Queridos leitores, amigos e inimigos;
Para alegria de uns e tristeza de outros, eu, João Abrantes, mais conhecido como Gama Blog, estou saindo dos MELHORES DO MUNDO. Entrei para os MDM quando estes ainda eram um blog, no início de 2004. Descobri-os ao acaso, digitando no Google “Batman: Dead End“. Gostei tanto da forma como o Ultrablog, Change Blog Dragon e Blogman escreviam que li todo o conteúdo, incluindo aí os arquivos passados. Mandei um e-mail perguntando se havia a possibilidade de escrever alguns artigos e fui muito bem recepcionado pelo CBD. Escrevi um artigo sobre as Tartarugas Ninja e outro sobre os filmes do Batman e algumas semanas após isso, recebi um email me convocando para uma reunião no Cinemark do Botafogo Praia Shopping. Lá, além de conhecer meus ídolos, recebi uma das melhores notícias que então poderia receber: eles queriam que eu virasse um membro fixo dos MDM. Conversamos os detalhes e fomos assistir O Último Samurai. Comecei a postar como “O Quarto Elemento” e, mais a frente, adotei a identidade de Gama Blog.
De lá para cá, vivi ao lado desses três grandes amigos momentos muito divertidos. Conheci, nos encontrões, ótimas pessoas, tais como o Mallandro, Norrin Kurama, JP, Leo Finocchi, Bia, Nix, Hitman, o misterioso Hellblog e, é claro, nosso eterno Spiderblog Alessandro Castro. Ressalto desde já que jamais imaginei que iria conhecer pessoas tão legais em minha vida. E o ciclo de amizades não parava de aumentar. Conforme rolavam os encontrões subseqüentes, conheci mais uma galera gente fina, onde aí se encaixam Zero Cool, Destro, Yue etc.
Ser um membro dos MDM me despertou um interesse por HQs que há muito tempo havia perdido. Voltei a colecionar gibis e a devorar tudo que havia perdido nesse tempo que deixei de comprar. Meu lado nerd estava adormecido e os MDM o haviam despertado. E esse despertar foi tão grande que larguei minha faculdade de Direito para fazer Desenho Industrial (afinal de contas, sempre adorei desenhar). Não obstante isso, entrei para um curso de história em quadrinhos. E até hoje, meu orçamento estoura dentro das bancas de jornais, de tanto gibi que compro. Isso sem falar nos bonequinhos, games etc.
Sempre adorei escrever para o blog/site e particularmente me divertia muito escrevendo meus boatos e rumores no “Notícias que gostaríamos (ou não) de ler”. Ria muito lendo os leitores indignados que acreditavam no conteúdo dessas notícias. Ria ainda mais da repercussão que essas davam em certos fóruns de quadrinhos.
Como nem tudo são rosas, dei muita bola fora comentando assuntos que não eram de minha alçada de conhecimento. Certa vez, por exemplo, xinguei a Panini por causa do aumento dos preços de seus gibis e fui severamente repreendido por pessoas que estavam mais por dentro do assunto. Isso foi só um exemplo. Diversas vezes fui ignorante. Comentar algum assunto que não é de sua alçada de conhecimento é um erro sem justificativas válidas… Mas ainda assim, me defendo sob o argumento de que eu sou apenas um leitor, e não um expert em HQs… Embora quisesse muito atingir esse status.
Por outro lado, atingi grandes vitórias. Torrei a paciência de nosso amigo Joe Quesada até ele nos conceder um Nerd Show. Além dele, tive a honra de entrevistar ilustres desenhistas como Adriana Mello e Carlos Rafael Duarte.
Pois é, galera. Se estava tudo indo tão bem, porque resolvi sair? Bom, existem dois motivos.
O primeiro é a falta de tempo. Larguei meu emprego atual para me dedicar mais ao desenho e me aprimorar constantemente. Além dos desenhos em si, estou escrevendo uma HQ de minha autoria que conta a história de cinco animais humanóides e super poderosos que lutam para libertar seu planeta das mãos de um feiticeiro. Paralelamente a isso, estou assumindo todo e qualquer serviço freelancer na área para decolar na carreira e, quem sabe, abrir um dia minha própria consultoria em design.
O segundo motivo vocês provavelmente perceberam: falta de idéias. Nunca mais postei um “Das Antigas” ou “Notícias que gostaríamos (ou não) de ler”, pois não encontrava mais inspiração para escrevê-los. Meus posts regulares já andavam decaindo e seu teor humorístico por pouco não era pior que um quadro de Zorra Total. Insistir naquilo que você não é mais é uma tremenda de uma burrice. Mais vale alguém se lembrar de mim falando “ele era bom, pena que saiu” do que falando “não entendo porque ele insiste em continuar se perdeu toda a graça”. É isso que difere, por exemplo, o Seinfeld do Didi. Jerry Seinfeld cancelou seu próprio programa no auge de sua fama para este ser lembrado como um dos melhores humorísticos da TV americana. O Didi insiste até hoje em programas e filmes cada vez mais sem graça. Cara, como rezo todas as noites para ele se aposentar!!! Isso vale também para o Romário… Eita carinha insistente…
Se essa ida é definitiva, não sei. Blogman também nos deixou uma vez com uma intenção definitiva e voltou. Não sei como será o dia de amanhã. Só sei que, por hora, necessito trilhar um caminho diferente, o qual não sei onde vai dar, mas espero que seja em algo bom. Eventualmente darei as caras com algum artigo de minha autoria e também nos comentários (ah, os benditos comentários).
É isso aí, galera. Os MDM não pararão por aí. CBD, Ultrablog, Hellblog e Blogman, para não mencionar o Mallandro, continuarão com seus posts competentíssimos, engraçados e constantemente atualizados. Afinal de contas… Show must go on!
Um grande abraço, obrigado a todos.
Fui!