Entendendo Gibis Com Um Idiota: A Era Krakoa (Parte 2)

Todos os gibis da primeira leva para o seu conforto (diferente do meu)

Demorei pra caralho pra continuar esse post? Demorei, mas FOI POR CAUSA DE VOCÊS. Veja, eu não lembrava direito do que acontecia em alguns gibis da primeira fase, especialmente Excalibur (que não tinha lido), o que me deixou com uma única opção a se tomar:

Ler tudo de novo.

Sim, veja só O SACRIFÍCIO QUE FAÇO POR VOCÊS, SEUS MISERÁVEIS DO CARALHO! Contudo, com quase 60 gibis lidos na última semana, acho que posso me considerar o especialista de Krakoa aqui, o que é um título quase tão merda quanto coach. Parabéns, campeão.

De qualquer jeito, neste post você encontrará tudo que precisa saber sobre as primeiras edições da primeira leva de gibis da Era Krakoa, desde seus lançamentos até o primeiro megaevento dessa fase nova dos X-Men, X de Espadas.

X-Men (2019) #1-12. Escrito por Jonathan Hickman e desenhado por Leinil Francis Yu

Então, TECNICAMENTE esse não é um gibi dos X-Men porque não existe a equipe nessa fase. Ao invés disso, temos um bando de histórias curtas de uma edição só abrangendo vários aspectos de Krakoa, seus habitantes e suas relações exteriores. Considerando a quantidade de mudanças que aconteceram desde o início dessa fase (afinal de contas, escrevi um post inteiro só sobre isso), é necessário e até que entretém bastante, e é bem satisfatório que eles usem vários mutantes ao invés de se focar num grupo limitado. Toma um 7/10 aí pra ficar feliz.

O que você precisa saber que aconteceu nessa primeira leva do gibi dos X-Men?

Carrascos (2019) #1-12. Escrito por Gerry Duggan e desenhado por Matteo Lolli

Então, o conceito desse gibi é que Kitty Pryde (agora Kate Pryde), por não poder atravessar os portais de Krakoa (ninguém sabe o motivo exato até agora), vai resgatar mutantes presos pelo mundo. Parece uma ideia legal? Não é tão legal assim na prática, mas a parte divertida desse gibi é a trama política entre Kitty Kate, Emma Frost e Sebastian Shaw no controle do Clube do Inferno, que agora financia as investidas de Krakoa. Ah, e a Kitty Kate agora é Rainha Vermelha? Por incrível que pareça, é legal, especialmente por causa do relacionamento entre Emma e Kitty Kate.

É uma HQ que não tem tanta coisa importante pro futuro, então você pode pular. A menos que queira ver apenas para curtir, mas todos sabemos que essa fase pós-MCU tirou o valor de entretenimento das mídias e nos deixou apenas querendo encaixar as peças de uma história maior que, no final, nem vai ser tão boa assim.

Novos Mutantes (2019) #1-12. Escrito por Jonathan Hickman e Ed Brisson, desenhado por Rod Reis.

Porra, esse gibi é BEM LEGAL. Vou até repetir, caso o Caps Lock não tenha deixado claro.

BEM.

LEGAL.

Essencialmente, vemos os membros dos Novos Mutantes originais, o Câmara e um garoto planta que eu não me importei em saber o nome… vivendo. Passeando por aí. No espaço porque eles querem reencontrar o Míssil, que se casou com uma membro da Guarda Shi’ar. Enquanto isso, temos outros personagens em Krakoa vivendo a vida deles também se metendo em altas confusões do barulho.

Eu gosto muito das duas partes do gibi, seja a viagem espacial do Hickman ou as aventuras terrenas do Ed Brisson. Gosto dos personagens, gosto dos temas, gosto do humor, é um gibizinho muito confortável.

Mas o que você precisa saber dele?

Fallen Angels (2019) #1-6. Escrito por Bryan Mill e desenhado por Szymon Kudranski

Que bomba do caralho.

Aaaaaaah, o que você precisa saber? Então, se lembra quando a mente da Betsy Braddock foi parar no corpo de uma ninja gostosa porque precisavam de uma ninja gostosa? Então, o corpo da ninja gostosa era da Kwannon, que morreu e a Betsy ficou com seu corpo. Aí a Kwannon voltou, porque precisavam da Betsy no corpo original dela e não podiam desistir da ninja gostosa.

Isso tudo aconteceu antes dessa merda de gibi. O que importa mesmo é que é aqui que ela decide adotar o nome Psylocke, enquanto a Betsy vira outra coisa que será abordada mais embaixo.

Ou seja, a parte de maior importância desse gibi aconteceu fora desse gibi. Show.

X-Force (2019) #1-12. Escrito por Benjamim Percy e desenhado por Joshua Cassara.

Yeeeeei toda nação precisa de um grupo paramilitar cometendo crimes, e Krakoa não podia ficar de fora! Depois do assassinato do Xavier na primeira edição (ele ficou bem, mas ninguém sabia se ele ia ficar porque os Protocolos de Ressurreição dependiam dele, mas no final não dependiam tanto assim), a X-Force é instaurada para cometer crimes tipo a CIA.

A questão desse gibi é que Benjamim Percy gosta de contar histórias longas. Quão longas? Bem, estamos em 2023, e NOVENTA POR CENTO DAS HISTÓRIAS PLANTADAS NESSE GIBI AINDA NÃO FORAM RESOLVIDAS. Caralho de asa, eu nem precisava reler X-Force, é só pegar o que está acontecendo no gibi hoje que eu sei que é a mesma coisa!

Mas enfim, o que temos?

Excalibur (2019) #1-12. Escrito por Tini Howard e desenhado por Marcus To.

Eu devo ter dito no Podcast MdM que não gostei de Excalibur, e era minha impressão quando fui reler a história. A questão é que, agora… eu gostei! Fiquei impressionado, duvidei de mim mesmo. Afinal… eu não estou sempre certo? Eu… mudei de opinião? Não pode ser.

Aí eu fui ler o resto, e percebi que, ufa, na verdade, eu sempre estive certo, não gosto de Excalibur, mas por outros motivos do que os originais. Veja, Excalibur tem ideia nova PRA CARALHO, e pouquíssimo tempo para desenvolvê-las. A lista de coisas notáveis, inclusive, é a maior que eu já fiz, me fudendo todo pra escrever isso.

Este é o fruto de dois dias lendo Excalibur, um grupo que surgiu porque o Apocalypse queria investigar uns portões de Krakoa que não tavam funcionando:

E é isso. Tudo que você precisa saber dessa leva inicial dos novos gibis dos X-Men, preparando você para a primeira megassaga, X de Espadas!

… exceto que eu esqueci da segunda leva de gibis que vem antes da megassaga, então é isso que vamos ter no post que vem, com Cable, Satânicos, Wolverine, X-Factor e um bando de outro gibi que vou dar uma lida por cima. Não, eu não vou ler o gibi do Fanático.

Merda, eu vou ler o gibi do Fanático.

Sair da versão mobile