Mark Millar fala tudo sobre Procurado


O roteirista fanfarrão Mark Millar deu uma entrevista à Wizard sobre o filme de Procurado. Ele conta mais sobre o filme e ainda fala da seqüência de Superman Returns.

Wizard: Você visitou o set de filmagens de “Procurado” em Chicago. Como foi?
Mark Millar: Muito bom. Antigamente ninguém nem ao menos ligava para os criadores e roteiristas. Foi muito supimpa ver todos os atores… me senti importante por alguns dias.
Wizard: O filme tem muitas estrelas, como Morgan Freeman, Angelina Jolie e James McAvoy…
Mark Millar: Quando eu estava escrevendo o gibi, eu tinha pensado no Eminem, Halle Berry e outros atores. É aí que você percebe como o pessoal do casting é sensacional. Eles acharam um cara brilhante como James McAvoy… eu não fazia idéia de quem ele era na época em que eu escrevi a revista. Ele provavelmente fará uma atuação poderosa, baseado no que eu vi recentemente dele.


Wizard: Como foi ver esses atores interpretarem as cenas do seu quadrinho?
Mark Millar: Tem uma cena com o vilão principal – que será interpretado pelo Morgan Freeman – que foi tirada direitinho da HQ. Meus diálogos de merda ganham muita dignidade quando saem da boca do Freeman. Foi aí que eu percebi como os atores são incríveis. Eles transformam merda em ouro!!!
Wizard: Foi noticiado que retiraram o elemento “super-heroiesco” do filme…
Mark Millar: Pois é. O mais bizarro disso tudo é que eles fizeram o que eu tinha planejado fazer no gibi e tinha esquecido: não colocar os personagens em fantasias. Eu não me lembro o porquê, mas por alguma razão acabamos colocando as fantasias nos quadrinhos, e eu realmente não queria fazer isso. E eu esqueci. Eu gostaria que o estúdio colocasse no filme toda a mítica dos super-vilões. Isso foi uma das coisas com que eu fiquei triste deles não terem colocado. Eu ia gostar muito disso, da idéia que os super-vilões e super-heróis realmente existiram… e que tudo tinha acabado.

Wizard: Você está feliz com o roteiro?
Mark Millar: Quando o diretor Timur Bekmambetov, o roteiro começou a ficar ótimo. Há um ano atrás eu estava dando uma olhada no que o pessoal do estúdio tinha feito, e eu realmente esperava que fosse ficar uma merda… porque eu tinha odiado a primeira versão do roteiro. Eu queria que o filme fosse exatamente o oposto do filme do Homem-Aranha, a idéia de alguém conseguindo poderes e percebendo que pode fazer tudo o que quiser, e então escolhendo o caminho sombrio. O script que eu li parecia muito “americanizado”. Mas Timur (o diretor) chegou com sua loucura do leste europeu e realmente deixou tudo mais safado. Chegamos perto do espírito do gibi e, então, estou contente com o resultado.
Wizard: Se outra de suas criações das HQs ganhasse uma adaptação para o cinema, você gostaria de escrever o roteiro?
Mark Millar: A Sony entrou em contato comigo pra fazer o Chosen. Eles disseram pra mim “sabe, certamente, você mesmo escreverá o roteiro”. Eu disse, “Bem, isso é uma opção? Eu não sei se posso fazer esse tipo de coisa, sabe?” E eles disseram, “sim, claro”. Então eu tenho falado com eles sobre isso. É toda uma nova disciplina. Vou fazê-lo, mas não ficarei com vergonha se alguém vier e der uma limpada no roteiro para uma segunda ou terceira versão. Eu entendo que os roteiros de cinema são feitos de forma colaborativa.

Wizard: Quando foi noticiado que os roteiristas de Superman Returns não iriam escrever uma seqüência, você imediatamente se ofereceu para escrever o roteiro de graça.
Mark Millar: Eu realmente planejo fazer esse roteiro – e todos acham isso loucura – mas você não faz idéia de quanta coisa eu tenho feito por trás dos panos para tornar isso realidade. Para começo de tudo, eu acho que ninguém tocará no projeto do novo filme do Superman por alguns anos. E, quando isso acontecer, eles vão começar tudo de novo… e eles vão saber que eu estou interessado.
Wizard: Como seria a sua idéia para o novo filme do Superman?
Mark Millar: Minha idéia seria simplesmente um “reboot“. Começar de novo da mesma maneira que o filme de Christopher Reeve/Richard Donner não deveu nada à série de TV do George Reeves. Então, fazer algo que uma criança de 7 anos se envolva, e não ter medo de aplicar minhas próprias idéias. O Superman deve ser o mesmo, mas posso brincar com tudo em sua volta. Eu vejo o novo projeto do Superman como uma trilogia de oito horas, como vimos em “Senhor dos Anéis”.


Filme sem as fantasias? Sem o lance dos heróis versus vilões? Morgan Freeman como vilão sem a cara de caveira?
Bom, isso certamente NÃO é um filme do Procurado. Estão tirando toda a graça do gibi!
Pelas respostas do Millar, dá pra ver que ele faturou uma puta grana preta nesse projeto… Ele tá defendendo o filme, que notoriamente tem grandes chances de ser um fracasso estúpido. Só com muito tutu pra defender esse filme (não é exagero. O próprio Millar já disse isso aqui).

E sobre a seqüência de Superman Returns, dêem logo o projeto pro Millar. Ele é o cara mais capacitado das HQs para fazer algo dessa magnitude.
Procurado chega aos cinemas americanos no dia 28 de março de 2008.
Sair da versão mobile