Pois bem, nerdaiada maldita… Semana passada circulou um rumor de que a Warner poderia usar a sua atriz contratada Michelle Rodriguez pra fazer as vezes de “Lanterna Verde” no vindouro filme da Liga, e que talvez ela fosse introduzida ao papel já no filme do Bátema v Superman…
Alguns sites até mesmo disseram que ela tinha um “buraco” na sua agenda que realmente parecia “estranho” e que ele poderia ser decorrente de uma possível participação nos filmes heróicos da DC.
Munido disso o TMZ foi lá perguntar pra tetéia se a informação procedia, e a resposta da atriz não foi lá muito amigável… ela disse o seguinte:
Essa é a coisa mais estúpida que eu já ouvi! Eu acho que é tão estúpido esta mania de se por minorias em qualquer coisa que Hollywood faça. Parem de roubar todos os papéis de super-heróis das pessoas brancas. Façam papéis próprios pras minorias. O que há de errado com isso?
Pois bem, depois dessa declaração a repercussão na gringa foi grande, muita gente achando que a atriz, de ascendência latina, estaria usando um discurso que mais parece ir contra a presença de minorias nos cinemas do que a favor… Tanto que a atriz foi dar uma justificada no seu facebook no final de semana e disse o seguinte:
Eu não tinha a intenção de ofender ninguém… Eu apenas deixei claro que não gosto da ideia de Hollywood pegar personagens que são essencialmente brancos e forçá-los a caber em outra etnia.
Preferia muito mais que personagens de outras raças tenham suas próprias mitologias construídas em torno deles próprios.
O que eu acho? Olha eu até entendo o ponto de vista da Michelle, e até concordo que o fato de apenas “converterem” um personagem genérico qualquer num personagem étnico possa deixar a comunidade representada se sentindo diminuída com a atitude (afinal é um “substituto”)… Também concordo que deveriam CRIAR personagens étnicos e dar a eles a oportunidade de que eles cresçam por si só...
Mas também acho que dar destaque pra personagens étnicos dentro de um filme que em outras circunstâncias só traria pessoas brancas no seu elenco já é alguma coisa dentro de uma indústria tão reaça e sexista como Hollywood… Não é o ideal, mas já é um idicativo de que o paradigma está começando a ser quebrado, afinal as sociedades estão cada vez mais micigenadas e isso certamente vai acabar refletindo no cinema, por ser uma arte que invariavelmente apresenta artisticamnete uma versão do próprio mundo em que vivemos (menos os filmes do Tarantino).
Agora quanto ao caso específico do Lanterna Verde, acho que a Michelle Rodriguez não deve tá ligada nos Novos 52, pois lá temos uma Lanterna Mulher e LATINA, trata-se de Jessica Cruz…
…que ficou com o Anel do Anel Energético depois que o Sinestro aprontou isso com o vilão do Sindicato do Crime: