Estava dando uma passada pelo IGN quando vo uma notícia falando da possível nova identidade do Homem-Aranha no cineverso da Marvel. Jeff Sneider (do site TheWrap), que é apontado como uma fonte confiável quando o assunto é bastidores dos filmes, disse no Meet the Movie Press Podcast o seguinte:
Isso não está 100% certo,mas eu lhes digo agora mesmo, que o Homem-Aranha não será branco. Tenho 95% de certeza. O novo Homem-Aranha poderá ser negro ou até latino, mas tenho 95% de certeza de que ele não será branco.
Ele também não disse que o Homem-Aranha será Miles Morales, mas ele afirmou com suas “95% de certeza” de que o Homem-Aranha não será Peter Parker.
Além disso, Dan Slott, roteirista atual do Aranha, também está defendendo Miles Morales como o Homem-Aranha, inclusive respondendo aos fãs:
Some of the comments, rigidity, rationalizations, and– in some cases– flat-out-anger by some that Spider-Man MUST "be white" scare me.
— Dan Slott (@DanSlott) February 21, 2015
“Alguns dos comentários sobre como o Homem-Aranha PRECISA SER BRANCO me assusta.
Marvel always works best when it's
"the world outside your window".
And sometimes that requires recalibration.— Dan Slott (@DanSlott) February 21, 2015
“A Marvel sempre trabalhou melhor quando ela é o ‘mundo que está lá fora da sua janela'”
It's not about "for the sake of it". It's because "Why not?" Why CAN'T an African American, Asian American, or ANYBODY be Spider-Man?
— Dan Slott (@DanSlott) February 21, 2015
“Não é sobre “parsa o bem do Homem-Aranha”. É sobre o “porquê não?”. Por que um negro, um asiático ou QUALQUER um não pode ser o Homem-Aranha?”
I'm not saying he "shouldn't". I'm saying ANYBODY should. That's different. RT @Daniel_Averill @DanSlott why shouldn't he be white?
— Dan Slott (@DanSlott) February 21, 2015
“Eu não estou dizendo que ele “não deveria”. Eu estou dizendo que QUALQUER UM poderia. É diferente. RT @Daniel_Averill @DanSlott Por que ele não poderia ser branco?”
He was a product of his time. Times change. RT @** @DanSlott It's not "Spider-Man" must be white. Peter Parker IS and has always been white.
— Dan Slott (@DanSlott) February 21, 2015
“Ele foi um produto da época em que foi criado. Os tempos mudam. RT @** @DanSlott Não é o “Homem-Aranha” que precisa ser branco. Peter Parker É e sempre foi branco.”
Luke Cage's race is built into who he is and why he does what he does.
There is nothing inherently "white" about Peter Parker.— Dan Slott (@DanSlott) February 21, 2015
“A raça do Luke Cage é construída dentro do que ele é e do porquê dele fazer o que faz. Não há nada inerentemente “branco” sobre Peter Parker.”
Dan Slott ainda cita um vídeo de uma entrevista com Stan Lee que ele diz os benefícios da roupa do Homem-Aranha tapar toda a a pele. Para ele, qualquer criança poderia se identificar com a figura do Homem-Aranha: brancos, negros, asiáticos, etc.
Citou mudanças como o Nick Fury Samuel L. Jackson, como o Wolverine galã e alto, etc.
The comics can look different than the movies…
…and we'll all survive.
YAY!
(G'night.) pic.twitter.com/zXZwmOHgr0— Dan Slott (@DanSlott) February 22, 2015
Sobre a raça do personagem, já falamso tanto sobre isso aqui no MdM que nem vale mais a pena se alongar nesse assunto. Mas resumindo: colocar o Luke Cage branco é completamente diferente de colocar o Tocha-Humana ou o Homem-Aranha negros. Exatamente pelo fato que o Dan Slott falou.
E olha, espero realmente que o Homem-Aranha do cinema seja o Miles Morales. Apesar da bosta da Panini sempre fazer um trabalho de merda nas publicações mensais, consegui acompanhar as primeiras histórias do personagem (depois os Supremos e X-Men Ultimate ficaram tão ruins que estavaimpraticável continuar comprando esse mix de merda da Panini) e vou lhes dizer: há tempos Miles Morales é um personagem muito mais carismático que o Peter Parker.
Que enterrem o pobre Peter Parker do MCU, que já sofreu tanto com o reboot merdalhão do Andrew Garfield…