Life is Strange 2: A história do kickstarter de joguinho mais bizarra da última semana

Isso não é exatamente uma notícia, e sim a reprodução de uma história razoavelmente engraçada, MAS NÃO É COMO SE NÓS ESTIVÉSSEMOS COM O DIA CHEIO, NÃO?

Bem, pra começar, temos o jogo Life is Strange, que saiu ano passado. Ele conta a história de Max, uma garota com capacidade de viajar no tempo e alterar os rumos de suas escolhas, o que é pivotal em um jogo baseado em diálogos e decisões do jogador. Foi bem divertido, bem recebido, e conquistou uma base de fãs considerável. O lance é que ele, desenvolvido pela Dontnod e publicado pela Square Enix, não parece ter sido feito para ter uma sequência, como outros jogos do mesmo estilo (Walking Dead, Wolf Among Us).

Isso significa que não vai ter uma parte 2? Não necessariamente, até porque essas coisas só são anunciadas geralmente alguns anos depois do projeto original, mas isso não impediu alguns fãs de tentarem fazer justiça com as próprias mãos.

Eis que, alguns dias atrás, eu recebi no Twitter o link para um kickstarter de Life is Strange 2. , eu pensei. Além do primeiro ter sido terminado apenas alguns meses antes, ele tinha feito sucesso o suficiente para não depender de financiamento coletivo para que uma sequência fosse lançada. Tudo bem, considerei, ainda sem absorver as informações. O mundo de joguinhos está bem louco mesmo. Vamos ver o que é isso.

Leio a descrição do Kickstarter. 16 finais, escolhas impactantes, minigame de música, outras coisinhas… o.k. Papo de vendedor, tudo certo. Enquanto leio, percebo que o Kickstarter é bem pobre visualmente. Acho ainda mais estranho. Essa sensação aumenta conforme eu vejo o quão utópica são algumas propostas do jogo. Imersão total num mundo onde suas escolhas criam um final diferente para quase todo personagem?

Até que chego na parte dos desafios. É tão bizarro que chega a dar a volta e se tornar mais bizarro ainda. Lá vem o texto:

Atualmente a Dontnod não tem um plano para fazer a sequência, e estão fazendo um jogo totalmente diferente.

Ué. Ué. Ué.

Se a Dontnod não está fazendo o jogo… o que é esse kickstarter? Sigo o parágrafo de riscos e o texto continua falando sobre como o primeiro Life is Strange foi foda, e de que a teoria era que a história das protagonistas havia acabado, mas que outras ideias poderiam surgir daí, um jogo dos deuses, segunda vinda, visionário, novo Cidadão Kane, me abraça, me dê um beijo e faça um filho comigo.

No fim, há uma parte sobre “REGRAS PARA CROWDFUNDING DE LIFE IS STRANGE 2”:

Caralhos, eu não sei por onde começar. Primeiro, o projeto pedia 20.000 dólares. No mundo de videogames, vinte mil dólares não são o suficiente para pagar o café da equipe. Segundo, quê? Vocês querem juntar uma graninha, ir para a porta da empresa e implorar por um jogo? E se não funcionasse iriam roubar os direitos da franquia? POR APENAS VINTE MIL DÓLARES?

Enfim, o projeto obviamente foi cancelado pelos advogados da Square. Foi mais uma bizarrice, esta supostamente ingênua de pessoas, desse mundo dos videojoguinhos. Quer dizer, juntar grana e comprar um projeto? Até parece que isso iria funcionar.

Em outras notícias não-relacionadas, eu comprei o MdM e por isso só temos posts meus. E nesse nível. Divirtam-se.

Sair da versão mobile