Olha só, nerds desgraçados… Chegou ao fim mais uma temporada de Game of Thrones, e obóviamente que repercussão rolou solta depois dos eventos mostrados no episódio.
A treta não é de hoje, desde a primeira temporada temos pontos divergentes entre a série de TV e os livros, entre outros problemas, a série de TV acabou se “adiantando” em algumas frentes, e tivemos definições de personagens acontecendo na telinha antes mesmo que ela se concretizasse nos livros, como Tyrion virar conselheiro de Daenerys… mas nessa última temporada a coisa meio que extrapolou e exprudiu os absorventes nerds. E isso tem muito a ver com a morte (ou “morte”) que assolou diversos personagens que ainda vivem na série de livros.
Stannis, Jon Snow, Shireen, Myrcella, Meryn, Ellaria… todos foram pro bico do corvo, e apesar da morte nem sempre ser algo definitivo no universo de R. R. Martin, as declarações do ator Kit Harington ao Entertainment Weekly só veio pra por mais lenha nessa fogueira.
Kit disse o seguinte:
Eu sabia que isso ia acontecer… Eu não li A Dança dos Dragões, mas li os outros e saquei o que aconteceria.
Nós tivemos a conversa do “Tony Soprano” (alusão ao personagem dos Sopranos, e que sinaliza quando um ator saca que seu personagem vai morrer), e eles disseram, “Olha, você já era, é isso”.
Mas particularmente eu gostei muito. Adorei como eles escolheram Olly para me matar. Gosto de como a história com Thorne se fecha. Acho que foi muito bem construído… Mas é isso, estou morto e não retorno pra próxima temporada, e isso é tudo.
Vale lembrar que Jon Snow é fruto de infindáveis teorias no universo de GOT, e a maioria delas presume que o personagem não morreu realmente no livro, apostando que ele volte de alguma forma, seja ressuscitado pela Melisandre, ou que encarne em alguém (um White Walker talvez) por ser um Warg, ou que simplesmente não morreu, e só tenha sido gravemente ferido, retornando futuramente.
O que eu acho? Caras, é uma situação complicada que a HBO se meteu… até entendo que algumas adaptações e mudanças podem acontecer, contanto que não afetem tanto assim o sentido da história… Mas o que está acontecendo agora meio que fodeu com tudo, a série praticamente alcançou os livros, e como R. R. Martin está vagabundeando e ainda não lançou o 6º livro (deve sair no final desse ano), resta saber se a HBO vai segurar (e quem sabe atrasar) a próxima temporada pra usar o livro como base, ou se vão continuar nessa toada loca, continuando a série tocando um foda-se pro livro.
Bem, dizem que R. R. Martin coordena os roteiristas da série, e que ele mesmo supervisiona, aprova e indica o caminhos a seguir com cada personagem da série… Então teríamos algo similar a Walking Dead onde o próprio Robert Kirkman optou por levar a série por um caminho diferente das HQs, dando assim aos espectadores “novidades” tanto pro público civil quanto pro que acompanha os livros (ou HQs)