Especial: Dragon Ball 20 anos!!!


Sim, sim, meu pequeno! Até parece que foi ontem que o pequeno Son Goku, aquela criança esquisita com um rabo de macaco, começou a sua busca pelas Esferas do Dragão! Mas na verdade, hoje (dia 26 de fevereiro), a série Dragon Ball completa 20 anos. Dragon Ball é um dos mangás/animes mais famosos de todos os tempos e que faz sucesso até hoje, por isso, nada mais merecido que um post homenageando a obra máxima de Akira Toriyama. Então, pule na sua nuvem voadora e vamos nessa:

A Origem de Dragon Ball


De onde vocês acham que Toriyama teve a idéia de colocar um menino com calda atrás de esferas que realizam desejos? De um sonho? Depois de fumar unzinho? Nada disso! Ele se baseou em uma lenda da mitologia chinesa chamada Hsi Yu Chi! Traduzindo para o português seria algo como Viagem para o Oeste.
Essa lenda conta a história de Son Goku (sim! O nome é o mesmo!), um pequeno macaco com incríveis poderes mágicos, que tem uma nuvem voadora chamada Kinto-un (Nuvem Dourada, em português), e mora no céu. Como todo bom macaco, Goku é muito peralta, adorando fazer brincadeiras e sempre apronta com os deuses que não agüentam mais ele e resolvem mandá-lo para Terra como forma de punição.
Para retornar ao céu, Goku tem que começar a praticar algumas boas ações, e uma delas é auxiliar o monge Genio Sanzou em sua jornada de iluminação espiritual. No meio do caminho, Goku faz mais amigos, como a kappa (uma espécie de peixe místico oriental) Sagojou e o porco Cho Hakkai.
Como dá para perceber, Toriyama não se baseou nessa lenda somente na criação de Goku, mas sim de todo o universo Dragon Ball. Somente as Esferas do Dragão que são uma criação dele, como desculpa para que o Goku de sua obra se aventure por aí.

As Sagas de Dragon Ball


A Saga Pilaf

Essa é a primeira saga de Goku, nela ele conhece Bulma, Mestre Kame, Yamcha, Oolong, Pual e sua futura esposa, ChiChi. A história começa quando a jovem e bela Bulma encontra o pequeno Goku, um jovem que nunca saiu do vale de sua montanha e que só tinha conhecido até o momento seu falecido avô, Son Gohan. Sabendo que o pequeno tinha a Esfera do Dragão de quatro estrelas e uma força descomunal, Bulma, na lábia, o convence a ir junto com ela atrás de todas as Esferas do Dragão. Os vilões dessa saga são o Pilaf e seus dois comparsas, Shao e Mai. Nessa fase, o humor era a peça-chave da série.
Momento inesquecível: Pilaf, Goku e sua turma conseguem invocar o dragão Shen Long ao mesmo tempo, mas Oolong é mais rápido que todos e deseja… a calcinha da bulma!

A Saga Torneio de Artes Marciais

Para participar do Torneio Mundial de Artes Marciais, Goku resolve treinar com o Mestre Kame e conhece pela primeira vez, o até então espírito de porco para dédeu, Kuririn. Goku vai até a final do torneio, mas perde para o Mestre Kame que estava com a identidade secreta de Jacky Chun.
Momento Inesquecível: Mestre Kame só topa treinar os dois se eles trouxerem uma jovem bonita para o velho. Daí surge Lunch, a esquizofrênica garota que muda de personalidade em um espirro (literalmente).

A saga Red Ribbon

Para mim, a melhor saga de Dragon Ball. Goku, agora sozinho, decide procurar as Esferas do Dragão mais uma vez. Acontece que a organização Red Ribbon também está atrás das esferas, por isso contratam o maior matador profissional que existe, Tao Paipai, para acabar com o Goku e pegar as suas esferas. É nessa saga que Goku sobe a torre sagrada, a Torre de Karin, pela primeira vez em busca da água sagrada para ficar forte o suficiente para vencer Tao Paipai. E após voltar do treinamento, Goku esculacha Tao Paipai e massacra toda a Red Ribbon em um piscar de olhos porque está enfurecido! Cacilda! É sensacional!
Momento Inesquecível: Tao Paipai provando ser mais estúpido que todos os outros assassinos, mata o afeminado General Blue da Red Ribbon com a língua! Morra de inveja Stallone Cobra!

A Saga Piccolo Daimaoh

Goku, que ficou três anos treinando, volta para o Torneio de Artes Marciais para reencontrar seus amigos e conhece pela primeira vez Tenshinham e Chaoz, discípulos de Mestre Tsuru, grande rival de Mestre Kame que largou o bem e abraçou o mal (por trás). Goku vai até a final de novo, dessa vez contra Tenshinham e perde mais uma vez. Mestre Kame acaba convencendo os dois discípulos de Mestre Tsuru a irem para o lado do bem, mas a coisa não acaba aí, pois surge pela primeira vez Piccolo Daimaoh e já mata Kuririn de cara. Muita coisa acontece nessa saga até o derradeiro combate entre Goku e Piccolo e entre elas estão a morte do Chaoz, a morte do 1° Piccolo e o treinamento de Goku com Kami Sama. Enfim, Goku já crescido e Piccolo Junior (Quando o 1° Piccolo morre, ele bota um ovo pela boca onde depois nasce esse novo vilão… coisa nojenta, hein?) caem no tapa em mais um Torneio de Artes Marciais. E já adotando o estilo de luta de Dragon Ball Z, a batalha dura bastante e Goku vence por pouco no final.
Momento Inesquecível: No final, ChiChi amarra Goku e se casam. E eles terminam felizes para sempre… até surgir a fase Z… mas aí é outra história!

Curiosidades


A mulher de Toriyama foi quem inventou o nome do golpe Kame-hame-ha, o ataque mais famoso da série. O mangaka estava resmungando sobre como deveria ser o golpe do Mestre Kame e que deveria ter um “Ha!”, aí a sua mulher simplesmente diz: “Kame-hame-ha!”. Toriyama gostou da sonoridade e pôs o golpe no personagem na mesma hora. Apesar da palavra não significar patavinas de nada, esse nome é o mesmo que de um deus havaiano.
No Japão, a dubladora Masako Nosawa dublava não só o Goku em todas as suas fases, mas também seus dois filhos, Gohan e Goten.
O nome da moeda corrente no mundo de Dragon Ball se chama Zenni.
Nunca foi citado o nome da mãe de Bulma. Ela é citada apenas por “mãe da Bulma” ou “senhora Briefs”.
Dragon Ball passou na televisão japonesa de 26 de fevereiro de 1986 até 19 de novembro de 1997, juntado todas as três séries (Dragon Ball, Dragon Ball Z e Dragon Ball GT). Com 508 episódios no total (153 com Dragon Ball, 291 com Dragon Ball Z e 64 com Dragon Ball GT), todos os sábados no horário nobre.
Dragon Ball já teve 17 filmes (3 com Dragon Ball, 13 Dragon Ball Z e 1 Dragon Ball GT) e Dragon Ball Z ainda teve 2 especiais para a TV.
O O O nome Tenshinhan é um típico prato chinês de arroz frito.
O nome Kuririn é “castanha” em japonês.
O nome ChiChi é uma gíria para “seios” em japonês.
O nome Chaoz é “vampiro” em chinês.
O nome Yamcha é uma bebida cantonesa à base de chá escuro.
O nome Pilaf é um trocadilho com a palavra turca “Pilav”, um prato de arroz temperado.
O nome original de Bulma seria Bloomers, uma espécie de shortinho de ginástica, mas acabou ficando Bulma mesmo.
A
Akira Toriyama nasceu em abril de 1955 nas proximidades de Nagoya, no Japão. Toriyama descobriu o amor por desenhar quando ainda era criança, assistindo clássicos da Disney e obras do Mestre Osamu Tezuka. Em 77, abandonou os estudos para trabalhar como designer gráfico e aos 23 anos foi contratado pela editora Shueisha. Aos 30 já estava o tempo inteiro na editora e fartava-se de trabalhar, apesar dele odiar estar ocupado ou trabalhar. (Para quem larga os estudos para desenhar, não é uma surpresa).
Ele se define como alguém que se aborrece muito facilmente, tendo sempre que surpreender a si mesmo. Depois de concluir a série Dragon Ball, Toriyama teve de repensar na série para a fase Z.
O mangaka adora tanto os personagens da Disney, que já foi para Disneylândia mais de 6 vezes. Ele se inspira muito na natureza e nos ambientes da Disney usada em seus longas animados.
Hoje Toriyama está casado, tem um filho chamado Sasuke e como hobby possui uma coleção de carros e motos antigos.

Ufa! É isso aí! Está feita a homenagem! Se você ainda estiver com fome de Dragon Ball relembre o Top 5,5 Golpes mais Idiotas e para finalizar… Parabéns pelo sucesso, Toriyama! E que venha mais 30, 40, 50 anos, pois o seu trabalho vai continuar sempre atual!

Sair da versão mobile