E assim se encerra essa ficção de que as duas editoras não têm nada contra a reprodução ilegal de seus gibis.
DC e a Marvel se juntaram contra a pirataria de quadrinhos. As duas editoras enviaram e-mails ao site Z-Cult FM exigindo o bloqueio do download ilegal de quadrinhos. O site era, até então, um dos maiores acervos de scans da internet.
Caso o Z-Cult FM não cumprisse a exigência, as editoras prometiam tomar as medidas judiciais cabíveis em três dias. Óbvio que o webmaster optou por bloquear o download enquanto analisa “a melhor forma de agir”. Recentemente, o Demonoid, site com o mesmo objetivo, foi fechado em uma medida semelhante.
Muitos usuários chiaram por causa da medida. “Eu quero dizer que o Z-Cult é o responsável pelo meu retorno às HQs, aos 31 anos”, afirmou um usuário que não se identificou. O objetivo das duas editoras é fechar os principais sites de scans, já que é impossível agir contra todos.
Na semana passada, a Casa das Idéias fez jus ao nome e lançou o site Marvel Digital Comics Unlimited que disponibiliza suas HQs para leitura. Dessa forma, a Marvel começa a fazer o que as editoras deveriam ter feito há tempos: disponibilizar quadrinhos a baixo custo para quem não se importa de ler no computador. É bem mais sensato e razoável do que brigar com o usuário e/ou com o consumidor.
Claro que sempre haverá quem chie. O que importa é que, ao contrário de outras áreas, essa ação contra sites que disponibilizam scans vem acompanhada de uma opção legal e justa para os usuários. Espera-se que a DC Comics e as editoras brasileiras sigam o mesmo exemplo e tornem possível ler muitas HQs a baixo custo pelo PC. Talvez aí vejamos finalmente a saída da crise do mercado editorial.
Fonte: Universo HQ
Bugman é a favor do download legal de HQs