesa Mononoke, A Viagem de Chihiro, Meu vizinho Totoro, Ponyo, Nausicaa e uma caralhada de outros, a obra do mestre também já foi vastamente premiada, tendo como seu auge o prêmio de segundo melhor filme de 2013 de acordo com o Mallandrox, perdendo apenas para o The World’s End (que eu por sinal achei bem fraco).
“Só te vendo achar The Worlds End melhor que o meu filme.”Para comemorar o lançamento do documentário, foi lançado no Youtube um trecho do mesmo, mostrando o mestre animando a ultima cena do seu último filme, e fazendo uma alteração de última hora no seu storyboard. Confira, com legendas em inglês para quem não manja dos nihongo:
Vou te falar, é emocionante ver o véinho ainda sentar para desenhar na mão ele mesmo os últimos quadros, não ficando apenas na direção por alto, mas metendo a mão na massa. Assim fica bem claro o grau de envolvimento do artista com a sua obra, e o quanto do próprio Miyazaki está nos seus filmes.
O filme também trata de outro filme do estúdio Ghibli que estava sendo feito no mesmo momento, The Tale of The Princess Kaguya (o rabo da princesa Kaguya), do outro grande diretor do estúdio, Isao Takahata, e mais importante, o documentário filmou o momento (histórico, se ele dessa vez seguir em frente) em que o Miyazaki decide se aposentar. E o que você está fazendo que ainda não baixou comprou esse filme?