Como muitos de vocês já estão sabendo, o SBT decidiu não renovar o contrato com a Televisa, rede de TV mexicana que detém os direitos autorais sobre os seriados Chaves e Chapolim. Segundo a Folha de São Paulo, um executivo do SBT afirmou que, além do preço caro para renovação exigido pela Televisa, Chaves e Chapolim, apesar de terem boa audiência, não atraem anunciantes porque o público, infantil, não é qualificado (???).
Pois é, galera. Parece bobeira, mas estou arrasado com essa notícia. Cresci assistindo Chaves e Chapolim no SBT, o que também deve ser o caso de muita gente aqui. Difícil acreditar que, após 21 anos de exibição ininterrupta no SBT, o seriado sairá da emissora. Sinto como se fosse o fim de uma era. Nem preciso dizer quem levará o Bozo da Semana domingo que vem, né?
Emissoras como a Record e a CNT já demonstraram interesse em exibir o seriado, mas até agora isso não passa de especulação. Aliás, se alguma dessas emissoras teria a mesma dedicação do SBT em exibir o seriado diariamente e ininterruptamente, é uma incógnita. Outra coisa muito chata é que, caso o seriado vá para outra emissora, provavelmente a dublagem teria de ser refeita, pois a versão brasileira atual pertence ao SBT. Essa dublagem atual é uma obra prima; não sei se eles conseguiriam fazer algo à altura, ainda mais levando em consideração que o ator que dublava o Chaves já faleceu. Houve um tempo atrás onde uma dessas emissoras de baixo escalão resolveu exibir Chespirito, um seriado da turma do Chaves que veio posteriormente, e a dublagem dos personagens de Roberto Gomes Bolaños era sofrível, pois a voz era grave e arranhada, algo que não condizia um segundo sequer com a voz que estávamos habituados.
O que eu acho (parafraseando o Hellblog)? Eu acho que deviam era lançar os DVDs de Chaves e Chapolim no Brasil, conforme já fizeram lá fora. Com a dublagem original. Ah, eu compraria amarradão. Assim, não teria de aturar o tremendo descaso que está rolando com o seriado atualmente.
Pipipipipipipipipipipi…