Heróis de Brinquedo – Parte fin

Eu prometi e aqui está a última parte de nosso estudo sobre o impacto dos bonecos de heróis no Brasil. Agora só falta cantar. Acaboooou… A-ca-bou….

A QUESTÃO DOS BONECOS FALSIFICADOS

Aí do lado estão três bonecos de minha coleção (Dr. Octopus, Hulk e Exterminador do Futuro) que são meras réplicas não-autorizadas. Traduzindo: são bonecos falsificados.
Os bonecos falsificados começaram a se manifestar com força no Brasil, após a política de importação dos anos 90. Conforme havia dito, os bonecos que chegavam às nossas lojas agora eram importados, e seus preços eram consideravelmente mais elevados, em relação aos que prevaleciam quando eram fabricados em território nacional. Em face disso, os bonecos falsificados passaram a chamar mais atenção, como uma alternativa mais barata (está bem, infinitamente mais barata) aos bonecos originais. De fato, se pararmos para pensar, que bolso de pai não doeria ao desembolsar R$30 reais por um boneco que o filho irá pegar e tacar contra a parede, jogar da janela, rabiscar e mais uma infinidade de torturas das quais não consigo me recordar agora? É lógico que era mais prudente dar um boneco falsificado para o filho usar e abusar, e dar um boneco original apenas ocasionalmente ou quando o filho tivesse maturidade suficiente para não sair mutilando-os.

Inicialmente, os bonecos falsificados eram até bem trabalhados. O Hulk da imagem acima (que por sinal é o do desenho dos anos 90), por exemplo, data de 1996. E sua aparência é impecável. Possui todos os pontos de articulação (que se mexem com perfeição) e a pintura é completa e sem falhas. Se eu não dissesse que é falso ninguém perceberia. E então quase todos os bonecos falsificados eram assim. Facilmente confundíveis com os originais.
Infelizmente, com o decorrer dos anos, esses bonecos foram ficando cada vez mais mal feitos. Primeiro foram deixando de pintar suas partes traseiras, e depois começaram a desmoralizar a pintura da frente. Os bonecos passaram a ser, em sua maioria, estrábicos e com mãos mais bronzeadas que a cabeça (ou vice-versa).
Além do mais, já perdi a conta de quantos Homens-Aranhas amarelos usando a capa do Batman já vi à venda; sem falar nos bonecos do Super-Homem onde você aperta um botão e eles gritam Fire, fire! Ratatatatata!, enquanto uma luz em suas traquéias pisca incessantemente.
Com o tempo, as pessoas se acostumaram a pagar mais caro pelos bonecos originais e os falsificados perderam um pouco de terreno. De vez em quando ainda é possível encontrar uns bonecos falsificados bem feitinhos. Confesso que, quando é bem feito, até eu compro para colocar em minha estante, como foi o caso do Exterminador do Futuro, que ficou excepcionalmente legal. Mas isso vem sendo raro.
E com isso, concluímos nosso pequeno estudo. Quem quiser ficar a par de notícias quentíssimas relacionadas ao fascinante mundo dos heróis de brinquedo, continuem sintonizados aqui no Melhores do Mundo e no Galeria dos Brinquedos. Falando neles, muito obrigado por toda a ajuda que prestaram. Jamais esqueceremos de vocês. Um abraço a todos!
Sair da versão mobile